Autor Tópico: Esclerose Multipla  (Lida 17980 vezes)

Julho 07, 2008, 14:07:45 pm
Lida 17980 vezes

Anabela

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Boa tarde

Alguem tem matéria sobre este assunto por tratamento em MTC ou sites onde possa ir procurar, visto ser doença do sistema nervoso central. Obrigado

Julho 07, 2008, 19:16:49 pm
Responder #1

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil
A Esclerose Múltipla para a MTC é, há já milhares de anos, apenas uma das várias manifestações de um Síndroma Wei. Energética e etiologicamente falando, é um síndroma simples de entender por alguém com formação na área.

Em todo o caso, talvez tenhas mais sorte procurando por "síndroma wei" ou dizendo o que pretendes saber especificamente já que é um assunto algo vasto.

Julho 08, 2008, 13:35:31 pm
Responder #2

taniasantos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Olá André.

Li a tua questão relativamente à Esclerosa Múltipla. Sei bastante sobre a doença, uma vez que, o meu pai é portador de EM à já 20 anos. Convivo com essa doença desde de que me lembro de existir, só que ainda não a "vi" aos olhos da MTC, talvez por ainda não me ter iniciado no ramo.
Diz-me com olhos de profissional de MTC que és, o que dizes sobre a EM e, como melhorar a qualidade de vida dos seus portadores, visto que, é uma doença que não tem cura e vai-se agravando com o passar do tempo.
No caso do meu pai, esta já se encontra em estado semi-avançado. Ele começa agora a ter algumas dores na perna, o corpo está a encurvar-se cada vez mais e, a paralisação está a começar a manifestar-se. Já caminha à vários anos apoiado por bengala e, temos a casa adaptada para evitar quedas, uma vez que, já o tivemos que levar vezes sem conta para o hospital devido a quedas por falta de equilibrio!
Pertencemos à Associação Nacional de Esclerose Múltipla e, vamos verificando o "estado" em que alguns doentes se encontram, sendo bastante desencorajador.
O que pensas tu sobre esta doença, que ainda não é conhecida o suficiente e, somente quem convive com portadores de EM é que sabe o que ela realmente é, e como é dificil conviver com estas pessoas.

Obrigada  ;)

Julho 08, 2008, 14:57:45 pm
Responder #3

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Como este é um tema que interessa a muita gente, vou fazer um post mais completo sobre o assunto.

Começando pelo início, para a MTC as doenças auto-imunes (e degenerativas evolutivas crónicas) são Síndromas Wei. Na MTC a Energia Wei (Wei Qi) é o equivalente ao nosso sistema imunitário e é esta a energia responsável por nos defender das agressões exteriores (energias ditas "perturbadas" (vento, frio, humidade, calor)). O que acontece nas doenças auto-imunes é que o nosso sistema imunitário começa a lutar contra si mesmo e nos síndromas Wei o que se verifica é um vazio/défice extremo desta energia*.

A energia Wei é produzida pelo corpo através dos alimentos ingeridos utilizando o Baço/Estômago, Fígado e o Rim. Em casos destes, a MTC trata o síndroma repondo a produção da energia Wei (tonificando os órgãos (supracitados) envolvidos na sua produção) e diminuindo o seu desgaste (através de ajustes na dieta e estilo/hábitos de vida) almejando restabelecer o equilíbrio e assim conseguir parar a evolução da doença ou mesmo revertê-la.
Além disto, podemos também actuar de forma mais focada no que for o estado actual da evolução da doença melhorando a qualidade de vida e diminuindo os sintomas da dita - o cansaço, o tremor, as dores musculares e articulares, a depressão/ansiedade/desmotivação, atrofia muscular, etc.

Espero ter ajudado :)

*- para ser mais exacto, o que acontece é que devido a esse vazio extremo da energia, dá-se um atentado de uma energia dita "perturbada" que penetra no organismo e atinge a energia Yin do Baço-Pâncreas e Estômago.

Julho 08, 2008, 17:26:47 pm
Responder #4

taniasantos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Olá golfinhoselv

Quando me dirigi ao André relativamente ao tema Esclerose Múltipla, também era para ti, uma vez que, foste tu quem iniciou este assunto. Qualquer dúvida que tenhas relativamente a esta doença, se quiseres, podes esclarece-la cmg. Como tenho experiencia com estes doentes, talvez te possa dar uma ajuda; à excepção aos olhos da MTC, visto que, ainda não enverredei pela área. Irei-me inscrever para o próximo ano lectivo, por enquanto, ando a tirar muitas dúvidas.

Quanto à resposta do André agradeço. Espero que, ao formar-me em MTC, possa vir a ajudar tanto o meu pai, como todos os outros portadores de EM, que bem precisam!

Cumprimentos

Julho 08, 2008, 23:17:45 pm
Responder #5

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Quanto ao teu pai, aconselho-te a não esperares por esse dia e a fazer com que ele comece o tratamento o quanto antes. Nestes casos (e nos outros todos também, mas nestes especialmente por serem problemas que não param de piorar) quanto mais tarde mais difícil é de ajudar o doente a parar a evolução (e ainda mais a regredí-la).

Julho 09, 2008, 17:46:41 pm
Responder #6

Anabela

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Ola

Obrigado pele ajuda,  toda a documentaçao que me possam fornecer ou sites a visitar agradeço.

Anabela

Julho 11, 2008, 17:40:40 pm
Responder #7

taniasantos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Olá Anabela :)

Existem imensos livros sobre Esclerose Multipla inclusive, saiu agora um, escrito por um enfermeiro (penso eu, mas não tenho a certeza)cujo título é mesmo o nome da doença: Esclerose Multipla. Está à venda em qualquer livraria ou hipermercado e, custa apenas 12€.
Se quiseres posso-te colocar em contacto com o Presidente da ANEM (Associação Nacional de Esclerose Múltipla). Também tenho um trabalho académico, desenvolvido pela minha irmã sobre a doença. Caso necessites, dispõe.

Abraço ;)

Julho 23, 2008, 13:43:24 pm
Responder #8

Anabela

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Ola Tania se pudesses arranjavas-me entao esse teu trabalho académico. Minha amiga começou ntem tratamento e está desmotivada, revoltada até. Aconselhei-a se é que se pode registar-se na ANEM para poder esclarecer uma série de dúvidas que tem sobre o assunto. Que me dizes? Obrigado por tudo.

Anabela

Julho 23, 2008, 15:01:12 pm
Responder #9

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Que tipo de tratamento iniciou?

Julho 24, 2008, 12:20:00 pm
Responder #10

Anabela

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Bom dia

O Tratamento é injectavel todos os dias, nao sei o nome, qd souber digo apenas sei k é o que tem menos efeitos secundários.

Julho 24, 2008, 12:44:21 pm
Responder #11

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Não está a fazer nada relacionado com MTC então?

Julho 25, 2008, 10:12:47 am
Responder #12

Anabela

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Bom dia

Para já nao está a fazer nada de MTC.Já a aconselhei mas é tudo mt novo para ela e esconhecido, quem sabe brevemente ela lendo relatos de pessoas k fazem tratamentos pela MTC. Poderia fazer em simultaneo com medicação que esta tomar?

Obrigado

Julho 25, 2008, 13:01:22 pm
Responder #13

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Com certeza que poderia.
A questão de ser novo e desconhecido tem de se tornar razão para investigar e ir à luta. Esta doença não espera por ninguém.

Julho 25, 2008, 14:35:16 pm
Responder #14

Anabela

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Ésta está a tomar o copaxone 20 mg. Penso k é existe alguma dificuldade de aceitaçao e o psicológico é o que está mais debilitado neste momento.

Ela está disposta a is à luta apenas está a cair no problema agora.

Obrigado