Autor Tópico: Hipertiroidismo  (Lida 1942 vezes)

Outubro 12, 2012, 12:20:28 pm
Lida 1942 vezes

FFaria

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Olá, boa tarde!

Sou nova por aqui...

Tenho uma dúvida que gostaría que alguém me ajudasse a perceber:

Pode haver hipertiroidismo por Vazio de Yin do Rim e do Fígado? E os núdulos que aparecem na Tiróide são uma consequência de uma anterior estagnação de Qi?

Sempre tive muita difuculdade em entender o hiper e o Hipo tiroidismo em termos de MTC.

Obrigada!!

Novembro 23, 2012, 01:07:09 am
Responder #1

filipe gonçalves

• *
  • Information Offline
  • Newbie
  • http://pelaminhasaude.blogspot.pt/
    • Ver Perfil
    • Pela Minha Saúde
Olá,

A resposta vem atrasada, mas penso que ainda vai a tempo.
O hipertiroidismo caracteriza-se por um metabolsimo rápido, isto significa que há uma hiperactividade, logo pressupõe Yang a mais, que em principio será por uma deficiência de Yin e de Sangue (já que este é de natureza Yin). O doente pode apresentar agitação mental, com insónias o que sugere, actividdade de Yang do Figado, Fogo do Coração que agita a mente (provavelmente por ascenção do Yang do Figado). A deficiência crónica do Yin do Figado vai levar à deficiencia de Yin do Rim, explicado pelo ciclo mãe-filho. Este quadro pode bem surgir devido à estagnação do Qi.
O hipotiroidismo, existe uma deficiência de Qi e/ou Yang, que deve ser avaliado caso a caso. É comum o acumulo de Humidade, devido à deficiência de Qi ou Yang do Baço e Rim, órgãos responsaveis pelo ciclo das águas. O Pulmão também pode estar implicado.

Para terminar, um bom interrogatório é o método excelente para diferenciar as sindromes. Verificar a lingua e o pulso não devem faltar nunca.
Espero ter ajudado.

Novembro 23, 2012, 01:15:10 am
Responder #2

filipe gonçalves

• *
  • Information Offline
  • Newbie
  • http://pelaminhasaude.blogspot.pt/
    • Ver Perfil
    • Pela Minha Saúde
Faltava falar dos nódulos.

Uma massa é uma estagnação, seja de Sangue seja de Qi. Muitas delas já envolvem Humidade e Mucosidade (Fleuma).
No cancro, as massas tumorais são chamadas de "pedras", por serem mais duras que o normal e aqui, para haver estas formações, existe um quadro de Estagnção de Qi e a formação de Humidade/Mucosidade.
Mas resumindo, um nodulo é fruto de uma Estagnação.

Novembro 23, 2012, 09:48:47 am
Responder #3

FFaria

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Obrigada Filipe.
Uma resposta nunca vem tarde...
Foi bastante explicito.
Tudo de bom.