MTCforum.net

Por favor Entre ou registe-se.

Autor Tópico: Naturopatia  (Lida 8756 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mlds

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Naturopatia
« em: Janeiro 17, 2010, 21:25:44 »
Ola a todos !
Estou agora a acabar o secundário e não gostei de nenhum curso universitário fiz algumas pesquisas e descobri alguns interessantes na área das medicinas naturais, as quais já sigo desde pequena .. Vi o curso de Naturopatia no IPN e gostava de saber opiniões.. É uma boa escola ? O curso é bom ? E as saídas profissionais ? Há alguma escola muito melhor ? ???
Obrigada e espero que me possam ajudar  :)

Offline Andre

  • Membro MC
  • Sr. Member
  • *
  • Mensagens: 480
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil
Re: Naturopatia
« Responder #1 em: Janeiro 18, 2010, 19:34:25 »
Naturopatia é o futuro. A julgar pela regulamentação que está em banho maria, com Naturopatia podes fazer tudo: Homeopatia, Acupunctura, Fitoterapia, Osteopatia, Chás e Torradas.
Se soubesse o que sei hoje não tinha tirado um curso de 5 anos só de Acupunctura e Fitoterapia, quando pelos vistos em menos tempo e com Naturopatia se aprende tudo isso e muito mais.





Este post pode conter alguma ironia.

Offline mlds

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Re: Naturopatia
« Responder #2 em: Janeiro 18, 2010, 21:46:35 »
Obrigada pela resposta andre já estou mais animada com o curso :)
Alguém sabe alguma coisa sobre o IPN em especifico ?

Offline Andre

  • Membro MC
  • Sr. Member
  • *
  • Mensagens: 480
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil
Re: Naturopatia
« Responder #3 em: Janeiro 19, 2010, 01:20:15 »
Há um polo do IPN aqui em Ovar e sei que têm bons professores e boa formação em geral. Não sou fã do currículo/conteúdo programático do curso de Medicina Chinesa, mas isso são outros quinhentos.

Offline mlds

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Re: Naturopatia
« Responder #4 em: Janeiro 20, 2010, 00:21:08 »
Pois já li alguns comentários menos positivos em relação ao cursos de medicina chinesa no IPN mas procurava mesmo naturopatia .. Estava interessada no polo de coimbra ..
Há por aqui algum estudante ou ex-estudante de naturopatia do IPN que me possa informar ?

verabelchior

  • Visitante
Re: Naturopatia
« Responder #5 em: Junho 06, 2010, 21:27:04 »
Olá Mids, em relação ás escolas de naturopatia, até hoje, a que tem tido uma formação mais cientifica, e que está em constante actualização para corresponder aos critérios exigidos pelo ministério da educação é o imt que existe tanto no porto como em Lisboa.
O currículo é bom dentro das que existem, tem a duração de 4 anos e a cada ano exigem mais de ti (Como é suposto acontecer em qualquer curso). Claro que todas as universidades servem para te dar apenas as ferramentas, a forma como as vais manobrar já tem a ver com o teu trabalho individual e estudo constante para o resto da vida.

Miguel: Lamento que tenhas uma opinião tão errada da naturopatia, provavelmente andaste a ver os programas curriculares de escolas como as que o "Mestre bambú" também afirma ter estudado naturopatia; Aconselho-te vivamente a teres outra abordagem sobre o assunto, primeiro para poderes fazer afirmações legitimas e válidas e segundo, porque esse tipo de atitude não ajuda nada para que a nossa voz e prática seja reconhecida como áreas pertinentes para a saúde publica. O espírito de grupo, torna-se aqui demasiado importante para se admitir afirmações erróneas acerca da formação em naturopatia, e para que te possa ajudar sobre o que consiste a naturopatia, aqui vai uma ligeira discrição: o naturopata é aquele que prescreve um tratamento baseado exclusivamente em fitoterapia e alimentação, pode porem fazer especialização noutras áreas de forma a completar o seu conhecimento, continuando na mesma e sempre como naturopata, e caso desconheças, o naturopata aprende sim, de tudo um pouco sobre as outras áreas de terapias não convencionais, e sabes porquê? Para saber em que consistem na eventual situação de ter um paciente à frente que necessite de uma abordagem diferente da que um naturopata pode oferecer,  podendo assim reencaminhá-lo para a área mais indicada ao seu problema.
Felicidades.

verabelchior

  • Visitante
Re: Naturopatia
« Responder #6 em: Junho 06, 2010, 21:30:49 »
Errata: onde se lê Miguel, leia-se André

"Façam o favor de serem felizes"

Offline Andre

  • Membro MC
  • Sr. Member
  • *
  • Mensagens: 480
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil
Re: Naturopatia
« Responder #7 em: Junho 07, 2010, 12:05:42 »
Vera, eu é que lamento que não conheças a proposta de regulamentação do teu representante na CTC. O meu post baseia-se nisso e nos programas curriculares que já por cá passaram.

Entretanto, se achares que estou errado e que se pode de facto aprender acupunctura e medicina chinesa suficientes em 4 anos ao mesmo tempo que se aprende pelo menos mais duas medicinas complementares/alternativas/sejaoquefor de pleno direito e cujos cursos individuais não duram menos que isso, então explica-me como.

Isso do espírito de grupo diz-me tanto como apelar a que se nivele pela mediocridade com chavões semelhantes a "há que apoiar o que é nacional" só porque é nacional e se não se fizer isso já se é má pessoa. Eu defendo o que me parece mais justo para o interesse da "minha" Medicina e acima disso, dos doentes, porque da forma que as coisas estão a ser preparadas, um Naturopata pode fazer tanta acupunctura e prescrever tanta fitoterapia como eu e fazer tanta osteopatia ou prescrever tanta homeopatia como alguém que tenha passado 4 ou 5 anos num curso em que estuda exclusivamente isso.

verabelchior

  • Visitante
Re: Naturopatia
« Responder #8 em: Junho 07, 2010, 13:06:38 »
André!
Um naturopata pode fazer sim acupunctura (não medicina chinesa), osteopatia, homeopatia...qualquer uma se fizer uma formação de especialização na área após terminado o curso de naturopatia que actualmente dura 4 anos, e não, não é ao fim-de-semana, é diário, pelo menos nas escolas decentes. Também li e com muita atenção o documento de regulamentação, no entanto, caso desconheças o facto, muitos naturopatas opuseram-se a muitos pontos que estavam presentes no documento, como por ex: o facto de um naturopata poder fazer partos, é ridículo e ridiculariza a profissão, no entanto, os profissionais da área que se opuseram ao documento, exigiram que ele fosse alterado.
Continuas a dizer que um naturopata faz acupunctura, osteopatia, homeopatia, o que, não conhecendo o programa curricular de todas as escolas não te posso desmentir, o que posso afirmar e com certeza da verdade, é que as escolas mais decentes que temos em portugal, quando leccionam o curso de naturopatia e no programa curricular estão todas essas cadeiras, dou-te o exemplo do imt, essas cadeiras apenas servem como base, são cadeiras introdutórias ás outras terapias, não se aprende a manipular nada em osteopatia, não se aprende a meter agulhas na cadeira de acupunctura, assim como não se aprende a utilizar e a diagnosticar através da homeopatia, aprende-se a história, os conceitos e as bases de cada área, nada mais, o curso de naturopatia actualmente é focado em cadeiras de alimentação e fitoterapia, são nessas que se aprende as ferramentas de um naturopata. Lamento se te baseias na aprendizagem que muitos ditos "naturopatas" tiveram, em que fazem de tudo um pouco, essa não é a realidade actual para o verdadeiro naturopata, porque o que se procura é uma distinção clara de cada terapeuta...E não tem a ver com a defesa nacional...tem a ver com o separar o trigo do joio...é a mesma coisa que eu te dizer que existem escolas em que tiras o curso de medicina chinesa em 2 anos e ao fim de semana...isso faz de ti um mau profissional apesar de teres estudado 5 anos? Gostas de ser metido no mesmo saco que muitos supostos acupunctores que vão a espanha ou outro lado fazer formação em acupunctura de 3 meses? achas correcto eu afirmar isso em relação a ti, metendo tudo no mesmo saco?...Dizes sim e com razão que existem muitos que acham que sabem fazer tudo...mas esses não são naturopatas...e chamares-lhes por esse nome, estás a denegrir todo o trabalho que profissionais sérios tiveram para serem bons na sua área e realmente poderem ajudar dentro dos conhecimentos que têm!
Não quero entrar em guerras, porque é totalmente desnecessário. Apenas quero-te dizer que hà pouco tempo o Acupunctor Pedro Choy fez uma petição para alterar a regulamentação de forma a que quem se formasse em medicina tradicional chinesa fosse considerado naturopata, agora, também achas que tens os mesmos conhecimentos da naturopatia como achas que os naturopatas têm da acupunctura?...E para que saibas também, no fim do mês passado, foi discutido no parlamento a lei de regulamentação das terapias não convencionais, e de fonte directa, posso-te afirmar que está tudo a andar como deve ser...com "cada macaco no seu galho".

Felicidades.

verabelchior

  • Visitante
Re: Naturopatia
« Responder #9 em: Junho 07, 2010, 13:20:08 »
Naturopata

(Designação CNP - Classificação Nacional das Profissões)
Grupo 3.2.4 Especialistas da Medicina Tradicional

Avalia o estado geral da energia vital dos pacientes utilizando técnicas de diagnóstico específicas, tais como postural, fisionómica, iridológica e analítica. Determina os processos bio terapêuticos aconselháveis e prescreve dietas; ensina e orienta exercícios correctivos; dá massagens utilizando técnicas apropriadas, tais como “Shiatsu” e drenante; prescreve os processos e aplica os meios hidroterapêuticos; prescreve remédios, nomeadamente fitoterapêuticos, cromoterapêuticos, suplementos minero-vitamínicos, bioelementos e tónicos naturais; orienta as pessoas para hábitos adequados à manutenção da saúde. Pode conceber, ensaiar e/ou orientar o fabrico de remédios naturais.

Offline Andre

  • Membro MC
  • Sr. Member
  • *
  • Mensagens: 480
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil
Re: Naturopatia
« Responder #10 em: Junho 07, 2010, 19:26:52 »
Volto a referir que "O meu post baseia-se nisso e nos programas curriculares que já por cá passaram." Lamento se tornaste a questão pessoal, embora o compreenda. Fazes melhor em dirigir essa indignação ao testa-de-ferro do teu representante, ainda que seja quase certamente um exercício fútil, tendo em conta o que conheço dele.
Se de facto conheces bem a proposta de regulamentação, deverás compreender na perfeição e contextualizar tudo o que disse.

Não soube disso do Pedro Choy, tens alguma fonte que possas partilhar?
Da mesma forma, desconhecia essa discussão no Parlamento e como acima pergunto se tens alguma fonte que possas partilhar sobre essa discussão.

verabelchior

  • Visitante
Re: Naturopatia
« Responder #11 em: Junho 07, 2010, 20:17:56 »
Sobre a proposta do Pedro choy só tenho este doc para veres : http://acupuntura.blogas-pt.com/assembleia-da-republica-grupo-parlamentar-de-amizade-portugal-china/ porque o artigo que li foi nos destaques das noticias do google, cuja fonte não apontei, mas no link acima ele já se refere ao enquadramento dos profissionais de medicina tradicional chinesa na Naturopatia e ai sim temos uma grande saldanhada!

Em relação ao parlamento, fiquei ao corrente do que aconteceu porque uma pessoa próxima de mim, está dentro do processo de regulamentação e esteve presente nessa reunião, na altura fui ver se o canal parlamentar tinha publicado o vídeo da reunião, mas infelizmente não está lá.

Offline Andre

  • Membro MC
  • Sr. Member
  • *
  • Mensagens: 480
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil
Re: Naturopatia
« Responder #12 em: Junho 07, 2010, 22:44:01 »
Ah, ok então.


Citar
Na realidade, e na esteira das palavras do Professor Doutor Li Zhenji, o Professor Doutor Pedro Choy reiterou o facto de a acupunctura representar apenas uma das disciplinas da medicina tradicional chinesa, a par da Fitoterapia, do Qi Gong, do Tui Na e da Dietética. Neste contexto, salientou a dificuldade que os profissionais de medicina tradicional chinesa enfrentam ao ter que se enquadrar numa das terapêuticas não convencionais reconhecidas pela Lei n.º 45/2003 (acupunctura, homeopatia, osteopatia, naturopatia, fitoterapia e quiropráxia). Desta forma, e porque a acupunctura, nas palavras do Professor Doutor Pedro Choy, tornar-se-ia muito redutora para esses profissionais, irá propor que os mesmos se enquadrem na naturopatia.

Mais uma vez há que contextualizar o porquê dele ter dito isso, em conjunto com a actual proposta - a mesma a que eu me referi antes.

Offline Tuska

  • Membro MC
  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: Naturopatia
« Responder #13 em: Junho 09, 2010, 09:18:52 »
Bom dia Vera,
Não podes especificar mais essa situação do Parlamento? Foi discutido no Plenário? Foi na Comissão da Saúde? Foi com a Ministra da Saúde? Pergunto isto porque acho estranho que digas que o processo de regulamentação está a "andar como deve ser" quando há 3 dias falei com um dos representantes na CTCTNC, que me disse que nada está a andar, aliás, estão há meses a aguardar a nomeação do novo coordenador.

Quanto à Naturopatia, partilho da opinião do André. Por muito que tu tenhas uma posição correcta acerca da profissão, a verdade é que a proposta de regulamentação apresentada, para além dos partos naturais e pequenas cirurgias que não impliquem o recurso à anestesia, vai também no sentido de aplicar tratamentos de acupunctura e homeopatia.
Mas como eu, tal como tu, não me revejo em grande parte das posições assumidas pelo "meu representante", compreendo perfeitamente a tua posição. Ainda bem que vieste aqui esclarecer a verdadeira identidade da Naturopatia, porque eu só conhecia mesmo pela proposta de regulamentação e por alguns currículos de cursos.
Rita

verabelchior

  • Visitante
Re: Naturopatia
« Responder #14 em: Junho 09, 2010, 13:16:15 »
Olá Rita,
Obrigada pelo apoio, pois o que eu tentei esclarecer foi exactamente o que disseste. Em relação ao parlamento, foi uma reunião com a ministra da saúde para discutir a entrada das terapias não convencionais nos centros de saúde, um colega meu esteve lá presente e o que me relatou é que está tudo bem encaminhado, ou seja, apesar de lentamente (também devido a estarem outros ministérios envolvidos no projecto de lei, o da educação e economia) ele disse-me que já se está a chegar a uma conclusão. Salvo o erro, já foi aconselhado a alteração desses pontos "ridículos" da proposta de naturopatia, assim como alguns pontos também menos correctos das outras propostas. Essa reunião ocorreu na quarta feira, dia 26 de Maio, mas no site não está o vídeo, pois também gostava de saber detalhes. De qualquer forma, quando estiver com o meu colega, vou-lhe pedir que me relate a reunião e depois partilho com vocês.
Felicidades
Vera

 

* User

Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Abril 19, 2014, 10:29:28

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

* Stats

  • *Total Members: 1156
  • *Latest: anarosa

  • *Total Posts: 3619
  • *Total Topics: 850
  • *Online Today: 1
  • *Most Online: 71
(Setembro 07, 2009, 14:19:36 )
  • *Users: 0
  • *Guests: 1
  • *Total: 1
Página criada em 0.131 segundos com 26 procedimentos.