Autor Tópico: Alguém me esclareçe esta questão pvf?  (Lida 14593 vezes)

Julho 06, 2008, 00:40:58 am
Lida 14593 vezes

taniasantos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Olá

Há já uns tempos que me começei a interessar fortemente pela Medicina Tradicional Chinesa. Depois de imensas pesquisas, decidi tirar o curso de MTC, no entanto, devido a questões várias, apenas o posso fazer (em princípio) no próximo ano. Como vivo no Porto, começei a pesquisar várias instituições na zona onde me poderei qualificar, sendo que, achei o Instituto Português de Naturologia (IPN), o mais interessante e, possívelmente o mais qualificado para tal. Ao falar com uma rapariga que trabalha numa ervanária onde têm consultório de MTC, esta disse-me que o melhor seria ir para Lisboa e tirar o curso na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa porque, esta isntituição era a única do país, que atribui diploma de ensino equivalente a Licenciatura, enquanto que, o IPN apenas me dava um certificado profissional. Fiquei um pouco em pânico porque não quero mesmo ir para Lisboa e não tenho condições para tal! Será que alguém me pode dar uma opinião em relação a este assunto? Já contactei uma vez com Nuno Lemos e, este informou-me que deveria ingressar pela escola que eu achasse me desse melhor qualificações e mais prática clinica. Achei então, que o IPN seria uma boa escolha, mas depois do que a rapariga da ervanária me disse fiquei desiludida porque, não posso mesmo ir para Lisboa.
Agradecia que alguém me desse uma opinião relativamente a este assunto.

Obrigada.

Cumprimentos! ;)

Julho 06, 2008, 19:14:07 pm
Responder #1

Miguel Gomes

• Information Offline
  • Sr. Member
  • Administrador
    • Ver Perfil
    • Neturalmente

Segundo o site do IPN,

1) Dar formação de nível superior na Medicina Chinesa

Logo, está exactamente nas mesmas condições da ESMTC.

Se achas que a melhor opção para ti é o IPN, podes optar perfeitamente por esse instituto, que terás a possibilidade de exercer Medicina Tradicional Chinesa. Não precisas de ir para Lx.

Aliás todas as escolas, no âmbito da nova lei das Terapias Não convencionais, terão de se adaptar ao regulamento, criando todas as condições para que os seus alunos exerçam a MTC.

Cumprimentos

Miguel

Julho 07, 2008, 01:35:17 am
Responder #2

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil
Nenhuma escola te dá curso superior nenhum. No máximo dão-te um curso que equivalente ao que é considerado e creditado como tal noutros países. Para efeitos legais, em Portugal, o teu curso será uma mera formação não reconhecida.
Depois da regulamentação e da acreditação é que vamos ver o que é o quê.

Agora, ir para Lisboa por causa do curso da ESMTC, parece-me ser um investimento de tempo, dinheiro e logística completamente absurdo. Se és do Porto, como eu sou (ou mais ou menos), aconselho-te IPN ou APA-DA. Só posso falar do curso da APA-DA pois é o que conheço por experiência própria e garanto-te que se chegares ao fim do 5º ano, estás preparada para exercer competentemente MTC.

Em relação ao IPN, há um Polo deles aqui mesmo à minha porta, e do que sei têm professores competentes. A divisão curricular parece-me um pouco discutível e algumas coisas são claramente para fazer render o peixe. Na minha opinião, um só ano de farmacopeia (partindo do principio que corresponde à Fitoterapia) é manifestamente pouco para a importância da mesma (que é maior do que a da acupunctura) e um curso com aulas todos os dias dar-se-ia no máximo em 3 anos.

O melhor conselho que te posso dar é que exponhas todas as tuas duvidas, preconceitos e impressões antes de tomares uma decisão. De preferência a pessoas sem interesses num lado, noutro ou... noutro ;)

Julho 07, 2008, 10:42:46 am
Responder #3

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
Olá tania!
Eu nao concordo que ir para lisboa seja um investimento assim tao absurdo, uma vez que conheço pessoas que vieram do Brasil para lisboa e nao se arrependeram.

Quanto a equivalencia a cursos superiores em portugal, esta tudo em igualdade sejam cursos de fim-de-semana ou com aulas diarias, ou seja se te apetecer ler um livro e sentires uma iluminação divida e decidires colocar agulhas tambem podes...

Quanto ao IPN no porto sei que a qualidade de ensino é bastante boa, julgo que seria uma aposta sensata e inteligente.

Investe no que considerares melhor!
Um abraço
Medicina desportiva não-convencional

http://mtcdesporto.wordpress.com

* Acupunctura
    * Massagem Terapeutica Tui Na
    * Medicina herbal

Julho 07, 2008, 11:19:27 am
Responder #4

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Olá tania!
Eu nao concordo que ir para lisboa seja um investimento assim tao absurdo, uma vez que conheço pessoas que vieram do Brasil para lisboa e nao se arrependeram.
Sendo que no Brasil existem cursos reconhecidos pelo próprio governo (se não estou em erro) e com professores como o Dr. Eduardo Brasil, de facto vir para Portugal de propósito para fazer um curso deste género faz imenso sentido e não é nada absurdo.
Por outro lado, os mártires da Malásia também se crucificam e auto-flagelam e não se arrependem  ;D

Julho 07, 2008, 13:32:27 pm
Responder #5

taniasantos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Obrigada a todos os que me responderam. Hoje vou ao IPN tirar umas dúvidas e, talvez vá também à APA-DA.
Dúvidas é o que mais tenho, visto que, tirei uma "porcaria" de licenciatura em Gestão do Património Cultural (curso superior que forma técnicos para exercerem funções em instituições culturais, como museus, bibliotecas, galerias de arte, casas-museu, arquivos municipais entre outros; dá igualmente competência para o exercício de funções na área do turismo cultural), e de nada me valeu! Fui enganada durante cincos longos anos por docentes que nada mais queriam do que manter-nos lá para ganharem os seus ordenados (bem elevados!). Diziam maravilhas do curso e, esqueçeram-se de nos dizer que somente com uma venlente cunha é que conseguimos algo! Já me licenciei desde Maio do ano passado e, até hoje, ainda não abriu nenhum concurso público para poder sequer concorrer!
Com esta conversa toda, quero apenas transmitir que adoraria poder formar-me em MTC, mas tenho bastante receio de ser enganada e, de mais tarde, não poder exercer!  :-[
E se a MTC nunca for reconhecida em Portugal? E se for banida de vez? Hummm.... não sei mesmo o que fazer....   :'(

Quem quiser pode deixar aqui as suas opiniões...

Abraços

Julho 07, 2008, 13:40:50 pm
Responder #6

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Banida nunca será. Há demasiado dinheiro a ganhar por parte do próprio Governo... e se assim é, já sabes que é tão certo como amanhã ser dia :)
Quanto ao reconhecimento, ele já existe, não existe é regulamentação. Talvez seja para breve, talvez ainda demore um pouco mais.

Julho 07, 2008, 16:03:39 pm
Responder #7

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
Andre o teu problema é muitas vezes falares sem saber.

No brasil nao existe nenhum curso como aqueles que existem em algumas escolas em portugal, existem apenas formações ou "cursinhos" como eles chamam.

Eu pessoalmente nao me importo de me auto-flagelar por um curso que sei que tem reconhecimento internacional nas melhores escolas por exemplo na Suiça, Inglaterra e Canadá (Paises onde a MTC é regulamentada), e atenção que disto tenho a certeza porque conheço os alunos pessoalmente que se mudaram nao foi algo que ouvi nos corredores.

Eu nao me arrependo nada do investimento que tenho feito tanto a nivel pessoal como economico. Mas cada um sabe de si...

Tania banida ninguem será, podes ficar tranquila quanto a isso.

Um abraço

* Acupunctura
    * Medicina herbal

Julho 07, 2008, 19:06:45 pm
Responder #8

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Andre o teu problema é muitas vezes falares sem saber.

No brasil nao existe nenhum curso como aqueles que existem em algumas escolas em portugal, existem apenas formações ou "cursinhos" como eles chamam.
Como aquela vez que te esclareci quanto à História da MTC? ;)

Adiante, em 5m de googling:
http://www.abapuntura.com.br/
http://www.abacocba.org.br/
http://www.acupuntura.org.br/
...a não ser que por "formações" ou "cursinhos" te refiras a "cursos que não seriam aprovados pela actual proposta de regulamentação". Aí não sei, mas é muito provável que estejas certo... mas num país onde há profissionais como o Dr. Eduardo Brasil, muito mau não hão-de ser os ditos.

Eu pessoalmente nao me importo de me auto-flagelar por um curso que sei que tem reconhecimento internacional nas melhores escolas por exemplo na Suiça, Inglaterra e Canadá (Paises onde a MTC é regulamentada), e atenção que disto tenho a certeza porque conheço os alunos pessoalmente que se mudaram nao foi algo que ouvi nos corredores.
Nem eu porque o meu curso também o é e não precisei de me mudar para outra cidade, mas essencialmente não estou preocupado porque sei que termino o curso a saber o que preciso para exercer a profissão de Profissional da Medicina Chinesa sem dever nada a ninguém :)

Julho 07, 2008, 20:30:45 pm
Responder #9

tesourosmc

• Information Offline
  • Full Member
    • Ver Perfil
Meu caro Andre!
Ja percebi que tens alguns problemas de comunicação, e que nao é apenas comigo...enfim!

Eu disse cursos como alguns em Portugal e dos links que mostraste nenhum é semelhante aos cursos a que me referia.

E andre nao compares o teu curso ao meu sff...se estas feliz com as tuas habilitações, fico feliz, mas nao faças esse tipo de comparação. Pareces-me ser uma pessoa suficientemente inteligente para nao cair nesse erro.

* Acupunctura
    * Medicina herbal

Julho 07, 2008, 20:34:10 pm
Responder #10

Miguel Gomes

• Information Offline
  • Sr. Member
  • Administrador
    • Ver Perfil
    • Neturalmente

Bem...

Nao vale a pena continuar com as discussões estéreis entre escolas.

Já sabemos que ninguém muda de posição.

Por isso, cada 1 deve apresentar a sua opinião à Tânia, e deixá-la decidir em consciência!

Abraço,

Miguel

Julho 07, 2008, 20:38:28 pm
Responder #11

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Bem me parecia que era nesse sentido que se estava a querer desenvolver a discussão, o que é pena porque só prejudica a Tânia ::)

Julho 07, 2008, 23:22:13 pm
Responder #12

sofia

• Visitante
           Boa noite Tania!
  Não posso dar conselhos sobre o curso que tens de escolher.
So quero diser uma coisa, que sei pela espriencia propria. Se temos muitas duvidas - sera vala pena ....? Quando estamos no camihno certo,duvidas desaparecem completamente.Boa sorte!

Julho 08, 2008, 13:20:30 pm
Responder #13

taniasantos

• *
  • Information Offline
  • Newbie
    • Ver Perfil
Bom, estou a ver que as minhas dúvidas deram pano para mangas... Por favor, não quero mal entendidos por minha causa :-\ O que pretendo com as minhas questões é que os "entendidos" na matéria me aconselhem (apesar de ter verificado que cada um tem opiniões distintas), mas entre cada conselho, irei tentar tirar o melhor proveito!
Algum de vocês já exerce MTC? Já acabaram o curso? Já agora, o que mais gostava de saber é porque uns discutem pela APA-DA, outros pelo IPN e outros pela ESMTC??!!! Desculpem se vos chateio com estas questões, mas sou nova no ramo e, penso que, seja natural colocar dúvidas que talvez para vocês não tenham cabimento :)
Uma das coisas que me preocupa e, penso regularmente nisto, é o facto de o curso de MTC ter uma duração de 4 a 5 anos; um custo elevadíssimo e, para agravar ainda mais a situação, terei que pela primeira vez, estudar e trabalhar! É que os meus pais já me pagaram uma Licenciatura (bastante custosa e, de que, nada valeu!)  e, obviamente, não me irão pagar outro curso! Para além disso, já não vivo com os meus pais o que dificulta, de certa forma, o facto de me querer formar em MTC, por causa, dos custos. Algum de voces formou-se e trabalhou ao mesmo tempo? Já me informaram que isso é comum entre os alunos de MTC; que a maior parte estuda e trabalha e, com força de vontade e, com a certeza das minhas convicções, irei conseguir alcançar a minha ambição. O que pensam voces disto?

Obrigada pelas respostas! :) É sempre bom ter alguém do ramo com quem possa esclarecer tantas dúvidas  ;)

Julho 08, 2008, 13:50:23 pm
Responder #14

Andre

• *
  • Information Offline
  • Sr. Member
  • Membro MC
    • Ver Perfil
Eu fiz há uns dias o que espero ter sido o último exame do curso (do 5º ano, portanto) e estou a estagiar no PAS de Vagos como tutor (podes ler mais sobre o projecto aqui, neste caso é o PAS de Almeirim).

Porque é que uns discutem por uma escola ou outra? Porque para alguns, é como defender um clube de futebol e assim a isenção de opinião perde-se. Se leres algumas coisas sobre o actual processo de regulamentação, vais perceber rapidamente que para uma minoria pouco representativa, só há uma escola com curso digno desse nome (ESMTC) e com reconhecimento da que para eles é a única universidade chinesa que tem valor (o porquê é arbitrário e tem razões que a própria razão desconhece) e que depois há um sem número de estudantes e profissionais (larga e avassaladora maioria) que defende que há mais escolas com cursos tão capazes como a ESMTC de formar profissionais competentes (algo que a tal minoria discorda) e entre eles estão a APA-DA e o IPN que por acaso até estão juntos nesta luta.
Porque é que não se pode ignorar a tal minoria pouco representativa? Porque para mal dos pecados da maioria, o líder dessa minoria é quem está à frente do processo de regulamentação em curso... ::)
Como podes ver por uma resposta dada acima, a ilusão de grandeza criada é tal que numa questão como esta e sem razão ou contexto nenhum, veio logo ao de cima a necessidade de entrar num pissing contest que em nada beneficia ou esclarece pessoas com intenção de estudar Medicina Chinesa... mas cada um sabe de si e de se/como decide defender o seu clube. Para mim pessoalmente há coisas bem mais importantes e o único clube ao qual devo defesa é à MTC no seu todo... o resto não me ajuda a curar doentes nem põe pão na mesa.

É perfeitamente possível tirares um curso em horário pós-laboral e seres boa aluna e futura (boa) profissional e manter entretanto um emprego normal, pelo menos no curso da APA-DA. Eu fi-lo e toda a gente da minha turma o fez; uns tiraram outros cursos ao mesmo tempo (licenciaturas "normais"), outros mantiveram o emprego que já tinham, outros mantiveram o emprego e acumularam um mestrado ou doutoramento, outros mantiveram o emprego e abriram cerca do 4º ano o seu próprio consultório de MTC, etc etc.