Autor Tópico: Direitos de Autor!  (Lida 8634 vezes)

Julho 12, 2009, 23:01:54 pm
Lida 8634 vezes

Borbon

• Visitante
Caros colegas!
Sou novo por aqui, sou aluno da APA-DA.
Em resposta a um colega do 5º ano da APA-DA e a vários mails enviados para os alunos pela direcção da APA-DA, que chamou todos os colegas a atenção para não retirarem nada deste Forum nem copiarem sebentas, eu vou-lhe responder.
Exmo Colega sabia que as sebentas que tem comprado ao longo dos seus 5 anos de estudo, são "inspiradas" nas sebentas de uma universidade Espanhola?
Estudei muitos anos nessa Universidade e muitas vezes o que muda é as virgulas e os pontos nas sebentas da APA-DA.
Caro colega em Medicina seja qual for a variante, penso que o corpo humano é o mesmo e as lições de anatomia como outras matérias são iguais não acha?
Outra coisa que me tem feito sempre muita confusão, é o ter-se que arranjar algum paciente para fazer as práticas, numa das clinicas do Dr. Pedro, não me lembro nos meus tempos de aluno de Medicina ter alguma vez que arranjar pacientes para ser avaliado rsssssss não será isto um negócio da china?
Um abraço para todos, e se este meu comentário causar algum problema a alguem, digam-me porque sou e sempre fui um aluno que deu a cara por todos, não tenho medo nem receios dos mirones da APA-DA que andam por aqui neste forum tambem.
Meus senhores quando escolhemos a arte da Medicina seja qual for a sua vertente, em primeiro lugar está o paciente e não estas futilidades de quem é que fez a sebenta ou quem escreveu o livro, mas sim aprender todos os dias como tratar o paciente e ajuda-lo estarei enganado? Já lêram alguma vez o juramento de Hipocrates? acho que tambem se aplica a MTC!
Muitos mais temas terão que ser aqui debatidos no que diz respeito a APA-DA.
Um abraço para todos!

Julho 13, 2009, 08:31:43 am
Responder #1

Lirio

• *
  • Information Offline
  • Full Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Caro colega,

Qual é a Universidade, onde fica, ou como se chama, p.f.? Outra coisa da qual fiquei curiosa: se é aluno da APA-DA porque não está na área de alunos e está como visitante, e por último se já andou nessa Universidade o que é que está a fazer neste momento na escola da APA-DA, e em que ano está ?

mto obrigada

« Última modificação: Julho 13, 2009, 09:00:04 am por Lirio »

Julho 13, 2009, 13:30:46 pm
Responder #2

borbon

• Visitante
Bom dia Colega!
Vou-lhe indicar um dos melhores sites de livros e material em Espanha sobre MTC, experimente comprar alguns e vai vêr que as matérias são muito interesantes!
http://www.novasan.es/
Quanto ao não estar registado como aluno da APA-DA isso é obrigatório tambem neste forum? ou não posso passar como visitante apenas? ???
Enquanto em Portugal, não se juntarem todos, e deixarem de parte as rivalidades e estas mesquinhices de sebentas e de livros e de conferências gravadas e passadas para outros alunos que não são da mesma escola, e focarem-se apenas no ensino a sério da Medicina Chinêsa e fazer com que os Portuguêses tenham respeito pela MTC e não desconfiança pela mesma, nunca chegaremos a lado nenhum, ponham os olhos nos outros paises do Mundo.
Nunca se sabe se a minha saúde, a minha vida um dia não estará nas mãos de um outro colega de outra escola, com certeza que não me vai deixar morrer nas mãos dele só porque não estudei pelos mesmos livros ou na mesma escola!
Um Abraço, já agora achei as suas palavras um pouco autoritárias um pouco SIS queira-me desculpar se estiver enganado.

Julho 13, 2009, 14:48:55 pm
Responder #3

Miguel Gomes

• Information Offline
  • Sr. Member
  • Administrador
    • Ver Perfil
    • Neturalmente

Boa tarde,

Toda os membros são bem-vindos neste fórum, e não é necessário pertencer, ter pertencido, ou ter andado numa escola.

Temos uma mentalidade aberta, e convidamos toda a gente a conversar connosco.

Abraço e boas participações,

PS: Duvido que a colega estivesse a ser autoritária, parecia-me mais estar interessada no assunto.

Julho 13, 2009, 22:03:14 pm
Responder #4

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil
"Exmo Colega sabia que as sebentas que tem comprado ao longo dos seus 5 anos de estudo, são "inspiradas" nas sebentas de uma universidade Espanhola?
Estudei muitos anos nessa Universidade e muitas vezes o que muda é as virgulas e os pontos nas sebentas da APA-DA."

Borbon, não respondeste à pergunta: "Qual é a Universidade, onde fica, ou como se chama, p.f.?"

Agosto 24, 2009, 14:20:34 pm
Responder #5

Milonga

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Dá para ver o que Borbom(colega?será?) é um desestalibizador.Não se fazem acusações ou não se emitem opiniões se depois não as conseguimos sustentar!Não é o SIS mas colegas que gostavam de ver questões por ele levantadas respondidas.Ou se tem...ou não se tem!

Agosto 29, 2009, 00:57:08 am
Responder #6

Kimi_Ho

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
A APA-DA tem que cursos para além do Curso Superior de MTC? É que realmente o Borbon tb me deixou confusa...... diz que é aluno da APA-DA mas tb fala em ter estudado mts anos numa universidade espanhola onde as sebentas são mt semelhantes as da APA-DA e fala "...nos meus tempos de aluno de Medicina..."?? Afinal é aluno de MTC ou anda na brincadeira com os cursos? Borbon, explique-se melhor ate porque neste forum anda mt gente que não está a par das questões de que fala. Afinal qual é o problema com as sebentas, as copias das sebentas, sacar coisas deste forum e copiar coisas...? Não percebi nada.

E, ja agora, que historia é essa de se ter de arranjar pacientes para praticar, em certas clinicas, para sermos avaliados? Em que ano acontece isso e como acontece? Agradecia-lhe mesmo que me esclarecesse.

O que é a area do aluno da APA-DA aqui no forum, mencionada na resposta da Lirio?

If who we are is a gift from God, who we become is our gift TO God - Deepak Chopra

Agosto 29, 2009, 01:44:04 am
Responder #7

Miguel Gomes

• Information Offline
  • Sr. Member
  • Administrador
    • Ver Perfil
    • Neturalmente
Olá Kimi_Ho,

Começamos assim a desvendar um pouco do que me desiludiu no curso da APA-DA.

De maneira a arranjarem algumas horas práticas para o curso, a partir do meu 2ª ano vieram com uma história de ter de se fazer uma prática clínica.

E como é feita esta prática clínica?

Levas um paciente a uma das clínicas que aceitam os alunos da APA-DA (evidentemente que a maior parte são as clínicas do Pedro Choy),
tens de fazer a primeira consulta e o primeiro tratamento lá (e que tens de pagar de acordo com os preços praticados nessa clínica),
em Aveiro parece-me que é 45€ (consulta) + 30€ (1ºtratamento).

Fazes os restantes tratamentos (mais ou menos 8, chegarão a 4 horas práticas? ) ao paciente em casa, e depois tens de o levar a uma consulta de revisão para te assinarem um papel para enviares para a APA-DA a provar que tens prática clínica feita (o facto de teres feito ou não os tratamentos em casa é irrelevante). Esta consulta de revisão são mais 30€.

Como podes ver, para horas práticas que devias ter direito por natureza no curso, tens de pagar e bem. E chamar horas práticas a isto é ser um bocado benevolente.

Esta "prática clínica", neste momento é para ser feita do 3º ano ao 5º ano.

Quando alguém questiona esta maneira de fazer as coisas da APA-DA, dizem-nos que isto é um privilégio que nós temos, de usufruir das clínicas, e que devíamos estar muito contentes... e quem estiver mal que se mude.

A área a que se refere a resposta da Lírio, é uma área do fórum para colegas do curso, que se destina à troca de experiências, de conteúdos e de discussão entre alunos. E se bem me parece, vais ouvir falar bastante dela no futuro. (A história dos direitos de autor vem daqui, mas.. para já não posso dizer mais nada.)

« Última modificação: Setembro 01, 2009, 19:56:28 pm por Miguel »

Agosto 30, 2009, 18:44:15 pm
Responder #8

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil

Agosto 30, 2009, 23:08:38 pm
Responder #9

Kimi_Ho

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Olá olá,

Obrigada Miguel pelos esclarecimentos.

Confesso que estou um pouco chocada com essa "prática clinica" no curso. Tambem não vejo qualquer sentido em pagarmos as consultas e tratamentos a um paciente para termos pratica clinica, nem em fazermos os tratamentos, após o primeiro, em casa sem supervisão e avaliação. Nem estou a ver o paciente  a fazer esses pagamentos (pelo menos por inteiro) visto estar a servir de "cobaia" para alunos.

Tenho então esperança que, visto este curso da APA-DA ter sido este ano integrado na UMC, venham a permitir-nos a prática na clinica da UMC, aquela que foi criada para os alunos da licenciatura praticarem. Acho que têm agora ( a APA-DA e a UMC) condições para melhorar o curso dos fins-de-semana no que respeita a este assunto da pratica clinica.

Em relação á area deste forum para alunos APA-DA, poderei ter acesso a essa area (visto ser aluna apartir de outubro)? Se sim, quando?

Obrigada!
Paz e Amooooooooor * * *

If who we are is a gift from God, who we become is our gift TO God - Deepak Chopra

Agosto 31, 2009, 15:28:49 pm
Responder #10

Miguel Gomes

• Information Offline
  • Sr. Member
  • Administrador
    • Ver Perfil
    • Neturalmente
André:

Afinal são mais uns pózinhos. 

60€ + 32€ + 40€

Kimi_Ho:

Para não ser eu a dizer, transcrevo um excerto de uma carta enviada aos alunos.

Lisboa, 24 de Julho de 2009

[...]

Conscientes das suas missões de ensino, formação e divulgação da Medicina Chinesa em Portugal, a
Universidade de Medicina Chinesa (UMC) e a APA-DA (Associação Portuguesa de Acupunctura e
Disciplinas Associadas) estabeleceram um acordo de cooperação, pelo qual o Curso Superior de Medicina
Chinesa é integrado na UMC. A grande vantagem desta integração é que o Curso passa a estar sob tutela do
Conselho Científico-Pedagógico da UMC, garantindo assim uma qualidade crescente do ensino. Mantém-se
inalterado em termos de conteúdos programáticos e formato de ensino.

Cumps
« Última modificação: Setembro 01, 2009, 19:54:37 pm por Miguel »