Autor Tópico: Medicina Tradicional Chinesa ou Acupunctura?  (Lida 11524 vezes)

Agosto 07, 2009, 10:42:38 am
Lida 11524 vezes

Pedro

  • *
  • Information Offline
  • Full Member
  • Membro MC
  • Mensagens: 221
  • Diplomado
    • Ver Perfil
Caros colegas não sei se este tópico já foi aqui falado mas a mim coloca-se esta questão/dúvida e gostaria de partilha-la convosco, talvez assim possamos esclarecer esta questão. Em relação à pratica da acupunctura/MTC qual a designação que será a melhor ou mais ajustada, será medicina tradicional chinesa ou acupunctura, e estou a falar em Portugal. Visto que a regulamentação só abrange a acupunctura será que poderemos publicitar que praticamos medicina tradicional chinesa?
Procura aquilo que tens,perde tudo o que não achas...

Agosto 07, 2009, 13:33:33 pm
Responder #1

joao pedro

  • *
  • Information Offline
  • Newbie
  • Mensagens: 12
    • Ver Perfil
A acupunctura é uma área da MTC que se estuda, de entre outras, quando se tira um curso de MTC, logo, na minha opinião, o que deve ser designado é MTC e podes sempre colocar as áreas que esta engloba.
Há muita gente que sabe que a MTC é mais do que apenas acupunctura, logo se designares apenas esta podes induzir alguém em erro ao achar que tu apenas praticas aquilo de designas.

Posso aprofundar mais o assunto, mas neste momento não tenho tempo, pelo que o farei mais logo.

Abraços e atenção, eu já estou para aqui a mandar palpites, mas só em Outubro é que começo a tirar o meu curso :D

Agosto 08, 2009, 00:01:19 am
Responder #2

Kimi_Ho

  • *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
  • Mensagens: 71
    • Ver Perfil
Olá,
Bem, os principiantes estão cheios de "pica", digo isto porque tal como o joão pedro tambem só começo o curso em outubro mas gosto de dar opiniões...

Concordo com o que ele disse.
Acho que se deve habituar o publico em geral á expressão "Medicina Tradicional Chinesa", o publico ja se habituou ao termo acupuntura e a recorrer a ela mas terá que compreender e integrar a informação de que a acupunctura é apenas uma parte da MTC.

Compreendo a questão e é interessante, de facto ao publicitar-se como praticante de MTC pode haver gente que não relacione imediatamente que está perante um anuncio de (tambem!) acupunctura.  Mas que se habitue então o publico a associa-la. Vou mais longe, se me permitem ser completamente sincera não acho mesmo nada correcto anunciar-se a MTC como acupunctura porque isso é so parte do que ela tem para oferecer, a segunda é apenas uma parte da primeira e alguem formado em MTC faz muito mais do que espetar agulhas. Então e os diagnosticos? É a acupunctura que os faz? Então e a fitoterapia? É a acupunctura que a prescreve? Etc...

Ja tratei um problema ha varios anos atras apenas com fitoterapia chinesa: vamos dizer que fui a um acupunctor numa clinica de acupunctura receber um diagnostico energetico sobre o meu problema e foi-me prescrita fitoterapia?! Claro que não. Se fosse a um acupunctor ía fazer acupunctura! Eu fui a um médico de MTC numa clinica de MTC tal como se fosse ao médico de familia ao centro de saude.

As pessoas e os orgãos regulamentadores que se adaptem á realidade e se deixem de esquisitices. Acupunctura é uma PARTE da MTC, há quem seja apenas acupunctor e ha quem seja MÉDICO de MTC. Quanto mais cedo se começar a publicitar MTC, mais cedo se verá a mesma reconhecida como o que verdadeiramente é, e eventualmente regulamentada tambem. É ridiculo reconhecer-lhe apenas uma parte: aquela que tem piada, porque é exótica, porque é tão engraçado ter agulhas espetadas no corpo como forma de cura, que inconvencional, que alternativo, uau somos todos uns "prá-frentex", que mentes tão abertas que temos!

Paz e Amor
If who we are is a gift from God, who we become is our gift TO God - Deepak Chopra

Agosto 08, 2009, 09:47:50 am
Responder #3

tesourosmc

  • ***
  • Information Offline
  • Full Member
  • Mensagens: 146
    • Ver Perfil
Ola!
Citar
Visto que a regulamentação só abrange a acupunctura será que poderemos publicitar que praticamos medicina tradicional chinesa?

Claro que podes, porque uma das formas da regulamentação ser "aceite" foi mudar uma palavra(Medicina) que incomoda os lobys.
Para quem não esta a par da historia desde inicio, foi esta mesma palavra que "desapareceu" do 1º projecto lei aprovado no parlamento.
O simples facto de alterar a ordem das palavras faz uma grande diferença.

Quem leu a regulamentação na integra sabe que ela abrange toda a Medicina chinesa e nao so acupunctura.
Em portugal o acupunctor é melhor aceite que o medico de medicina chinesa, infelizmente é assim que funciona e mais vale ser acupunctor regulamentado, que ser medico de MTC nao regulamentado.

Um abraço e continuação de boa discussão

Medicina desportiva não-convencional

http://mtcdesporto.wordpress.com

    * Acupunctura
    * Massagem Terapeutica Tui Na
    * Medicina herbal

Agosto 08, 2009, 22:55:53 pm
Responder #4

Milonga

  • *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
  • Mensagens: 93
    • Ver Perfil
Penso que a grande maioria dos profissionais de acupunctura e futuros profissionais ainda não se apercebeu da extensão que abrange a problemática de que o Pedro refere.Não é consensual o termo Médico em MTC por razões óbvias.Devo dizer em abono da verdade,que a maior parte das pessoas, estudantes e profissionais de Mtc, pouco ou nada percebe e pouco domina uma máteria que é fundamental no exercício de qualquer profissão do campo da saúde.Fundamental e básica!A anatomia.Espero que o pessoal que tanto defende a MTC que saiba que no futuro(quer se queira quer não) há-de ser exercida apenas por pessoal ligado á saúde.É esse o objectivo da ordem dos Médicos(daí toda essa barafunda),embora discorde dos moldes que eles pretendam que seja feito.Portanto, a pergunta é pertinente e profunda.Não é para  dar explicações que todos já conhecemos.Aprofundem o tema com sentido de responsabilidade e idoneidade. É necessário que todos os acupunctores se unam e falem numa só voz.A discórdia entre escolas apenas favorece a oposição,vulgo ordem dos médicos.Libertem-se "do penso que sei tudo" e concentrem-se no essencial.Como regulamentar  o exercício da MTC.Tudo o resto  deve ser discutido á posteriori 
« Última modificação: Agosto 08, 2009, 23:08:19 pm por Milonga »

Agosto 09, 2009, 00:56:15 am
Responder #5

Kimi_Ho

  • *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
  • Mensagens: 71
    • Ver Perfil
De facto a discórdia em forma de picardia e de não aceitação das opiniões alheias, bem como discórdias entre escolas, é algo comum neste (como noutros) forum, ja a tenho lido em alguns tópicos e entristece. É pena é esse tipo de chamadas de atenção virem numa resposta que faz precisamente o que critica.
O tópico que o Pedro iniciou pode realmente, a quem queira e esteja por dentro do assunto, dar discussão sobre a regulamentação propriamente dita. Mas não é sobre isso que o Pedro escreveu, a pergunta dele é clara: Se poderá PUBLICITAR-SE a PRÁTICA de Medicina Tradicional Chinesa apesar da regulamentação falar em Acupunctura. Não vejo onde é que isto é uma pergunta sobre COMO regulamentar o exercicio da MTC...

Dei a minha opinião nesse sentido apenas. O poder ou não poder. E o facto é que se pode, tal como se publicita um grande numero de outras praticas sem regulamentação. Pode-se faze-lo e o que tentei passar é que acho que se DEVE mesmo. Entregar as armas e aceitar passivamente os termos que outros possam impor não é comigo. A regulamentação que lhe chame o que quiser, cada praticante escolherá seguir esses termos impostos ou os termos originais e verdadeiros. Foi isso que tentei dizer.

Contribuir para o COMO regulamentar a MTC obviamente que ainda não posso, isso sim seria achar que "penso que sei tudo", visto ainda não ter conhecimentos especificos nenhuns de MTC. Mas a pergunta não é sobre como regulamentar..... (Embora eu ache esse assunto, obviamente, importantissimo!)

Milonga, para quem pede que nos libertemos do "penso que sei tudo" (palavras suas..) diz uma frase muito profética em relação ao futuro: "Espero que o pessoal que tanto defende a MTC que saiba que no futuro (QUER SE QUEIRA QUER NÃO) há-de ser exercida apenas por pessoal ligado á saude".   Que negativismo, quanto ao acto profético não sei onde terá aprendido a ver o futuro......... Liberte-se do "penso que sei tudo" e concentre-se no essencial..
Acredite que lamento a minha resposta ser tão forte mas achei a sua extraordinariamente despropositada e  de uma critica arrogante bem como directa áquilo que eu e o joao pedro dissemos de forma sincera e com o aviso de que so começaremos o curso em outubro.
If who we are is a gift from God, who we become is our gift TO God - Deepak Chopra

Agosto 09, 2009, 01:27:06 am
Responder #6

tesourosmc

  • ***
  • Information Offline
  • Full Member
  • Mensagens: 146
    • Ver Perfil
Eu acredito que nem todos os acupunctores são especialistas de MTC, mas todos os especialistas de MTC são acupunctores.
Logo depende das habilitações que se tem, apesar que actualmente toda a gente pode afirmar ser o que quiser...

E quanto ao futuro da MTC nas mãos dos "profissionais de saúde" é subjectivo, uma vez que me considero um profissional de saúde e tive durante 5 anos diáriamente cadeiras anuais de anatomia, fisiopatologia, psicologia, analises clínicas, traumatologia, etc...
Será que pelo facto de estas cadeiras ocuparem apenas 30% do programa curricular, eu deixo de ser profissional de saúde? Os outros 70% terao sido na área de humanidades, economia ou direito?

Não acredito que um profissional de saude que tenha uma formação curta extra curricular ou pós-graduação, possa ser tao competente com um que apenas se dedicou e especializou em MTC.

Claro que isto é apenas a minha humilde opinião...

Um abraço
Medicina desportiva não-convencional

http://mtcdesporto.wordpress.com

    * Acupunctura
    * Massagem Terapeutica Tui Na
    * Medicina herbal

Agosto 09, 2009, 01:56:18 am
Responder #7

Milonga

  • *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
  • Mensagens: 93
    • Ver Perfil
Caros colegas,será que já se aperceberam o que se passa em Italia ou mesmo cá bem perto França, em relação o exercício da MTC?Caso não haja uma grande união entre os acupunctores,naturalmete é o que vai também acontecer por terras Lusitanas.Utilizando a técnica do canguru não nos leva a lado nenhum.Caro colega Lofamakanda 5 anos de anatomia....Fantástico!No Hospital Sta Maria são 3 anos! A questão não é sentir-se profissional de saúde, mas sê-lo! Por outro lado tente ser coerente com o que diz relativamente ao ensino das ciencias da saúde e o dominio das mesmas.A questão de base é outra, que os colegas estão a desvirtuar.Não é fazer futurologia.è apenas uma questão de entender e observar o andamento das coisas.Se há pessoas que se sentem picados...azar!E por ironia, o que se começa já a observar, é colegas formados em MTC a licenciarem-se nas diversas áreas da saúde.E  não são poucos.Dir-me-ão que são visionários!Não acho que as respostas tenham sido duras.Apenas opiniões diferentes.Cada um acredita naquilo que quer mesmo quando o caminho que se desenha começa a ser bem diferente daquilo que gostariamos que fosse!
Um abraço

Agosto 09, 2009, 10:13:23 am
Responder #8

tesourosmc

  • ***
  • Information Offline
  • Full Member
  • Mensagens: 146
    • Ver Perfil
Milonga peço desculpa nao ter sido explicito.
Nao tenho 5 anos apenas de anatomia, nao sou cirurgião e nao necessito de tanta anatomia.
Conheço a realidade italiana atraves de um amigo que exerce la MTC (e nao é profissional de "saude"). E prefiro olhar para a realidade inglesa, irlandesa ou suiça. Milonga ja agora defina "profissional de saude" e tambem de ciencias de saude, uma vez que temos conceitos diferentes.

Creio que a questão de base é mesmo mostrar aos "profissionais de saúde" que nos também somos profissionais de saúde.
E que os outros profissionais de saude sem a devida formação não poderão ser especilistas em MTC, assim como eu nao sou medico, enfermeiro nem fisioterapeuta.

Citar
E por ironia, o que se começa já a observar, é colegas formados em MTC a licenciarem-se nas diversas áreas da saúde.E  não são poucos.Dir-me-ão que são visionários!

Tambem seria interessante olhar para o passado e observar quantos profissionais de saude se formaram em MTC, pessoalmente conheço bastantes.

Por fim milonga gostaria de saber o que tem feito pela MTC, para alem de opinar em forum virtuais?

Um abraço
Medicina desportiva não-convencional

http://mtcdesporto.wordpress.com

    * Acupunctura
    * Massagem Terapeutica Tui Na
    * Medicina herbal

Agosto 09, 2009, 10:51:46 am
Responder #9

Milonga

  • *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
  • Mensagens: 93
    • Ver Perfil
Oi Lafamakanda,Espero que não tome isso como um ataque pessoal,pois em relação ao que se está a preconizar e de certa forma com alguma passividade de toda a gente ligada á MTC é  a dependencia da MTC em relação a Medicina alópatica.Ou seja,a classe médica quer que sejam os médicos a ter um exercício pleno da MTC e os restantes profissionais sejam coordenados por eles e só fariam seja o que for apenas e só com a supervissão deles.Ora isso é incomportavel e inadmissivel.Estou pouco me importando com conceitos de profissional de saúde e outras balelas sobre o que se faz ou se deixa de fazer.A questão de base(união  de todos os profissionais) é que é determinante para a expressaõ que a MTC pode e deve ter em Portugal.Acho que é nisso que se deve basear a discussão. o que fazer para que independentemente da instituição que se frequenta os acupunctores se unam para uma luta justa e que tenham voz reivindicativa e una! Penso que a questão sobre Acupunctura ou MTC tem muito a ver com a aceitação que a população em geral pode ou não ter.Quanto ao resto meu caro,quem faz a selecção não são as instituições mas o mercado
Um abraço

Agosto 09, 2009, 14:38:27 pm
Responder #10

Nuno Lemos

  • ***
  • Information Offline
  • Full Member
  • Mensagens: 218
    • Ver Perfil
    • Acupunctura
Querem voz una entre os profissionais exijam conhecimentos e formação idênticos para todos. É isso que faz a voz una. Mais sobre esse assunto nestes textos:
http://acupuntura.blogas-pt.com/uniao-e-identidade/

Também devo dizer que não entendi bem o que são profissionais de saúde, nesta discussão. Na Inglaterra existem cursos de medicina chinesa reconhecidos e pessoal que trabalha em hospitais públicos. Na Austrália igualmente. E na China, então, são às toneladas. lol A partir do momento em que a acupunctura seja regulamentada os acupunctores passam a ser profissionais de saúde reconhecidos.

Quanto aos médicos, eles só compreendem relações profissionais de submissão com outros profissionais de saúde. Infelizmente é assim e continuarão a comportar-se desta forma. No entanto o projecto actual de regulamentação garante a autonomia profissional do acupunctor, portanto comecem a defender os vossos direitos e parem de os atacar. E outra coisa, autonomia profissional, indica um curso com caracteristicas próprias que a agarantam que é o que está definido neste processo de regulamentação e é o que não acontece na maioria dos cursos existentes actualmente em Portugal.
Para mais info9rmações ver:
http://acupuntura.blogas-pt.com/category/5mtc-e-sociedade/regulamentacao/

Mais, os méedicos não são os únicos responsáveis por ainda não estarmos regulamentados. Deixo aqui mais um texto:
http://acupuntura.blogas-pt.com/porque-ainda-nao-se-encontra-a-acupunctura-regulamentada/
http://acupuntura.blogas-pt.com/credibilidade-cientifica-e-integracao-da-acupuntura-no-sns-parte-i/
http://acupuntura.blogas-pt.com/credibilidade-cientifica-e-integracao-da-acupuntura-no-sns-parte-ii/

E já dei a minha contribuição para mais umas trocas de mimos.

Agosto 09, 2009, 14:39:57 pm
Responder #11

Pedro

  • *
  • Information Offline
  • Full Member
  • Membro MC
  • Mensagens: 221
  • Diplomado
    • Ver Perfil
Nunca pensei que uma questão simples pudesse gerar tanta polémica, se calhar ela não é tão simples assim. Penso que as pessoas muitas vezes dizem as coisas sem pensar verdadeiramente sobre os assuntos, eu coloquei esta questão pois tenho duvidas em relação a poder ser considerado médico ou praticar medicina tradicional chinesa, a formação que possuo apenas posso dizer que domino minimamente a acupunctura e a fitoterapia, pois foi essa a formação que tive, em relação às outras vertentes da MTC (tuina, dietoterapia, etc) não é com seminários de um dia ou formação de 16 horas que me posso considerar um especialista nessas matérias. e como eu haverá muitas pessoas com outras formações que não têm esses conhecimentos. Poderão elas ser consideradas também especialistas em MTC. Relativamente às formações na área das ciências médicas penso que nenhuma escola de MTC deverá aprofundar muito essas matérias, pelo que é preciso muito cuidado quando as pessoas se julgam especialistas e quando olham para um Rx ou para as análises de um paciente é como se fosse um burro a olhar para um palácio, apesar de isso não ser importante para o diagnóstico oriental mas pode ser um bom contributo para conhecer a extensão do problema, e que poderemos não conseguir resolver. O conhecimento dessas matérias não só nos dará maior credibilidade junto da população que servimos mas também nos permitirá ir mais além na nossa prática e com melhores resultados.
Procura aquilo que tens,perde tudo o que não achas...

Agosto 09, 2009, 14:45:21 pm
Responder #12

Nuno Lemos

  • ***
  • Information Offline
  • Full Member
  • Mensagens: 218
    • Ver Perfil
    • Acupunctura
Pedro, em Portugal, só podes ser chamado médico se tiveres curso de medicina ocidental. Caso contrário podes ser tudo mesno médico. Já agora deixo-te aqui 2 textos do meu blogue que poderás achar interessantes. Ainda vou escrever mais sobre o assunto pelo que te aconselho a tomar atenção ao que vai saindo do blogue.
http://acupuntura.blogas-pt.com/medicos-doutores-e-acupunctores-com-tecnicos-no-meio-parte-i/

http://acupuntura.blogas-pt.com/medicos-doutores-e-acupunctores…-com-tecnicos-no-meio-parte-ii/

Agosto 09, 2009, 14:56:05 pm
Responder #13

Pedro

  • *
  • Information Offline
  • Full Member
  • Membro MC
  • Mensagens: 221
  • Diplomado
    • Ver Perfil
Caro Colega Nuno se pudesse ser acho enriquecia o debate se desse a sua contribuição nesta discussão não apenas por encaminhar para os seus textos, tenho lido alguns mas penso que a reflexão aqui gerada poderia ser apimentada com o seu cunho pessoal, e também não respondeu ao que se está a retratar neste tópico e não é a regulamentação mas sim a definição de conceitos e aplicação na prática e na realidade actual do nosso pais...
Procura aquilo que tens,perde tudo o que não achas...

Agosto 09, 2009, 15:41:33 pm
Responder #14

Milonga

  • *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
  • Mensagens: 93
    • Ver Perfil
Puxa, ainda bem que coloquei toda a gente ao barulho!Discutamos o que é essencial.Qual é o nosso ponto fraco em relação á profissão que decidimos abraçar?Qual é o impacto que ela tem na população em geral?que conhecimento médicos têm os profissionais de MTC?Sabem avaliar métodos complementares de diagnósticos?Que credibilidade eles(profissionais de MTC) têm com contexto nacional de saúde? Caro Nuno a voz una apenas significa uma coisa básica...UNIÂO!!!!
Abraços