Autor Tópico: dor pós operatoria  (Lida 10197 vezes)

Dezembro 13, 2008, 20:12:26 pm
Lida 10197 vezes

Rogerio Nunes

• *
  • Information Offline
  • Newbie
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Alguem me pode ajudar?

Depois de uma intervenção cirurgica na mandibula inferior, para 2 pivot's (molas para placa), como acalmar as dores?

Obrigado

Rogério Nunes
Passo a passo se faz o caminho...

Dezembro 14, 2008, 00:40:00 am
Responder #1

Milonga

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Caro Colega.Há alguma confusão nos termos e conceitos, quer em relação a anatomia da cabeça e pescoço quer das  técnicas usadas em medicina dentária.A  mandibula refere-se ao maxilar inferior e a maxila ao maxilar superior.Qto aos pivot´s não são mais do que coroas por cima de raizes naturais.Provavelmente o que se refere devem ser atachtament´s ou  mesas de amálgama usadas para suportar as próteses dentárias ou ainda o mais provável implantes dentários??? Pelo que descreve.....Qto as dores nada melhor que um analgésico(clonix)  e eventualmente um anti-inflamatório(Aulim).A MTC em casos agudos é lenta pelo que é melhor recorrer a medicina alópatica.

Dezembro 14, 2008, 09:44:35 am
Responder #2

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
MTC em casos agudos é lenta??Quem diria...estamos sempre aprender!
A minha sugestão para pontos de acupunctura para dor no maxilar inferior sao:
5E,6E,7E,4IG,20IG,34Vb(sem medo de inserir a agulha e de estimular em dispersão)
Um abraço
Medicina desportiva não-convencional

http://mtcdesporto.wordpress.com

* Acupunctura
    * Massagem Terapeutica Tui Na
    * Medicina herbal

Dezembro 14, 2008, 21:55:08 pm
Responder #3

Milonga

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Tira as dores numa situação pós-cirúrgica?Com ou sem electro?Com os pontos que refere?Vou acreditar que é possível e exprimentar em clínica.Já agora, qto tempo deixa as agulhas?pq o 34vb? Agradecido.

Dezembro 14, 2008, 22:21:59 pm
Responder #4

Rogerio Nunes

• *
  • Information Offline
  • Newbie
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Obrigado pela vossa resposta.
Quanto à maxila ou mandibula, devo referir que quando escrevi o texto, estava debaixo de pressão e as palavras não me saiam, de qualquer forma Milonga tens razão é maxilar inferior e superior, em termos de anatomia, pelo erro da pressa me penitencio.

Quanto à electro estimulação penso ser verdade que só com electro estimulação, pois o "protocolo" referido foi por mim tentado e não deu grandes resultados.

Já agora onde se pode adqurir um aparelho de electro estimulação e alguém sabe quais os preços?

Abraço e obrigado.

Rogério Nunes

Dezembro 15, 2008, 00:22:10 am
Responder #5

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
A electro é apenas uma forma de estimulaçao mais intensa e continuada, certamente a electro pode ajudar, mas os resultados sem electro podem ser igualmente bons.
Agulhas ficam cerca de 30min e tratamentos diários, não esperem milagres com tratamentos 1x por semana.
O 34Vb é um ponto distal, miorelaxante, ponto mestre dos músculos e tendões, regula o qi e alivia a dor. Para alem de ter uma particular admiração por este ponto.
O 36E tambem pode ser incluido...experimente á vontade que resulta se for bem feito.
Um abraço

* Acupunctura
    * Medicina herbal

Dezembro 16, 2008, 22:24:21 pm
Responder #6

Milonga

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
De todo Rolando,penso que assim se aprende bastante.Não me parece que haja falta de respeito, mas eu pergunto se o colega que defende que se pode eliminar a dor após uma cirúrgia, utilizando  pontos de acupunctura, se já alguma o fez.Não me interessa as teorias mas sim se tem experiência própria.Eu sou da área da Medicina Dentária e estava mto interessado em sabe-lo.Não quero como resposta teorias distítuidas de substrato.E se for verdade, tenho algumas pacientes, com alergias a analgésicos, talvez o colega pudesse ajudar-me.Um abraço
« Última modificação: Dezembro 16, 2008, 22:31:31 pm por Milonga »

Dezembro 16, 2008, 23:02:35 pm
Responder #7

tfer

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
  • Aluno APA-DA 2º ano
    • Ver Perfil
Va lá colegas!
dem uma maninha a Milonga que parece que está aflito. Sinto não poder ajudar-te mas como outros sou mesmo caloiro. Mas com certeza colegas mais experientes vão dar-te as dicas que precisas.

Acho bem que perguntes se assim consegues ajudar aos teus pacientes, é para isso que todos estamos aqui, para estudar, aprender e partilhar.

Não se deve confundir uma patologia com uma sintomatologia, por isso desde a minha nula experiência acho que Milonga fala de uma sintomatólogia e pede uns pontos para aliviar a dor, não pede um diagnóstico.

Espero que te consingam tirar as dúvidas e consigas as dicas que precisas.

Bom estudo a todos.

tfer
Tino Ferreiro

Doenças graves: Ingratidão, deslealdade e falta de honestidade..............e não têm cura.

Dezembro 16, 2008, 23:04:41 pm
Responder #8

tfer

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
  • Aluno APA-DA 2º ano
    • Ver Perfil
enganei-me já reparei que é Rogelio quem precisa das dicas.

Abraço.

tfer.
Tino Ferreiro

Doenças graves: Ingratidão, deslealdade e falta de honestidade..............e não têm cura.

Dezembro 17, 2008, 10:25:53 am
Responder #9

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
Ola!
O problema de estudar as 2 medicinas é que depois nao se consegue fazer a distinção.
Em Medicina Chinesa a existem essencialmente 2 tipos excesso e vazio e dentro destes uma enorme quantidade de outros tipos.
E sem grande teoria e discursos digo que acupunctura é o melhor analgésico, nao so pela eficácia, mas por nao ter efeitos secundários quando bem aplicada.
Na realidade nunca me chegou com um paciente com dor pos-operatoria desse tipo de cirurgia. Tenho tratado muitos outros tipos de dor em que o principio é sempre o mesmo e resulta na perfeição.
Se a Milonga tem a possibilidade de experimentar, nada melhor que o fazer, ao inves de aceitar os pontos que indiquei. Eu se tivesse no seu lugar nao perdi a oportunidade.

Caro Rolando.
Visto ser um aluno que agora inicia os estudos em Medicina Chinesa, aconselho-o a retomar esta conversa daqui a uns anos e com muitos casos experimentados, pois terei todo o prazer em discutir a selecçao de pontos para a dor.
Um abraço

* Acupunctura
    * Medicina herbal

Dezembro 17, 2008, 21:54:42 pm
Responder #10

Milonga

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Caro colega,escusa de recitar teorias pq tal como o colega tb estudo MTC,e o que noto é que o colega deve ser recém formado.Sem querer ser rude acho que pouco percebe de fisiologia e não tem noção sobre os limites da MTC.Um conselho lhe dou:qdo defender alguma coisa,faça-o com conhecimento de causa,não pq leu!
O meu comentário não foi inocente,já solicitei ajuda pessoas com anos de experiência em MTC, e o resultado é o mesmo.Em fase aguda o clonix resulta melhor!!!!
Um abraço

Dezembro 18, 2008, 00:06:16 am
Responder #11

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
Tudo bem Milonga.
Se essa é a sua opiniao, aceito...Bons estudos na MTC como hobby.
Continuo pela minha reduzida experiencia e conhecimentos fisiologicos acreditar que acupunctura é melhor que o clonix.
Um abraço

* Acupunctura
    * Medicina herbal

Dezembro 18, 2008, 00:43:37 am
Responder #12

Milonga

• *
  • Information Offline
  • Jr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Mas como não sou hermético gostaria até de aprender com tão ilustre colega.Mas se o seu tratamento para a dor é tão eficaz dê aulas ao Prof Farnazieri pois no curso de acupunctura da dor o mesmo não afirmou em nenhum momento que a acupunctura resolvia de imediato a dor(entenda-se aguda).Devo-lhe dizer que o homem percebe mesmo de acupunctura.Mas o que é um prof.ao lado de um Guru!!Nada!!
PS.Embora as palavras possam não ser simpaticas apenas estamos a discutir pontos de vista.
Um abraço

Dezembro 18, 2008, 22:39:46 pm
Responder #13

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
Milonga comprou a maquina?O importante é a maquina!!
Lamento mas so posso falar da minha curta experiencia como terapeuta e que tem sido muito boa no tratamento da dor aguda.
Quando á comparaçao com o Prof Farnazieri tem a sua piada...talvez um dia perceba o porque ou talvez nao.
Se quiser experimentar o protocolo que lhe indiquei tudo bem, senao paciencia...
Boa sorte na sua pratica clinica
Um abraço

* Acupunctura
    * Medicina herbal

Dezembro 18, 2008, 23:49:30 pm
Responder #14

Rogerio Nunes

• *
  • Information Offline
  • Newbie
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Peço imensa desculpa por toda a confusão que eu acabei por "armar" com a minha questão.
Devo antes de tudo agradecer a todos aqueles que contribuiram para que eu aprendesse um pouco mais sobre MTC.
Deixem-me dizer-vos uma coisa!
Não vale a pena existir tanta discussão entre todos. Somos todos aprendizes de MTC, uns já formados, outros no inicio, outros a meio a do curso. Quanto a mim estou no 2º ano, confesso que está a ser dificil, mas tenho tentado aprender os trajectos do meridianos tendino musculares, dos meridianos curiosos, (comecei agora a aprender a rede de meridianos que cobre o corpo humano) passei a pereceber que neste meridianos corre energia Yan e Yin, passei a perceber que existem bários niveis de energia, o que é um vazio ou uma plenitude, e amigos ainda tanto tenho para perceber, para estudar, para aprender.
Sei que se chegar ao fim do curso, continuarei humildemente a ser um aprendiz até morrer, porque 3000 a 4000 de conhecimento, não se resumem em 5 anos ou 6 de curso.
Com tudo isto passei a saber que o Merdiano IG gere a maxilar inferior, igualmente passei a saber e aperceber que o ponto E5, E6 e E44 são pontoa importantes numa nervalgia ao nivel do maxilar inferior.
Õbrigado a todos

Rogério Nunes