Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - filipe gonçalves

Páginas: [1] 2
1
Entre ter legislação e não ter, é preferível ter. Já se sabe que quando as coisas são feitas em cima do joelho nunca saem bem, mas no geral, parece-me que não está mal de todo...Resta esperar para ver....

Cumprimentos

2
Caro Nelson,

Não é minha intenção iniciar algum tipo de argumentação consigo. Até porque cada um tem o seu método de trabalho e não pretendo colocar em questão o seu método. Respeito até. Mas surge-me uma questão que aí sim tenho dúvidas. Você explicou bem todas as questões relacionadas com a fitoterapia. É verdade que é preciso extremo cuidado com interações e até mesmo com as doenças pois nem sempre são benéficas. Em primeiro lugar, o Nelson é terapeuta em MTC, ou é terapeuta noutra área da medicina natural? É que simplesmente você apenas está a ver as ações das plantas do ponto de vista cientifico e se é terapeuta de MTC está a desviar-se da essência do que é MTC.
De notar que, segundo a MTC, herba taraxaci é usada a parte aerea (e por vezes a raiz). É uma planta doce , amarga e fria, com ação no Fígado, Estômago e Intestino Grosso. Os seus efeitos são: Elimina Calor e toxinas, Humidade - Calor no Aquecedor médio, drena Calor no Estômago. Segundo estudos cientificos realizados no Brasil, esta planta possui ação bactericida, tuberculoestática, antiviral, nas vias biliares, inibindo espasmos e aumentando o fluxo biliar, efeito latogénico e de toxicidade bastante baixa, sendo a sua DL 50 de 59g/kg.
Tradicionalmente, isto é, segundo o conhecimento empírico, esta erva é usada como depurativo do sangue, para alivio do figado e vias biliares, antiácido, disurias e infecções urinárias (atuando como diurético).
Como qualquer planta que promova o fluxo da bilis, é necessário especial atenção áqueles que têm colelitiase, isto porque, ao causar esvaziamento da bilis, os cálculos são "arrastados" e podem provocar bloqueios no ducto biliar.
Eu também verifico os exames clínicos, com especial atenção para os exames de imagem. Como sabe, para a MTC não existem diabetes, mas sim sindromes de Yin, Yang, Qi, Sangue e por aí a fora. Não existe alterações de Ferro e Vitamina B12, mas sim um Vazio de Sangue (anemia). A titulo de exemplo, as plantas usadas para tratar vazios de Sangue, são plantas ricas em vitamina B e Ferro. Outro exemplo, Radix Astragali, largamente usado na China em situações de neoplasias tratadas com quimio e radioterapia, tem na sua compisção quimica substâncias que promovem o Qi, que, cientificamente podemos dizer que ativa o sistema imunitário, pois este conceito não existe em MTC
É neste sentido que não concordo muito com o que diz. Tenho a impressão que foge um pouco daquilo que é a teoria da MTC. Você olha muito para elementos que a MTC não reconhece, como triglicéridos, ferro, vitaminas, etc. Se usa a MTC para diagnóstico é salutar usar a MTC como tratamento. Lembro-me de um médico que diagnosticava segundo a medicina cientifica e aplicava tratamento de MTC. Resultado? Apenas alivio de sintomas (e quando aliviava). Depois reconheceu que esse não era o melhor método.
Caro Nelson, não tome este comentário como afronta aos seus conhecimentos, até porque demonstra bons conhecimentos, mas pretendo apenas chamar à atenção para que, o uso de metodos terapeuticos da medicina chinesa requer exclusivamente diagnóstico por MTC. O uso de exames que sirvam apenas como chamadas de atenção para algo que nos escapa.

Respeitosos cumprimentos,

Filipe Gonçalves

3
Olá Nelson,

É claro que não fico ofendido, estamos aqui para ajudar uma colega.
Quando me refiro a se dedicar aos sintomas em MTC, é porque se supõe que esta paciente já vem da medicina convencional, por isso, já vem com um diagnóstico efectuado. Se recorre à medicina natural é porque nao encontrou solução lá. É facto que as duas áreas deviam estar unidas, por causa dessa situação a que se refere.
Como para a MTC as análises clinicas tem um valor menos relevante, ou praticamente nula, creio que saber valores de ferro, glicémia ou vitamina B12 não sejam de todo importantes.
Sobre a fitoterapia, tem absoluta razão, mas parte-se do principio que a colega tem esse conhecimento bem patente, mas se a paciente não faz medicação porque não? Por exemplo, duas ervas usadas na nossa medicina natural, como dente de leão e hortelã pimenta, que são ervas refrescantes e que eliminam calor e calor tóxico, podem ser dados com segurança pois não têm grande interação medicamentosa.

Respeitosos cumprimentos,

Filipe Gonçalves

4
Olá Joana,

O palato amarelo aponta para patologia do Baço e Estômago. Se for um amarelo esbatido é um sintoma de vazio mas se for um amarelo brilhante é um estado de plenitude. Tratar de acordo com o estado. Creio que devia juntar pontos Shu de acordo com os órgãos afetados.
Uma combinação boa para tranquilizar a mente é: 7C (Shenmen) + Yintang
Porque não usa também a fitoterapia? Os resultados serão certamente mais rápidos.  ;D

Nao esteja preoupada se é sindrome da boca ardente ou outra coisa qualquer. Isso é para a medicina convencional. Foque-se nos sintomas de acordo com a MTC. Isso é que conta.  ;) (não é para levar a mal)  :)

Bom tratamento

Cumprimentos

Filipe Gonçalves

5
Como se apresenta a lingua e o pulso?

Muito superficialmente, está aí um quadro de Fogo, estagnação e deficiencia de Yin.
Há também quadros de humidade e fleuma.
É necessário a pesquisa de mais alguns sintomas para definir com exatidão a origem dos sintomas. Pelo que conta, Rim, Coração, Baço, e Figado estão, sem duvida, implicados. Pode ser uma Estagnação de Qi do Figado prolongada que gera Ascensão do Fogo do Figado que queima o Coração (insonias e ansiedade) e a boca. Consequencia disso surge uma deficiência de Yin do Rim. A agressão ao Baço e Estomago também é mostrada pelas fezes e pela halitose. A humidade está presente, quer nas fezes pastosas, quer nas infecções recorrentes e muito provavel no gosto estranho na boca que não consegue definir. Cristais no Rim apontam para Fleuma. A menstruação atrasada pode indicar vários sindromes como humidade, Rim, deficiencia de Sangue. A irregularidade mostra alterações no sangue, Figado, Rim e Baço
A meu ver deve tonificar o Yin e eliminar humidade. Cuidado ao tonificar o Yin para não aumentar a humidade (uma vez que é Yin). Mova o Qi e elimine Fogo. Tonificar Baço. Atenção também ao aspecto emocional da pacciente. Com certeza haverá algo para resolver.

Tenha atenção que é um diagnostico muito superficial. Lembre-se que a lingua e o pulso são essenciais para a determinação correcta das sindromes.

Cumprimentos,

Filipe Gonçalves

6
Parece que sim, mas apenas licenciados (ainda vão definir quais os cursos). Mas isto é uma proposta de lei que ainda vai ser discutida

7
Blogs dos Membros do MTCforum.net / Pela Minha Saúde
« em: Novembro 23, 2012, 14:37:42 pm »
Olá a todos,

Este é o meu blog. Apesar da minha área ser a Medicina Tradicional Chinesa, este blog fala sobre saúde de uma forma geral. Ele faz parte de um projecto que estou a criar que se chama Pela Minha Saúde.
Espero que seja do vosso agrado e utilidade

http://pelaminhasaude.blogspot.pt/

8
Medicina Tradicional Chinesa / Re: Hipertiroidismo
« em: Novembro 23, 2012, 01:15:10 am »
Faltava falar dos nódulos.

Uma massa é uma estagnação, seja de Sangue seja de Qi. Muitas delas já envolvem Humidade e Mucosidade (Fleuma).
No cancro, as massas tumorais são chamadas de "pedras", por serem mais duras que o normal e aqui, para haver estas formações, existe um quadro de Estagnção de Qi e a formação de Humidade/Mucosidade.
Mas resumindo, um nodulo é fruto de uma Estagnação.

9
Medicina Tradicional Chinesa / Re: Hipertiroidismo
« em: Novembro 23, 2012, 01:07:09 am »
Olá,

A resposta vem atrasada, mas penso que ainda vai a tempo.
O hipertiroidismo caracteriza-se por um metabolsimo rápido, isto significa que há uma hiperactividade, logo pressupõe Yang a mais, que em principio será por uma deficiência de Yin e de Sangue (já que este é de natureza Yin). O doente pode apresentar agitação mental, com insónias o que sugere, actividdade de Yang do Figado, Fogo do Coração que agita a mente (provavelmente por ascenção do Yang do Figado). A deficiência crónica do Yin do Figado vai levar à deficiencia de Yin do Rim, explicado pelo ciclo mãe-filho. Este quadro pode bem surgir devido à estagnação do Qi.
O hipotiroidismo, existe uma deficiência de Qi e/ou Yang, que deve ser avaliado caso a caso. É comum o acumulo de Humidade, devido à deficiência de Qi ou Yang do Baço e Rim, órgãos responsaveis pelo ciclo das águas. O Pulmão também pode estar implicado.

Para terminar, um bom interrogatório é o método excelente para diferenciar as sindromes. Verificar a lingua e o pulso não devem faltar nunca.
Espero ter ajudado.

10
Medicinas Alternativas / Água - sabemos o que bebemos?
« em: Junho 13, 2012, 00:42:44 am »
Leiam este artigo sobre o estado da água que ingerimos, seja ela da torneira ou de garrafa. É interessante o teste que se pode realizar e perceber de que forma andamos a ser "tramados".

http://pelaminhasaude.blogspot.pt/search/label/%C3%81gua

Cumprimentos

11
Boas,

Sugiro a criação de um tópico (na página inicial) exclusivo para a descrição de doenças e os seus tratamentos. Este tópico serve para troca de ideias, novos tratamentos criados pelos terapeutas, resultados obtidos, tratamentos utilizados, etc.
Vou dar um exemplo:

tópico geral:  DOENÇAS E TRATAMENTOS
subtópicos:   Tendinites: e aqui se colocava toda a informação dos terapeutas relativamente à tendinite.

e assim sucessivamente, o pessoal ia acrescentando novas doenças e tratamentos.

Eu não vi isto aqui no fórum, mas se já estiver, peço desculpa por não ter visto. Se ainda não está, pensem na ideia.


Cumprimentos    ;)



12
Isto vai de mal a pior.....

Este mundo é podre e só vinga o caruncho.... Cambada de chulos... com todo o respeito

13
Olá a todos os colegas

Cursos de especialização? Ainda não ouvi nada disso, mas mesmo assim vou deixar a minha opinião.
Em primeiro lugar, os cursos de MTC devem (penso eu) estar a levar um rombo devido à crise, daí a necessidade de estar a criar formação, não para alunos novos, mas para terapeutas que já estão no activo.
Em segundo lugar, até sou a favor de especializações, mas do tipo, especialização em estagnação de Xue, Vazio de Yang e Yin, etc... Nós, devemos nos especializar é em síndromes da MTC. Soa-me que, estas especializações estão a querer transformar isto numa espécie de ordem dos médicos. Não creio que seja correto existirem acupunctores cardiologistas ou pneumologistas....não concordo.
Não estou a ser fundamentalista, estou a ser purista.
A especialização é boa, mas nos termos da MTC...
Quero lembrar que não conheço nada sobre estas formações, são apenas suposições minhas.

Bom ano para todos...

Filipe Gonçalves

14
Bem, não era a resposta que estava à espera de receber.
No blog do Nuno não está a informação que procuro.
Soube que no dia 19 de Outubro ouve discussão sobre as medicinas integrativas na AR, mas também soube que até final de Novembro, a lei tinha que estar devidamente regulamentada.
A minha fonte é  boa, mas queria confirmar se alguém já sabe de alguma coisa.
 :) :)
Abraço

15
Caro Marco,

Peço perdão se fiz uma má interpretação do seu texto, mas onde leu a dizer que 15 ou 7,5€ é ser profissional?  ;)

"Agora dizer que 15 euros ou 7,50 euros é ser proficional desculpe-me, só pode ser coisa de quem ainda não é formado e mesmo assim deveria frequentar um estágio e não numa clinica, porque caso contrário deverá ser o maior dos prjuizos...."

Abraço

Páginas: [1] 2