Mensagens recentes

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 10
21
Medicina Tradicional Chinesa / Re: Síndrome da Boca Ardente - tratamento por acupunctura
« Última mensagem por Milonga em Junho 02, 2013, 00:51:32 am »
Olá Filipe,
De facto só queremos ajudar, mas há determinadas coisas que não nos podem passar ao lado. Não concordo, quando diz que as análises clínicas têm um valor totalmente nulo. Desculpe-me mas não é correcto. A avaliação das análises é importante. Neste caso em concreto, é importante para excluir algumas patologias. Por exemplo: valor da glicémia, para excluir diabetes mellitus, avaliação da imunidade, para excluir síndrome de Sjogrem, Fe,vit B12,para excluir alguma deficiência e inclusivamente anemia...
Embora não seja esse o caso, se estiver a fazer um emagrecimento e usar centelha asiática é bom que tenha em mente os valores dos triglicéridos, porque se este  for elevado, a centelha asiática é contra indicada. Normalmente os pacientes chegam até nós já cansados dos insucessos da medicina convencional e dizem-nos aquilo que acham que têm e as vezes o que elas dizem ter pode não corresponder a realidade dos factos. Convém de facto pedir que tragam todos os exames que possuem,  ler os relatórios feito pelo médico assistente e então trabalhar com segurança.  Pelo que percebi do post, a Joana não sabe os medicamentos que a paciente  tomou ou toma, logo em minha opinião , não utilizaria fitoterapia. Relativamente às plantas que refere não são totalmente isentas de interacção e o seu uso requer algum conhecimento. Por exemplo: Dente de Leão também conhecido por TARÁXACO, que pertence a família das asteráceas, as partes utilizadas são as folhas e as raízes. Tem como principal indicação na disfunção hepatobiliar, infecções urinárias, litíase renal e vesical. A UE aprovou a uso das raízes nas alterações do fluxo biliar, estimulação da diurese, perda de apetite e dispepsia e as folhas para perda de apetite, dispepsia (enfartamento e flatulência). No entanto essa inocente planta é contra indicada na obstrução das vias biliares sobretudo no caso das raízes. Nos cálculos biliares só deve ser usado sob controlo médico. Devido ao seu conteúdo de substancia amarga pode causar hiperacidez e azia em pessoas sensíveis. Deve-se ter algum cuidado quando prescrevemos essa planta em doentes hipertensos ou em pacientes que tomam cardiotónicos, porque pode haver descompensações.
Abraço
Nelson
22
Olá Nelson,

É claro que não fico ofendido, estamos aqui para ajudar uma colega.
Quando me refiro a se dedicar aos sintomas em MTC, é porque se supõe que esta paciente já vem da medicina convencional, por isso, já vem com um diagnóstico efectuado. Se recorre à medicina natural é porque nao encontrou solução lá. É facto que as duas áreas deviam estar unidas, por causa dessa situação a que se refere.
Como para a MTC as análises clinicas tem um valor menos relevante, ou praticamente nula, creio que saber valores de ferro, glicémia ou vitamina B12 não sejam de todo importantes.
Sobre a fitoterapia, tem absoluta razão, mas parte-se do principio que a colega tem esse conhecimento bem patente, mas se a paciente não faz medicação porque não? Por exemplo, duas ervas usadas na nossa medicina natural, como dente de leão e hortelã pimenta, que são ervas refrescantes e que eliminam calor e calor tóxico, podem ser dados com segurança pois não têm grande interação medicamentosa.

Respeitosos cumprimentos,

Filipe Gonçalves
23
Medicina Tradicional Chinesa / Re: Síndrome da Boca Ardente - tratamento por acupunctura
« Última mensagem por Milonga em Junho 01, 2013, 01:41:10 am »
Olá Joana, estás bem? Pela sintomatologia que referes é difícil aferir se é o não BMS (burning mouth sindrome).A característica fundamental dessa patologia é a sensação constante de boca a arder ou a queimar. Há de facto uma alteração na percepção do paladar ou a persistência de um gosto incomum, normalmente amargo ou metálico.
Avaliaste as análises? Como está o F, a Vit B12,glicémia, tem doença de sjogren? Usa prótese dentária? Língua geográfica,liquen plano, refluxo gastro esofágico,próteses dentárias  mal adaptadas...
Concordo com a abordagem que fizeste em agir preferencialmente no Rt/E e Mental. Penso que deves tonificar o centro e o yin. (5P,7Rn, 6Rt,36E) e reforçava mais o metal usando eventualmente os 4 portões , 17VC em direcção a cabeça,10Rt ou 39BV (entre outros). Não faria fitoterapia sem conhecer a medicação que a paciente faz (atenção as interacções). Acho perigoso!!! Ao contrário do que o Filipe diz, é mto importante conhecer a patologia em medicina convencional(sem ofensa Filipe), só assim conseguirás ter bons resultados .Quanto a patologia ao nível do palato… Observa com a atenção as lesões e se possível fotografa. Não te metas em aventuras em fazer uma avaliação unicamente com base na MTC. A paciente apresenta quadro de tumores, assim sendo, se a patologia persistir deve ser feita uma biopsia. Tens em mãos um caso nada fácil. Boa sorte!!
Nelson
24
Olá Joana,

O palato amarelo aponta para patologia do Baço e Estômago. Se for um amarelo esbatido é um sintoma de vazio mas se for um amarelo brilhante é um estado de plenitude. Tratar de acordo com o estado. Creio que devia juntar pontos Shu de acordo com os órgãos afetados.
Uma combinação boa para tranquilizar a mente é: 7C (Shenmen) + Yintang
Porque não usa também a fitoterapia? Os resultados serão certamente mais rápidos.  ;D

Nao esteja preoupada se é sindrome da boca ardente ou outra coisa qualquer. Isso é para a medicina convencional. Foque-se nos sintomas de acordo com a MTC. Isso é que conta.  ;) (não é para levar a mal)  :)

Bom tratamento

Cumprimentos

Filipe Gonçalves
25
Medicina Tradicional Chinesa / Re: Síndrome da Boca Ardente - tratamento por acupunctura
« Última mensagem por Ladybird em Maio 30, 2013, 20:02:06 pm »
Olá e obrigada pela vossa colaboração.

Olá Nelson! Espero que esteja tudo bem ctgo. Relativamente à tua pergunta, foi a paciente que se dirigiu a mim com este diagnóstico. Pesquisei, para saber do que se tratava em termos convencionais, e fiz o tratamento baseado na observação dos sintomas. Pode não ser este o diagnóstico!?... qual é a tua opinião?

Filipe, obrigada pela informação detalhada e quanto à pergunta posso dizer que a língua é vermelha, especialmente na ponta e apresenta revestimento branco, especialmente na raiz. O pulso sente-se algo tenso.
Mais um dado: aquando das crises o palato da senhora apresenta-se amarelado com algumas saliências (género borbulha).
A parte emocional deve-se ao trabalho e também à perda de alguns familiares próximos, que ocorreram nos últimos tempos.

Entretanto a paciente já fez alguns tratamentos e tem apresentado melhoras significativas com acupuntura. O mau sabor na boca que era contínuo, ocorre neste momento em dias pontuais (que não associa ao stress).

Tenho usado como pontos base, os seguintes: 6MC, 12VC, 21E, 36E, 44E (para agir na parte digestiva e no calor que provoca este sabor), Também tonificar o Yin com o 6Rt e agir no Rim com o 3Rn. Para o mental tenho feito 1Hm, Anmian e 20Vg.
A senhora à noite tem muita fome que compensa com bolacha e outras coisas que fazem mal. Aconselhei a evitar ou retirar esses alimentos que podem provocar fermentação, assim como as massas e optar mais as verduras.

Para já está assim, agora vamos ver se se mantêm os progressos, senão terá de se recorrer à fitoterapia para ajudar.

Têm mais alguma sugestão?

Obrigada pela atenção.

Abraço,
Joana
26
Como se apresenta a lingua e o pulso?

Muito superficialmente, está aí um quadro de Fogo, estagnação e deficiencia de Yin.
Há também quadros de humidade e fleuma.
É necessário a pesquisa de mais alguns sintomas para definir com exatidão a origem dos sintomas. Pelo que conta, Rim, Coração, Baço, e Figado estão, sem duvida, implicados. Pode ser uma Estagnação de Qi do Figado prolongada que gera Ascensão do Fogo do Figado que queima o Coração (insonias e ansiedade) e a boca. Consequencia disso surge uma deficiência de Yin do Rim. A agressão ao Baço e Estomago também é mostrada pelas fezes e pela halitose. A humidade está presente, quer nas fezes pastosas, quer nas infecções recorrentes e muito provavel no gosto estranho na boca que não consegue definir. Cristais no Rim apontam para Fleuma. A menstruação atrasada pode indicar vários sindromes como humidade, Rim, deficiencia de Sangue. A irregularidade mostra alterações no sangue, Figado, Rim e Baço
A meu ver deve tonificar o Yin e eliminar humidade. Cuidado ao tonificar o Yin para não aumentar a humidade (uma vez que é Yin). Mova o Qi e elimine Fogo. Tonificar Baço. Atenção também ao aspecto emocional da pacciente. Com certeza haverá algo para resolver.

Tenha atenção que é um diagnostico muito superficial. Lembre-se que a lingua e o pulso são essenciais para a determinação correcta das sindromes.

Cumprimentos,

Filipe Gonçalves
27
Medicina Tradicional Chinesa / Re: Síndrome da Boca Ardente - tratamento por acupunctura
« Última mensagem por Milonga em Maio 25, 2013, 01:12:03 am »
Olá Joana, apenas uma dúvida: O que a leva a concluir que a paciente apresenta um quadro de burning mouth?
Obg
Nelson
28
Medicina Tradicional Chinesa / Curso de Naturopatia - IMT ou IPN
« Última mensagem por Fil em Maio 23, 2013, 10:16:12 am »
Bom dia a todos,
Finalmente decidi estudar e a area que me despertou mais interesse foi a Naturopatia. Encontro-me com um dilema em relação a qual escola escolher: O IMT ou IPN.
No IMT o curso tem a duração de 4 anos com aulas diarias de 2ª a 6ªf e o custo é bastante elevado.
No IPN duração de 3.5 anos, aulas 3 dias por semana, mais acessivel monetariamente.
Existem bastantes diferenças tambem no plano curricular, mas n sei se são relevantes.
Se alguem me puder ajudar, agradecia bastante.

Obrigado

29
Medicina Tradicional Chinesa / Síndrome da Boca Ardente - tratamento por acupunctura
« Última mensagem por Ladybird em Maio 09, 2013, 20:40:13 pm »
Olá a todos! :)

Gostaria de pedir a vossa participação/opinião num caso de Sindrome de Boca Ardente.

Para quem não sabe:
"A síndrome de Ardência Bucal (SAB) ou da “Queimação Bucal” pode ser definida como uma entidade clínica caracterizada pela dor e sensação de ardor (queimação), localizada em qualquer região da mucosa bucal, sem que se possa detectar qualquer alteração ou lesão fora dos padrões de normalidade e com achados laboratoriais normais. (...) Os sintomas mais comuns relatados pelos pacientes são: xerostomia, paladar alterado, sede, sensação de queimação na língua e nos lábios"

Neste caso em especial, a paciente de 41 anos, não refere dor, mas sim um intenso e desagradável sabor salgado na boca, tendo a sensação que tem uma pedra de sal. Tem vindo a piorar desde há 2 ou 3 anos.

Tem tido diversos fibroadenomas e fibromiomas na mama e útero, que têm sido removidos.
Tem cristais nos rins e infeções urinárias de repetição. Menstruação irregular (pouco fluxo e ciclo muito espaçados), regulariza com a toma da pílula.

Há 2 anos sofreu de uma crise devido a discinésia biliar com os seguintes sintomas: digestão difícil, fezes pastosas e amareladas, sabor horrível na boca (neste caso não consegue descrever o sabor) e mau hálito. Isto entretanto foi ultrapassado.

Sofre de insónias e é também bastante ansiosa.

Para já não tenho informação à cerca da medicação que tomou ou toma, que pode estar a originar este problema. Entretanto fez somente um tratamento de acupuntura, após o qual se sentiu bem, mas em relação a este problema não sentiu qualquer diferença.

Será que alguém conhece melhor este sindrome e em termos energéticos em que é que se traduz. Salgado está ligado ao Rim, a cavidade bucal pertence ao sistema digestivo (Baço/Estômago)...

Agradeço a vossa ajuda.

Abraço,
Joana
30
Medicina Tradicional Chinesa / Re: Aparelho laser
« Última mensagem por Marco Basso em Abril 13, 2013, 00:12:19 am »
Boa noite,
Existem diversos aparelhos, sera uma tarefa a qual você tera que ver bem, pois dependerá para qual funcionalidade profissional ira desepenhar com o aparelho e o quanto irá querer gastar, pois existem aparelhos de diversas, marcas, gama e preços.
Caso tenha o interesse eu tenho um aparelho da Sedatelec  o Nextlaser a venda por um bom preço, semi-novo (praticamente como novo) quase sem nenhum uso.
Caso tenha o interesse, entre em contato pelo e.mail marcoterapeuta@gmail.com
Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 10