Autor Tópico: Medicina Tradicional Chinesa Clássica  (Lida 13351 vezes)

Dezembro 11, 2010, 11:28:34 am
Lida 13351 vezes

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
Este site é um excelente local para encontrar informação sobre a historia e cultura da medicina chinesa.

Todos conhecemos historias que nos deslumbram, mas esta por vezes são mal contadas como as de "os médicos de medicina chinesa comunitários antigamente trabalhavam gratuitamente, ou apenas recebiam quando os pacientes ficavam melhor"
Isto de facto acontecia, porque os médicos eram escravos e os escravos em quase todas as sociedades eram mal remunerados ou simplesmente não eram remunerados.

O autor Dr Salustino Wong e viveu durante 14 anos na china, onde estudou não só medicina chinesa como a cultura e língua chinesa.

Fica aqui mais um bom exemplo e espero que seja bem aproveitado por aqueles que gostam de estudar MTC.

http://www.hanchinesemed.com/site/

Medicina desportiva não-convencional

http://mtcdesporto.wordpress.com

* Acupunctura
    * Massagem Terapeutica Tui Na
    * Medicina herbal

Fevereiro 02, 2011, 16:16:43 pm
Responder #1

Miguel Gomes

• Information Offline
  • Sr. Member
  • Administrador
    • Ver Perfil
    • Neturalmente

Março 02, 2011, 12:43:51 pm
Responder #2

Carlos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Quais os países na Europa onde a MTC está regulamentada?

Há países onde os Acupuntores ou médicos de medicina chinesa, dispõe de vinhetas para prescrever exames o fitiófarmacos, onde?

Obrigado.

Março 02, 2011, 17:00:39 pm
Responder #3

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
Ola carlos.
Devidamente regulamentada ou com uma regulamentação aceitável talvez tenhas o Reino unido (UK), Suíça (alguns cantões), Alemanha, Holanda.

Exames complementares de diagnóstico como RX, ecografias etc, talvez em itália uma vez que só os médicos podem fazer acupunctura. De resto não conheço mais nenhum outro.

Fitofarmacos? Fitoterapia? Em quase todos os paises da europa ainda é possivel prescrever. O Reino unido regulamentou recentemente essa questão, nos restantes países podes fazer sem uma regulamentação.

* Acupunctura
    * Medicina herbal

Março 03, 2011, 15:58:18 pm
Responder #4

analct

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
olá gostaria que me dessem uma opinião....
qual a mlhor escola para tirar mtc em lisboa?
Ana

Março 03, 2011, 16:36:37 pm
Responder #5

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
Posso apenas dizer as escolas com melhor curriculum são:

ESMTC: http://www.esmtc.pt/
UMC: http://www.umc.pt/

* Acupunctura
    * Medicina herbal

Março 03, 2011, 21:31:13 pm
Responder #6

analct

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
mto obrigado pela ajuda....:)

Março 04, 2011, 22:41:37 pm
Responder #7

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil
Olá Anal,

concordo com o Lofamakanda.

Março 05, 2011, 16:32:00 pm
Responder #8

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
Apesar de me ter formado na ESMTC e conhecer quase todas as pessoas desde professores a funcionário da limpeza e não conhecendo pessoalmente a UMC. Arriscaria dizer que num futuro não tão distante o ensino da UMC será o melhor a nível nacional.

Só não arrisco dize-lo já face á experiência e qualidade de muitos professores da ESMTC. Mas é com alguma tristeza que sei que excelentes profissionais vão saindo e os que ocupam os seus lugares não tem a experiência exigida para o ensino de qualidade.

Falando ainda de experiência a ESMTC tem cerca de 15 anos de experiência de ensino ao passo que a UMC tem cerca de 4 anos.

Como ainda não tenho capacidade holisticas que me permitam visualizar o futuro, nem quero ser um "velho do restelo", prefiro não recomendar nem aconselhar nenhuma das escolas. Devem sim fazer o que fiz quando decidi formar-me em Medicina chinesa: procurar informação de preferência ir ás escolas e falar com pessoas que la se formaram.

* Acupunctura
    * Medicina herbal

Março 05, 2011, 19:33:06 pm
Responder #9

analct

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
sim é o que irei fazer..tenho que ir ás escolas pedir mais informação...apesar de saber que é um curso um pouco exigente e caro irei apostar nele...!

Março 12, 2011, 00:37:44 am
Responder #10

Milonga

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Pq não fazes um curso de saúde antes de te aventurares na MTC?Sabes qual é a tendência para a prática da MTC?
Como as coisas se vão desenhando, quem não for da área da saúde não poderá exercer MTC. Independentemente das escolas, pensa no futuro .....

Março 12, 2011, 14:30:01 pm
Responder #11

analct

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
pois.....mas tenho medo de não conseguir entrar para a área de saúde....e já me disseram que será mais fácil entrar numa escola de mtc....e como já tenho 28 anos pensei em apostar já nisso
mas mesmo depois de se tirar o curso podemos não vir a exercer por não termos curso na área de saude?
:(

Março 12, 2011, 23:28:25 pm
Responder #12

Milonga

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Não coloques as coisas de uma forma tão linear.Digamos que se está a tornar imperativo que a prática ou o exercício da MTC passa pela formação adequada dos seus  profissionais relativamente à saúde. As escolas de MTC, seja ela qual for, pecam no que diz respeito a essa questão.Formam pessoas que trabalham com a saúde mas que não têm o mínimo conceito do que é a saúde . É um facto!Sabemos que as coisas vão mudar e muito.  Por essa razão, há cada vez mais acupunctores a tirar cursos na área da saúde.
Para entrar em MTC só precisas ter  dinheiro para pagar as propinas.A UMC ainda te pede o curriculum. A ESMTC pede-te para leres um livro, fazes o exame e entras(literal).É de facto fácil....
« Última modificação: Março 13, 2011, 00:03:22 am por Milonga »

Março 13, 2011, 11:34:20 am
Responder #13

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
O problemas da MTC não se prende com a necessidade de ter outra formação na área da saúde. Sendo que por vezes essas formações podem entrar em conflito de teorias e intervenções. A integração no mercado de trabalho isso sim é um desafio e nesse caso que sem duvida ter outra formação na área de saúde pode ajudar.

No que diz respeito á formação dos cursos de MTC em saúde, também julgo que podem ser melhorados, mas isso é outra discussão.
Posso dizer que entrar na ESMTC não é complicado, sair de lá sim é mais complicado, em que na maioria das cadeiras a nota mínima são 12 valores.
E posso dizer que em contacto com alunos de outras escolas de MTC da Europa, EUA e Brasil a nossa formação em Portugal é excelente.

* Acupunctura
    * Medicina herbal

Março 13, 2011, 15:40:29 pm
Responder #14

Milonga

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Caro colega Lofamakanda, Obviamente que em MTC há uma leitura diferente da patologia e a diferenciação de síndromes constitui de facto um avanço enorme em relação à medicina alopática. Mas é imperativo conhecimentos na área da saúde que a esmagadora maioria dos acupunctores não tem.
"O problemas da MTC não se prende com a necessidade de ter outra formação na área da saúde( outra??)Sendo que por vezes essas formações podem entrar em conflito de teorias e intervenções". Não entendo o que quer dizer com isso, pq não faz de todo sentido.Tanto não faz   que os próprios chineses têm formação em Medicina Ocidental.Por alguma razão,não acha colega?
como referi anteriormente,dada a necessidade de se regular a prática de MTC em Portugal (acho que a maior parte das pessoas não sabe as implicações de uma regulamentação),é insensato fazer um curso de MTC(nos moldes actuais) sem pensar fazer futuramente um curso na área da sáude .