Autor Tópico: Curso da APA-DA...Dúvidas existenciais...  (Lida 23343 vezes)

Dezembro 17, 2009, 15:34:46 pm
Lida 23343 vezes

isakika

• *
  • Information Offline
  • Newbie
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Sou aluna da APA-DA do 3º ano, infelizmente não conheço bem os meus colegas, os que conhecia foram desistindo, portanto sinto-me um pouco perdida...

Gostaria que algum  colega me pudesse esclarecer algumas dúvidas que me têm atormentado, após ler alguns tópicos espalhados pela net:

Consegue-se exercer REALMENTE MTC no final deste curso da  APA-DA? Quem chega ao 5º ano sente-se preparado para tratar doentes? Com segurança? Com eficácia?

Estranho muito estas aulas salpicadas de mês a mês, sem vestígios de prática clinica. Estranho estes exames até ao momento de escolha múltipla, com baixo grau de exigencia (na minha opinião). Há Alguns Professores bons, mas outros muito maus que se limitam a ler slides durante horas seguidas. A sugestão de "irmos experimentando nos familiares e amigos" - parece-me uma irresponsabilidade -pessoalmente quando não sei, não gosto de inventar, pricipalmente actos médicos sejam de que natureza for. E esta questão de termos um paciente para treino (que acho normal, até deviamos ter muitos)mas que tem de PAGAR consultas numa clínica privada??? Começo-me a sentir enganada, será só uma sensação minha?

Seria muito mais eficaz termos aulas menos extensas mas todos os fins de semana...foi isso que eu pensei que aconteceria quando me inscrevi... Desta forma o conhecimento é disperso e a prática inexistente... O que será de um prifissional de saúde sem prática...sem experiencia...sem conhecimentos consolidados???

Cumprimentos aos colegas...

Dezembro 17, 2009, 21:15:01 pm
Responder #1

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil
Sim. Não, mas quem termina o curso sim, eu pelo menos senti-me. Sim. E felizmente sim.

Esse baixo grau de exigência... tens tirado só 19s e 20s é? :P
Quanto à escolha múltipla não te preocupes que já este ano vais ter muito onde escrever e no 4º e 5º ano vai desejar não te ter queixado disso.
Não tens de ter, podes inscrever-te num PAS. Mas para quem não tem essa possibilidade, concordo contigo.

Isso é uma pergunta para a qual deves responder o quanto antes. Mas antes de te sentires tão injustiçada deves perguntar-te se te prometeram mais do que o que estás a ter pelo que pagas. Se sim, então acho bem que te queixes. Se não, a escolha foi tua e é o curso que tens ao teu dispor - sugiro que o aproveites ao máximo que se o fizeres, no fim certamente te sentirás preparada para começar a aprender o que nenhuma escola te ensina.

Dezembro 18, 2009, 10:10:22 am
Responder #2

Miguel Gomes

• Information Offline
  • Sr. Member
  • Administrador
    • Ver Perfil
    • Neturalmente

Olá Isakika,

Tens boas razões para ter essas dúvidas, e qualquer aluno da APA-DA/UMC interessado em aprender e em fazer da MTC a sua profissão, só pode estar preocupado com o estado das coisas.

Em relação à prática clínica por exemplo já tinha falado um pouco neste post, APA-DA e a prática clínica, e o PAS sendo um bom sítio para nos dar traquejo, não é um bom sítio para aprender, uma vez que tal como nesta "prática clínica", não tens qualquer supervisão.

Mais preocupante, é o facto de nos últimos 5 anos a carga horária ter diminuído, com tendência a haver apenas uma aula teórica de 7 horas por mês, isto claramente em contracorrente, uma vez que todos os outros cursos de MTC têm aumentado a carga horária, especialmente as horas práticas (que na APA-DA/UMC são 0).

Respondendo à tua pergunta, acho que não se termina o 5º ano minimamente preparado, e penso mesmo que uma larga percentagem dos que terminam nunca farão uma consulta na vida.

Aconselhava-te a juntares a algum colega mais interessado, e estudarem em conjunto, e se conheceres alguém que pratique, pedires alguma ajuda para a parte prática.

Em todo o caso, também podes usar o MTCforum para expores algumas dúvidas de MTC.

Cumprimento

Dezembro 18, 2009, 10:47:46 am
Responder #3

isakika

• *
  • Information Offline
  • Newbie
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Colega, obrigada pela resposta.

Vamos ver como corre este 3º ano, mas realmente ter aulas 1 dia por mês é muito diferente do que  - e passo a citar o site da APA-DA: "aulas concentradas aos fins de semana", tendo em conta que um mês tem entre 4 a 5 fins de semana.... Já que paguei, acabo este ano, mas se as coisas continuarem assim provavelmente vou desistir, pois gosto muito de ter a certeza que sei aquilo que ando a fazer, não quero enganar ninguem , muito menos a mim própria.

Já agora aproveito para perguntar se há alguem do 3º ano da zona do montijo/alcochete...que queira estudar em conjunto...

Cumprimentos

Dezembro 18, 2009, 11:34:34 am
Responder #4

Milonga

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Sinto-me na obrigação de responder  as falsidades do colega Miguel em relação à prática clínica e à falta de preparação dos alunos que terminam o curso na UMC/APA DA. Caro colega não me parece que tenha tido alguma experiência em termos de PAS,porque senão não diria tamanha barbaridade.Garanto-lhe, que só não aprende quem não quer e só não fica bem preparado quem não estuda.Acho que o colega devia deixar as aminosidades que tem para com a escola e evitar lançar opiniões difamatórias que ofendem e agridem quem por lá passou.Eu sinto-me perfeitamente preparado para entrar no mundo do trabalho.Andei  3 anos no PAS e aprendi muito,em todos os sentidos.O grande problema, é que algumas pessoas vão para lá ver as vistas e esperam pela papinha toda feita.Acho-te Miguel sem Moral para dizer o que quer que seja.Não fosse o problema que tens com a APA-DA, a tua opinião seria certamente diferente.Tenta ser isento.Confesso que já me irrita essa postura do deita abaixo que tu promoves.É Vergonhoso!!!
Bom Natal
« Última modificação: Dezembro 18, 2009, 12:13:31 pm por Milonga »

Dezembro 18, 2009, 15:23:32 pm
Responder #5

Miguel Gomes

• Information Offline
  • Sr. Member
  • Administrador
    • Ver Perfil
    • Neturalmente
Milonga,

ainda bem que apelidaste de falsidades o que eu transmiti, porque me dá a oportunidade de apresentar dados bastante concretos. Aqui ficam 3 factos directamente relacionados com as "falsidades".

- Passei um ano no PAS, semanalmente, com 6 a 7 tratamentos em média, e nunca apareceu um professor ou uma pessoa formada em MTC para supervisionar ou validar qualquer tratamento que fiz (e foram mesmo muitos). Além de que há muita gente que não tem disponibilidade horária nem financeira de se deslocar ao PAS para poder ter essa prática, e também o seu acesso é restrito ao número de vagas.

- No primeiro ano da minha pratica clínica levei 3 pacientes. Número de vezes em que tive supervisão nos tratamentos: 0.

- Aulas do 5º ano 2009/2010 - 6 fds de 6 horas teoricas, 2 fds de 12h.  Práticas: 0h. Ah... é verdade tem a "prática clínica", mas disso já estamos falados.

Não se trata de animosidade, mas sim de ser objectivo, e verificar se as coisas estão mal ou não.

Aliás sinto-me perfeitamente à vontade, porque tive a oportunidade de ir apresentando o que estava mal, e fazer as críticas necessárias, nos inquéritos que davam no fim das aulas.

Numa coisa tens razão, confesso que generalizei. Há colegas que saem preparados para a MTC, pouco pelo que aprenderam na APA-DA mas sim pelo trabalho e esforço pessoal. Muitas das aulas teóricas são leituras integrais das sebentas.

Milonga, podes tentar mandar areia para os olhos das outras pessoas, mas parece-me que a colega isakika, tal como muitos outros colegas (formados ou em formação), com quem tenho falado está exactamente com as dúvidas com que me deparei. Dúvidas bastante legítimas, e de certeza que não será por serem falsidades.

Cumps e bom natal

Dezembro 18, 2009, 16:08:36 pm
Responder #6

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Respondendo à tua pergunta, acho que não se termina o 5º ano minimamente preparado
Como é que sabes Miguel?

Dezembro 18, 2009, 16:42:46 pm
Responder #7

Miguel Gomes

• Information Offline
  • Sr. Member
  • Administrador
    • Ver Perfil
    • Neturalmente
Respondendo à tua pergunta, acho que não se termina o 5º ano minimamente preparado
Como é que sabes Miguel?

Permite-me responder com outra citação (neste caso minha):

tal como muitos outros colegas (formados ou em formação), com quem tenho falado
Alguns dos quais que até conheces.

No entanto e já o disse, foi uma generalização, mas que transmite o pensamento de colegas com quem tenho falado.
« Última modificação: Dezembro 18, 2009, 16:45:15 pm por Miguel Gomes »

Dezembro 18, 2009, 16:49:54 pm
Responder #8

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Bom, a minha experiência pessoal (que completei o curso) e a dos colegas que se formaram comigo, assim como a de outros colegas que fui conhecendo de anos posteriores ao meu era diferente.
No entanto admito que as opiniões variem.

Dezembro 19, 2009, 17:22:17 pm
Responder #9

Pedro

• *
  • Information Offline
  • Full Member
  • Membro MC
  • Diplomado
    • Ver Perfil
A preparação das pessoas depende apenas do seu empenho e apenas disso, não é a escola que irá te dar qualquer benesse, se quiseres aulas práticas tens de as pagar do teu bolso. Se queres ter uma boa supervisão no PAS tens de ter sorte no grupo em que calhas, ou então estarás sempre a solicitar o Coordenador. É um curso para quem pode e não para quem quer...Aquilo que eu sei neste momento deve se apenas a mim, e ao tempo que dediquei nos 5 anos do curso. Tens de ser mesmo auto didacta..e confiares apenas no que dizem alguns professores...não todos. Se fores da área da saúde tens uma vantagem, se não vais ter de estudar mais.
« Última modificação: Dezembro 19, 2009, 17:27:06 pm por Pedro »
Procura aquilo que tens,perde tudo o que não achas...

Dezembro 21, 2009, 15:13:48 pm
Responder #10

Milonga

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Olá Miguel, não entendo, sinceramente, o porquê de continuares na escola (presumo que continuas, a avaliar pelo teu discurso). Acho que estás a ser parvo. Se achas que não tens uma boa formação, procura uma escola que te satisfaça. Era o que eu faria. Descarregas uma grande frustração no forum que mais pareces uma Maria inconsolada.
Realmente não sei com quem falas, mas como é natural, todas as escolas têm falhas. A nossa é fantástica em teoria e relativamente fraca em prática. As outras pelo que sei, são  boas em prática e bastante fracas em teoria. E olha que eu sei do que falo. Mas faz um favor a ti próprio, procura uma boa escola, uma que te arregale os olhos. Mas pára com essa vingança mesquinha! Um conselho: Usa os seguintes pontos. 1HM,4 GI, 3 F, 20 VG, 7C, 18 V, 14F e já agora o 6 MC. Pode ser que te ajude!
“ Que o vento frio do norte aconchegue o teu Shem”
Bom Natal.

Dezembro 21, 2009, 15:23:15 pm
Responder #11

Miguel Gomes

• Information Offline
  • Sr. Member
  • Administrador
    • Ver Perfil
    • Neturalmente
Obrigado pelos teus conselhos.

Eu respondi à colega, e mantive a minha objectividade. Aliás, acabaste por me dar razão.

Cumprimentos e Bom Natal

Dezembro 22, 2009, 12:32:58 pm
Responder #12

taniadasilva

• Visitante
concordo plenamente com o miguel. tambem acho o mesmo.

Dezembro 22, 2009, 18:41:15 pm
Responder #13

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil

Janeiro 01, 2010, 09:27:33 am
Responder #14

Nuno Lemos

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
    • Acupunctura
"As outras pelo que sei, são  boas em prática e bastante fracas em teoria. E olha que eu sei do que falo."

Depende de que outras estejas a falar... se forem todas as outras, então, obviamente não sabes do que falas.
muitas agulhas e um bom ano 2010