Autor Tópico: Duvidas MTC / Naturopatia (Instituções de ensino)  (Lida 13545 vezes)

Março 20, 2010, 20:03:42 pm
Lida 13545 vezes

Carlos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Gostaria de saber quais as instituições em Portugal, que certificação formação licenciatura em MTC ou Naturopatia através de Universidades estrangeiras?

Em Portugal quais as instituições de ensino mais credíveis e conceituadas?

Existem em Espanha ou França instituições que formem em Medicina tradicional chinesa, Naturopatia ou Osteopatia, quais?

Gostaria de saber as diferenças entre um médico de medicina tradicional chinesa e um Naturopata?

Qual a área em Medicina alternativa(Acuncuntura; Naturopatia; Homeopatia, Quiropraxia; Osteopatia; Medicin tradicional Chinesa...) com maior saída Profissional, mais certeza em ser regulamentada, melhor progressão de carreira?

Mais uma informação há instituições que passam certificado de licenciatura com frequência do curso só aos fins-de-semana em 5 anos equipara-se a Licenciatura com diversos reconhecimentos de instituições, já em outras em em horário laboral também passam a Licenciatura, quais as diferenças?

Em MTC é abordado Qi Gong?

Março 21, 2010, 01:33:58 am
Responder #1

Kimi_Ho

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Se reparares na página de inicio deste forum há uma categoria que diz MTCforum.net ( a ultima) dentro da qual o ultimo tópico abordado é precisamente sobre uma escola espanhola de Osteopatia.

Em relação ao resto: MIGUEL!! Aquela tua ideia de fazer um tópico com um quadro (ou coisa do genero) com as diferentes escolas de MTC em Portugal, vantagens e desvantagens, etc, o tal quadro comparativo, é muito boa!! E que tal pensares nisso a sério e fazer-se mesmo esse tópico? Assim escusamos de estar sempre a dar as mesmas respostas ao mesmo assunto e podemos sempre reencaminhar as pessoas com este tipo de perguntas para lá. Força aí!

Paz e Amor!
If who we are is a gift from God, who we become is our gift TO God - Deepak Chopra

Março 21, 2010, 01:55:33 am
Responder #2

Kimi_Ho

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
- Em MTC é abordado o Qi Gong sim Sra, é parte da Medicina Tradicional Chinesa. A profundidade dessa abordagem é que ja dependerá do curso.

- A diferença base entre os cursos ao fim-de-semana e os de frequencia diária, sendo que ambos concedem o grau de licenciatura, é que nos de fds tens de estudar muito mais por ti própria, tens de ser um pouco autodidata e estudar muitissimo todo o ano.

- Desconheço completamente qual a área das Medicinas Alternativas com mais saida profissional (MTC; Osteopatia; Homeopatia; etc..). A com mais probalidade de ser regulamentada é uma história enorme... a regulamentação "existe" só está é por aprovar há anos... Mais dia menos dia estarão todas legalizadas (duma perspectiva positivista do assunto. O melhor é não te orientares por esse factor..)

- Um Naturopata tem conhecimentos de várias terapias alternativas (pode ter noções de acupunctura, homeopatia e não sei que mais); um médico de Medicina Tradicional Chinesa trabalha apenas com as disciplinas da mesma: Fitoterapia; Acupunctura; Moxabustão; ventosaterapia; Dietética; Qi Gong - tudo isto segundo as teorias Chinesas milenares - o diagnóstico é uma parte muito importante de qualquer Medicina e, na MTC, ele é energético.

- A UMC tem acordo com a Universidade Chinesa de Chengdu, a licenciatura é concedida pela universidade chinesa tb. Há pelo menos mais 1 escola em portugal nessa situação de "pólo de universidade chinesa", ou é a ESMOT ou a ESMTC (nunca sei qual é qual...)

- Em geral, as mais crediveis/conceituadas escolas de MTC em Portugal são as que ja mencionei: UMC/ APA-DA; ESMTC; ESMOT.

Paz e Amor *******

If who we are is a gift from God, who we become is our gift TO God - Deepak Chopra

Março 21, 2010, 05:58:22 am
Responder #3

Carlos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
- Em MTC é abordado o Qi Gong sim Sra, é parte da Medicina Tradicional Chinesa. A profundidade dessa abordagem é que ja dependerá do curso.

- A diferença base entre os cursos ao fim-de-semana e os de frequencia diária, sendo que ambos concedem o grau de licenciatura, é que nos de fds tens de estudar muito mais por ti própria, tens de ser um pouco autodidata e estudar muitissimo todo o ano.

- Desconheço completamente qual a área das Medicinas Alternativas com mais saida profissional (MTC; Osteopatia; Homeopatia; etc..). A com mais probalidade de ser regulamentada é uma história enorme... a regulamentação "existe" só está é por aprovar há anos... Mais dia menos dia estarão todas legalizadas (duma perspectiva positivista do assunto. O melhor é não te orientares por esse factor..)

- Um Naturopata tem conhecimentos de várias terapias alternativas (pode ter noções de acupunctura, homeopatia e não sei que mais); um médico de Medicina Tradicional Chinesa trabalha apenas com as disciplinas da mesma: Fitoterapia; Acupunctura; Moxabustão; ventosaterapia; Dietética; Qi Gong - tudo isto segundo as teorias Chinesas milenares - o diagnóstico é uma parte muito importante de qualquer Medicina e, na MTC, ele é energético.

- A UMC tem acordo com a Universidade Chinesa de Chengdu, a licenciatura é concedida pela universidade chinesa tb. Há pelo menos mais 1 escola em portugal nessa situação de "pólo de universidade chinesa", ou é a ESMOT ou a ESMTC (nunca sei qual é qual...)

- Em geral, as mais crediveis/conceituadas escolas de MTC em Portugal são as que ja mencionei: UMC/ APA-DA; ESMTC; ESMOT.

Paz e Amor *******

Reparei que, de instituição para instituição de ensino o tempo de estudo varia de 4anos e 5anos porque?

Só existem 3 instituições em Portugal a certificar a licenciatura? Qual será a mais conceituada e com maior reconhecimento refiro-me ao diploma passado na china?

Mais uma dúvida não estando o curso regulamentado, não há praxes e não há traje académico certo?

Março 23, 2010, 17:25:05 pm
Responder #4

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
A ESMTC tem acordo com a universidade de Nanjing na china e como foi dito a UMC tem com a de Chengdu. Creio que a ESMOT não tem esse tipo de acordo.
Bem quanto ao reconhecimento do diploma na china, sem duvida que o diploma de Nanjing tem maior impacto em paises que não Portugal.
Medicina desportiva não-convencional

http://mtcdesporto.wordpress.com

* Acupunctura
    * Massagem Terapeutica Tui Na
    * Medicina herbal

Março 24, 2010, 01:28:43 am
Responder #5

Carlos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
A ESMTC tem acordo com a universidade de Nanjing na china e como foi dito a UMC tem com a de Chengdu. Creio que a ESMOT não tem esse tipo de acordo.
Bem quanto ao reconhecimento do diploma na china, sem duvida que o diploma de Nanjing tem maior impacto em paises que não Portugal.

Sempre estive mais inclinado em ir para essa escola por opiniões que li, blogs….

Mas ainda não sei, pois são 5anos e a profissão não está regulamentada :s Também pensei em Enfermagem(antes de MTC), mas MTC começou a fascinar-me...... :) , não sei :????

Conheces essa instituição de ensino, como é instalações...(a nível plano de estudos e reputação já sei que é bastante boa)?

Por exemplo se quiser trabalhar em França ou Espanha com diploma dessa instituição sou reconhecido? E se quiser tirar um mestrado em Espanha na mesma área posso?

Março 24, 2010, 19:51:07 pm
Responder #6

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
Formei-me na ESMTC.
A ESMTC mudou recentemente de instalações, são melhores que as anteriores. O programa curricular creio que a par com a UMC são os melhores.
A vantagem da ESMTC em relação á UMC é o facto da ESMTC existir á 14 anos e a UMC á 3 anos. Faz alguma diferença na experiência dos professores.
Julgo que o futuro da UMC será melhor que o da ESMTC, visto que a ESMTC é mais conservadora nesse aspecto.

Sinceramente se queres ir para o estrangeiro Espanha e França não são os melhores destinos. Inglaterra, Suíça, Alemanha, Canadá ou EUA (California) serão os melhores destinos, e nesse caso o diploma de Nanjing tem um peso maior, para alem de ser reconhecido.

* Acupunctura
    * Medicina herbal

Março 24, 2010, 22:50:02 pm
Responder #7

Carlos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Formei-me na ESMTC.
A ESMTC mudou recentemente de instalações, são melhores que as anteriores. O programa curricular creio que a par com a UMC são os melhores.
A vantagem da ESMTC em relação á UMC é o facto da ESMTC existir á 14 anos e a UMC á 3 anos. Faz alguma diferença na experiência dos professores.
Julgo que o futuro da UMC será melhor que o da ESMTC, visto que a ESMTC é mais conservadora nesse aspecto.

Sinceramente se queres ir para o estrangeiro Espanha e França não são os melhores destinos. Inglaterra, Suíça, Alemanha, Canadá ou EUA (California) serão os melhores destinos, e nesse caso o diploma de Nanjing tem um peso maior, para alem de ser reconhecido.

A ESMTC é mais conservadora como assim? A UMC é melhor em que?

E se quiser tirar um mestrado em Espanha na mesma área posso?

Ambas as escolas ESTMC ; UMC tem curso pós-laboral, o ensino é mesmo que diurno?

Qual a diferença relevantes diploma etc, daqueles cursos só ao fim de semana refiro-me á APADA?

Como disse o curso são 5 anos, tem receio que estes se tornem só em conhecimentos, pois não se sabe se a profissão será reconhecida, e acima de tudo se a autonomia será igual á actualmente existente, pelo menos para todos (visto as formações não serem iguais), ou se vamos ser técnicos e administrar apenas tratamentos segundo recita de um médico…?  Sendo que já existem especializações para médico... Não sei... :s

Março 25, 2010, 15:59:56 pm
Responder #8

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
Carlos julgo que tens demasiadas duvidas para seguir uma profissão não regulamentada, que mesmo após a regulamentação irá levar vários anos ate ao reconhecimento social.
Quanto aos cursos nocturnos e diurnos podes te informar junto das escolas.
Quanto ao mestrado em Espanha...primeiro tira a licenciatura, depois pensa em mestrados.

Um abraço

* Acupunctura
    * Medicina herbal

Março 25, 2010, 18:19:44 pm
Responder #9

Nuno Lemos

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
    • Acupunctura
Boas carlos
Relativamente ao que escreveste
"Como disse o curso são 5 anos, tem receio que estes se tornem só em conhecimentos, pois não se sabe se a profissão será reconhecida, e acima de tudo se a autonomia será igual á actualmente existente, pelo menos para todos (visto as formações não serem iguais), ou se vamos ser técnicos e administrar apenas tratamentos segundo recita de um médico…?  Sendo que já existem especializações para médico... Não sei... :s"

1 - a profissão será reconhecida. A questão é saber quando.
2 - pela lei 45/2003 a nossa autonomia profissional está garantida. Terás maisa facilidades futuras com a regulamentação se tirares um curso que obedeça aos seus requisitos.
3 - existem especializações para médicos mas a lei define a nossa autonomia. Portanto, não te tornas técnico.

Relativamente ao reconhecimento internacional nãos ei como está. Mas o diploma de Nanjing costuma ter algum peso. Vai depender das associações profissionais.

abraço

Março 27, 2010, 13:53:26 pm
Responder #10

Carlos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
No site da instituição de ensino UMC diz "O Pólo da Universidade de MTC de Chengdu é a única instituição reconhecida pelo Ministério da Educação da República Popular da China fora do território chinês" ; então e a ESTMC?

Alguém me pode informar também relativamente ao horários aulas nocturno/diurno, propina, valor material gasto no curso, na UMC e ESMTC?

O que acham da ESMOT, o curso é de 2anos para diurno com diploma...???
« Última modificação: Março 27, 2010, 15:19:28 pm por Carlos »

Março 27, 2010, 20:41:23 pm
Responder #11

suntzu

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Na Esmot são 3 anos e não 2 para obter um cerificado de formação profissional e 4 para licenciatura...Mas não se meta nisso se quiser andar em guerra constante para que lhe passem o diploma...
Se realmente quer tirar um curso deste tipo, parece-me que tem demasiadas duvidas daquilo que quer fazer.
Mas isto é a minha opinião...
Para os amigos a suavidade da Primavera, para os inimigos a rudeza do Inverno

Março 27, 2010, 21:32:59 pm
Responder #12

Carlos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Na Esmot são 3 anos e não 2 para obter um cerificado de formação profissional e 4 para licenciatura...Mas não se meta nisso se quiser andar em guerra constante para que lhe passem o diploma...
Se realmente quer tirar um curso deste tipo, parece-me que tem demasiadas duvidas daquilo que quer fazer.
Mas isto é a minha opinião...
Ok, peço desculpa pensei que fosse 2anos mas afinal não.

Muitas duvidas como assim? É normal ter duvidas...

Março 27, 2010, 23:25:12 pm
Responder #13

Kimi_Ho

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Relativamente aos horários das aulas diurnas e nocturnas, bem como valores de propinas e outras informações, podes vê-las nos sites dessas universidades. O site da UMC é www.umc.pt   o da ESMTC não sei mas encontrarás facilmente no google.

O melhor é entrares nos sites, leres com atenção as várias páginas de info dentro dos sites e julgo que encontrarás resposta para muitas perguntas.

É completamente normal ter duvidas, o que  também é normal é procurar esclarecer as duvidas de forma directa. A maior parte das perguntas que fazes parecem ser melhor respondidas pela secretaria das escolas: Horários, valores, reconhecimento nacional e internacional dos diplomas, duração dos cursos, curriculo dos cursos, etc. Esta forma que estás a usar para esclarecer esse tipo de duvidas é bastante indirecta e ás vezes até podemos estar errados.

Não leves a mal o meu comentário, és bem-vindo aqui como todos o são, apenas me pareces um pouco "aéreo" na tua forma de te esclareceres. Nós não somos a secretaria das escolas. Poderemos ajudar-te mais com questões relacionadas com as experiências que tenhamos tido ou estejamos a ter nos diferentes cursos, acho eu. E outras coisas que surjam...

Namaté!

Março 27, 2010, 23:27:32 pm
Responder #14

Kimi_Ho

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil