Autor Tópico: Reunião com o José Faro  (Lida 33794 vezes)

Junho 19, 2009, 15:59:41 pm
Lida 33794 vezes

Nuno Lemos

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
    • Acupunctura
Boas pessoal. Consegui marcar para a próxima quinta-feira uma reunião com o representante da acupunctura para fazer questões sobre a regulamentação. Essa entrevista será depois publicada no meu blogue. Como este assunto tem estado na berra, presumo que tenham perguntas que queiram fazer. De qualquer forma, depois vou dar um olhadela em algumas discussões para encontrar as perguntas já feitas.
Abraço e Muitas agulhas ;D

Junho 20, 2009, 16:55:05 pm
Responder #1

Nuno Lemos

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
    • Acupunctura
Boas a reunião ficou desmarcada porque o Professor Faro tem vigilância de exames práticos. No entanto combinámos de eu reunir umas perguntas e enviar-lhas por mail. Ele responde e u publico no blogue. Se quiserem fazer perguntas coloquem nee post para eu as juntar todas e enviá-las. Vou esperar até quinta-feira e depois envio o mail.
Abraço e mitas agulhas

Junho 22, 2009, 13:37:57 pm
Responder #2

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil
Nas respostas, quando aplicável, agradeço a citação ou referência de pontos relevantes da proposta.

- Quão insistentemente pediu que toda a proposta fosse posta em discussão pública?
- Quais foram as conclusões da DGS findo o período de discussão?
- Que alterações houve desde a discussão pública na proposta que disse recentemente ir apresentar ao Ministério em Julho?
-- Quantas e quais alterações foram motivadas pelas muitas propostas e comentários que houve desde o início do processo?
-- Onde e como pode o público ter acesso a esse documento, já que esse direito está legalmente previsto?

- Como justifica que a actual proposta crie Comissões e Conselhos que dão lugar a cargos potencialmente vitalícios e escolhidos pelas mesmas pessoas que estão a elaborar esta proposta de Regulamentação?
-- Porque têm as mesmas não-acupunctores a avaliar (futuros?) acupunctores na sua estrutura ao contrário das outras Ordens profissionais?
--- Está prevista a saída desses não-acupunctores das Comissões/Conselhos?
--- É pela ausência de processos eleitorais democráticos que toda uma classe deve ficar sujeita a vontades institucionais ao invés de ser avaliado e ver os seus interesses defendidos *perante essas instituições governamentais* por representantes que sejam acupunctores?
- Porque não admite a proposta qualquer tipo de eleições ou de processo eleitoral em nenhuma das etapas da regulamentação ou aplicação da dita?
-- Porque não admite o Sr. processos eleitorais para as representações mais gerais (alegada ausência de reconhecimento) mas depois admite na proposta a eleição de um profissional eleito pelas Associações/Federações para o CRPA (3.2.1)?
- Como defende que quem legisla aplique também a Lei?
-- Como defende que num cenário em que haja aplicação de sanção por parte do JCPA, o organismo para o qual se deve recorrer seja o próprio JCPA?
- Como lida com um cenário futuro em que as centenas de pessoas, já reconhecidas como profissionais, que discordam desta proposta e que não se revêem na constituição de futuras comissões exijam processos eleitorais?

- A ser aprovada e publicada, como irá funcionar a aplicação desta regulamentação aplicada a outras acupuncturas que não a Chinesa já que é a única que se vê regulamentada ao pormenor?
-- Irá ser aplicada da mesma forma ás outras acupuncturas no que toca ao reconhecimento dos profissionais ou as mesmas serão ostracizadas? Com que critérios?
- Como lida esta proposta com o direito de estabelecimento e de livre prestação de serviços e consequente aceitação de acupunctores com formação e reconhecimento profissional de outros Estados-Membros da UE?

- Numa altura em que a maioria dos cursos superiores estão já reformados pelo processo de Bolonha (e os que não estão, estarão em breve), esta proposta assume exigências que vão contra as exigências normalizadas e tidas como aceitáveis pela UE - cargas horárias, regimes presenciais versus avaliação e demonstração de conhecimentos (vide Lei de Bases do Sistema Educativo).
-- No passado referiu que uma das razões era que "o exercício autónomo das profissões na área da saúde, nomeadamente a de Acupunctura, lei 45/2003 – artigo 5º, requer um número de horas mínimas de formação compatíveis com as exigidas ao nível 5A da escala da Comunidade Europeia.", porém tal não se encontra no artigo nem em lugar algum da lei.
-- Porquê uma escolha aparentemente arbitrária e sem base que o justifique de forma objectiva (e quiçá científica)?

- Quem vai ratificar/reconhecer a formação das pessoas que aplicarão a Lei?
-- Como serão reconhecidos os cursos tendo sido leccionados por pessoas que não tinham os seus cursos reconhecidos?
-- As mesmas estarão sujeitas a avaliação?
--- Se sim, por quem?
- Sendo que neste momento ninguém é Acupunctor reconhecido, porque não se aplicam os mesmos critérios de avaliação a todos de forma justa e igual (um exame nacional para *todos*, como o próprio Nuno Lemos concordou neste fórum a 29/14/'08, elaborado a pedido por uma ou duas escolas Chinesas no caso da Acupunctura Chinesa, ou a quem de direito na OMS por exemplo) dado que o que está em causa é o conhecimento e capacidade profissional?
- Porquê reavaliações/renovações de 5 em 5 anos ao contrário de todas as outras classes profissionais representadas por Ordens?

- Como relaciona o facto de ter uma escola de MTC com o actual texto que esta comissão propõe?

- Como viu a Resolução apresentada pelo Bloco de Esquerda a 23 de Janeiro deste ano, que teve apoio de todos os grupos parlamentares excepto do PS (que dias antes tinha anunciado que também estaria a favor)?

- Qual a sua posição pessoal, qual a posição da comissão e qual o papel da proposta no recente caso de cobrança de IVA aos Acupunctores vs. Médicos Acupunctores (tributação, efeito placebo, ...)?

Assim de repente acho que condensei tudo. Procurei questões e dúvidas que foram sendo postadas por mim e por outros, pelo que se alguém quiser corrigir ou melhorar algo é só pedir-me (de preferência por mensagem privada) e eu edito se necessário.

« Última modificação: Junho 25, 2009, 00:38:22 am por Andre »

Junho 24, 2009, 12:46:52 pm
Responder #3

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Amanhã acaba o prazo. Anda tudo distraído, desinteressado ou eu sou aquela máquina e já fiz as perguntas todas possíveis?...

Junho 24, 2009, 23:12:54 pm
Responder #4

Tuska

• Visitante
Boa noite,

André, como já sabes, e da minha parte, é mesmo porque és "aquela máquina". :)

A única rectificação a fazer, é que não se trata de uma proposta de Lei, mas sim de uma proposta de regulamentação da Lei que já existe, ou seja, há-de vir a ser um Decreto-Regulamentar, acho eu. De resto, impecável.

Bj,

Rita

Junho 25, 2009, 00:39:05 am
Responder #5

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Tens razão, corrigido!

A parte de ser aquela máquina era humor :D

Julho 14, 2009, 23:41:48 pm
Responder #6

Tuska

• Visitante
Nuno, já passaram quase 3 semanas desde o fim do prazo, ainda não há novidades? Estamos a meio de Julho, o mês em que era suposto a Comissão entregar o documento final ao Min. da Saúde...

Sim, tenho que admitir que estou preocupada... Diz qualquer coisa :)

Bj,

Rita

Julho 15, 2009, 09:56:04 am
Responder #7

tfer

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
  • Aluno APA-DA 2º ano
    • Ver Perfil
È verdade....

PArece que o Nuno tem muitas boas intenções mas o José Faro deve andar com uma laringite muito forte que não o deixa falar.

Abraços.

Tfer
Tino Ferreiro

Doenças graves: Ingratidão, deslealdade e falta de honestidade..............e não têm cura.

Julho 15, 2009, 11:47:27 am
Responder #8

Nuno Lemos

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
    • Acupunctura
vou ter uma reunião na quinta-feira mas é para falar sobre assuntos relacionados com a escola. E não, o José Faro não tem nenhma laringite, tem sim imenso trabalho por causa da gestão dos exames.... estamos em época de exames se bem se lembram... lol
De resto quando eu tiver alguma coisa publico-a no blogue.
abraços

Julho 16, 2009, 11:10:57 am
Responder #9

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Se ele tivesse alguma laringite com certeza o Nuno a trataria num instante  8)

Eu cá continuo à espera, e a estranhar todo o silêncio tanto da comissão como da DGS nesta altura tão delicada para a Regulamentação.

Julho 16, 2009, 11:30:08 am
Responder #10

Tuska

• Visitante
E a laringite não seria impedimento pois as respostas serão dadas por e-mail... :)

O silêncio da DGS eu compreendo, andam atrapalhados com a gripe. E agora é o período de férias, em Setembro as eleições, depois têm que fazer as malas, depois a tomada de posse, os novos têm que desempacotar as coisas, entretanto já se meteu o Natal, depois a Páscoa, e... Não é que já estamos no Verão outra vez??

Enfim (suspiro...) lol

Julho 16, 2009, 12:47:14 pm
Responder #11

marta_dcp

• *
  • Information Offline
  • Newbie
  • Membro MC
    • Ver Perfil
ah ah ah

e não é que é mesmo assim?  :D

Agosto 09, 2009, 23:48:22 pm
Responder #12

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Então Nuno, como vai isto? Ainda há exames na ESMTC?

Agosto 15, 2009, 01:39:43 am
Responder #13

Nuno Lemos

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
    • Acupunctura
Ainda não recebi nenhuma informação.

Agosto 17, 2009, 18:56:12 pm
Responder #14

Andre

• *