Autor Tópico: Homeopatia e vírus H1N1  (Lida 3199 vezes)

Setembro 03, 2009, 16:29:15 pm
Lida 3199 vezes

mnina

  • *
  • Information Offline
  • Newbie
  • Membro MC
  • Mensagens: 27
    • Ver Perfil
"Rio de Janeiro, Brasil, 03 Set (Lusa) - Um novo medicamento homeopático para prevenir e tratar os sintomas da gripe A H1N1 já está a ser utilizado numa cidade do interior de São Paulo, Brasil, disse à Lusa o investigador Renan Marino.

"O medicamento actua como preventivo, o ideal é tomar para não contrair a gripe. Deixa o organismo mais resistente e diminui a susceptibilidade", afirmou o médico homeopata que desenvolveu o medicamento e é vice-presidente da Associação Médica Homeopática do Estado de São Paulo.

Segundo Marino, o composto, pioneiro no mundo e desenvolvido na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), é indicado para grupos prioritários mais vulneráveis como grávidas, diabéticos e crianças e já está a ser utilizado em unidades básicas de saúde no município de Rio Preto.

O Complexo é composto pela associação de três medicamentos homeopáticos (Influenzinum, Gelsemium e Ipecacuanha) e está a ser recomendado a familiares e pacientes atendidos em consultórios particulares e ambulatórios da rede pública de saúde.

Segundo Marino, os resultados positivos devem-se ao medicamento Ipecacuanha (planta nativa do centro-oeste brasileiro) presente no composto que foi identificado como "génio epidémico" para esta pandemia e é o que garante a eficácia da medicação.

O médico explicou que entre 26 de Julho e 27 de Agosto deste ano foram administradas mais de 1.000 doses do medicamento e que, das pessoas que tomaram, "nenhuma delas apresentou sintomas, suspeitas ou registo da gripe A".

Marino foi quem desenvolveu, em 2007, o complexo homeopático anti-dengue, registado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e utilizado em Secretarias de Saúde nos municípios de Rio Preto e Macaé, no Rio de Janeiro.

"Em 2007, o complexo anti-dengue foi ministrado e não tivemos no ano seguinte nenhum caso grave com morte da doença. Vamos trabalhar na mesma linha para a gripe suína evitando os casos graves", afirmou, referindo ser viável a implementação deste medicamento em larga escala no Brasil.

"É muito simples e barato, bastaria boa vontade política. Mas contraria os interesses dos grandes conglomerados", criticou Marino, argumentando que há "resistência" à homeopatia.

Segundo o médico, um frasco é suficiente para medicar com uma dose por semana toda uma família. Actualmente, é comercializado em farmácias homeopáticas mediante receita médica a 10 reais (3,7 euros).

"Em larga escala, a dose ficaria a cêntimos de real. O nosso esforço é divulgar para sensibilizar as autoridades a tomar uma medida. O Brasil é o país que mais tem desenvolvido a homeopatia", realçou.

O investigador destacou a semelhança da Gripe A com a gripe espanhola de 1918 que matou de 20 a 40 milhões de pessoas.

O médico destacou que, a partir de levantamentos feitos pelo Instituto Americano de Homeopatia em 1921, a mortalidade foi pequena entre 62 mil pacientes com a gripe espanhola que fizeram uso da homeopatia (0,7 por cento), enquanto que em pacientes que utilizaram outros medicamentos, a mortalidade foi de 30 por cento.

"Essa gripe é idêntica à de 1918, os sintomas são semelhantes. E a medicação homeopática foi decisiva para garantir o controlo da mortalidade na época", disse."

FO.

Lusa/Fim

Retirado daqui:http://aeiou.expresso.pt/brasil-desenvolvido-medicamento-homeopatico-para-tratar-a-gripe-a-h1n1=f533803

Março 29, 2010, 00:13:22 am
Responder #1

janaina picinato

  • *
  • Information Offline
  • Newbie
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Onde posso encontrar esta medicaçao homeopatica ?









« Última modificação: Março 29, 2010, 18:38:25 pm por Miguel Gomes »