Autor Tópico: Aromaterapia: óleo essencial de alecrim  (Lida 14631 vezes)

Janeiro 30, 2008, 13:52:47 pm
Lida 14631 vezes

Diana

  • *****
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Administrador
  • Mensagens: 255
    • Ver Perfil

O Óleo Essencial de Alecrim vem da planta Rosemarinus officinalis. (...) Pode ser utilizado em aplicações medicinais, emocionais e dermatológicas. "É capaz de combater dores de cabeça, cansaço mental, acne, dores musculares, caspa, artrite e até queda de cabelo. Também é eficaz como tónico e calmante"

O óleo de alecrim tem outras propriedades entre as quais: anti-infeccioso, em especial para a mulher, no combate à vaginite e candidíase; expectorante; digestivo; antiviral; cicatrizante; desintoxicante; estimulante; regulador dos homónimos e do sistema nervoso (melhorando a memória e a atenção); e relaxante muscular. (...) Como qualquer outro óleo utilizado na aromaterapia, não substitui eventuais tratamentos clínicos necessários, porém pode facilitar muito os cuidados com a saúde.

O uso doméstico do Óleo Essencial de Alecrim é perfeitamente seguro, desde que diluído antes da aplicação. Caso contrário, pode causar alergias na pele. Não deve ser usado durante a gravidez, por estimular a menstruação. Também não é recomendado para quem sofre de epilepsia ou pressão alta.



Como melhor utilizar o óleo multifuncional à base dessa planta:

- Como aromatizante, para combater cansaço mental[/li][/list]

- Nove gotas, num aromatizador, são suficientes para o cansaço mental e como tónico ou calmante. Pode ser utilizado também nos banhos, misturando de seis a dez gotas na banheira com óleo vegetal. Nas massagens, aplica-se 50 gotas em 100 ml de óleo vegetal.

- Na dermatologia, o óleo é indicado para combater a acne, a caspa e prevenir ou reduzir a queda de cabelo, actuando como tónico capilar. Use quatro colheres de Argila, mais dez colheres de água mineral e 20 gotas de Óleo Essencial Alecrim. Prepare uma pasta homogénea com os ingredientes e separe o cabelo com o pente, como fosse aplicar tinta. Aplique no couro cabeludo. Puxe com o pente, faça um rabo-de-cavalo e cubra com alumínio. Será feita uma pequena esfoliação. Após 20 minutos, enxagúe e aplique 20 gotas do Óleo Essencial de Alecrim misturadas a 50 ml de Óleo Vegetal de Abacate (para cabelos claros) ou de Óleo Vegetal de Castanha-do-Pará, para cabelos escuros. Deixe agir por dez minutos e lave normalmente


in http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2293&Itemid=1


There are no comments for this topic. Do you want to be the first?