Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Kimi_Ho

Páginas: [1] 2 3 ... 5
1
A discussão na AR resultou na seguinte recomendação (da AR para o Governo...):

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Resolução da Assembleia da República n.º 146/2011
Recomenda ao Governo a regulamentação da Lei n.º 45/2003,
de 22 de Agosto, relativa ao enquadramento
base das terapêuticas não convencionais
A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5
do artigo 166.º da Constituição da República, recomendar
ao Governo que:
Tome as medidas necessárias para que sejam retomados,
com urgência, os trabalhos conducentes à regulamentação
da Lei n.º 45/2003, de 22 de Agosto, lei do enquadramento
base das terapêuticas não convencionais;
Defina um novo prazo limite para a completa implementação
do processo de credenciação, formação e certificação
dos profissionais que se dedicam ao exercício das
terapêuticas não convencionais.
Aprovada em 21 de Outubro de 2011.
A Presidente da Assembleia da República, Maria da
Assunção A. Esteves.


Basicamente é isto! A AR recomendu ao governo que termine a regulamentação.
O governo, como todos já ouvimos nas noticias nessa altura, respondeu que tal deveria estar feito até ao final de Novembro.
A partir daí, já não há noticias.... portanto a regulamentação não deve estar pronta e continuaremos sem saber quando estará...

2
Então e o paspalho que é suposto ser o representante da acupuntura na comissão tecnico-consultiva, não esteve lá? Esse gajo ainda existe? Eu continuo a achar fascinante a forma como se esconde informação neste país...
Desde as associações, aos representantes e até mesmo as escolas...... ninguém sabe informar nada ... mas estão todos a tratar do assunto!! ...... É fascinante!

3
Pois... também eu queria saber mais sobre este assunto.

Sei dizer que houve a dita discussão na AR (no dia 19 - quarta-feira) e houve a votação 2 dias depois (dia 21 - sexta-feira).

Eu não consegui ir assistir nem a uma nem a outra. E acho fascinante como parece ser impossivel obter mais info sobre o que lá se passou.

Uma rapariga que eu conheço esteve lá no dia da discussão, perguntei-lhe como tinha corrido e ela respondeu que "muito bem" e estava toda contente e convencida de que a regulamentação ía acontecer de imediato. Também ela ficou com a impressão de que a regulamentação tinha de estar pronta até ao final de Novembro...

Vou ver se consigo que ela seja mais especifica em relação ao conteudo da discussão.

4
Olá,
Eu já recebi uma amostra vossa destas agulhas, que agradeço, e experimentei-as.
Gostei das que estão representadas na 1ª imagem aqui acima, só é pena que não tragam cânulas...
Parecem-me perfeitamente iguais ás que costumo usar (as Peace), têm as mesmas dimensões, são igualmente flexiveis, e são obviamente mais baratas.

A minha sugestão é que arranjem as cânulas, pois hoje em dia parece ser importante usar as cânulas, por vários motivos, e também acabo por estar habituada a usá-las e faz-me diferença não as ter.

Cumprimentos!

5
Caso não se tenha agulhas para espetar pode usar-se a pressão. Pressionando as pontas dos dedos (das mãos...) da vitima com os nossos dedos, e até unhas, com força.

6
Olá,

Retorno a este tópico para dizer que esta técnica foi "parcilamente confirmada" por um Prof do curso, durante o SEC Movimento Madeira.

Passo a explicar: em caso de AVC hemorrágico pode picar-se as pontas dos dedos da vitima, durante o decorrer do AVC, de preferência fazendo sangrar esses pontos.

Bem, isto não é exactamente o mesmo que estava descrito no tal texto que inicialmente referi, mas a minha duvida era precisamente se havia algum fundamento ou validade na técnica descrita. Assim sendo considero que sim....

Mais que isso, o Prof teve experiencia própria com esta técnica que descreveu. Um familiar dele sofreu um AVC e o Prof socorreu-o desta forma. Disse que ajuda a parar o AVC, minimiza os efeitos colaterais do mesmo e tambem reanima em caso da vitima estar inconsciente.

Peace & Love!

7
Ok Miguel, obrigada por teres clarificado isso. Realmente não fazia ideia que já teria acontecido a prática não ser obrigatória e saírem alunos do curso sem terem picado agulhas. Isso é mau, de facto não concordo nada com essa situação.

Acho que o que o Pedro disse é muito importante. De facto o cerne da questão acaba por ser a capacidade de diagnosticar e realizar protocolos de tratamento. Espetar agulhas é fácil, e encontrar os pontos de acupunctura também não se pode dizer que seja dificil. Embora ache que todagente deve ter aulas práticas durante o curso onde localize pontos e espete agulhas. Mas o "grosso" da prática clinica no curso deve ser voltado para o diagnóstico, em minha opinião.

Bem, entretanto estava aqui a pensar  que lá estamos nós a atacar e defender diferentes escolas de MTC.... continuo sem perceber o porquê desta (constante) situação. Será que quando a regulamentação acontecer isto acaba?

8
Acupunctor,

Quando diz que tem colegas na ESMTC que completaram o curso na APA-DA e depois foram "aprender" MTC para a ESMTC está a dizer a verdade? E se sim, já alguma vez conversou com eles sobre o curso da APA-DA?

A minha duvida é: como é que eles completaram o curso sem perceber de MTC e sem terem espetado agulha alguma em prática clinica?!

Não sabe do que fala!! A prática clinica é obrigatória sim Sr! Ninguem termina este curso sem espetar agulhas durante o mesmo! Aliás, não só espetar agulhas como tambem fazer diagnósticos.

O que se passa é que no 1º ano as aulas práticas não são obrigatórias, isto não quer dizer que se acabe o curso sem espetar agulha alguma - o curso são 5 anos, não é só 1.

Irresponsabilidade, falta de ética e desonestidade é a sua por estar a sugerir tal coisa. Nós temos é de pagar a prática clinica!! Isto não é o mesmo que dizer que não a temos. Ela é obrigatória. E o facto de ser paga á parte prende-se, provavelmente, com o facto de a anuidade do curso ser de apenas 870 euros. Quanto custa o seu anualmente? Acha que por 870 euros nos íam oferecer tudo? Há coisas que temos de ir pagando á parte.... a prática clinica é uma delas.

Entendido?

Cumprimentos.

9
Carlos, quando perguntaste qual é a mais reconhecida: UMC ou ESMTC deste a ti próprio a resposta não? Tu próprio enunciaste a quantidade de instituições que reconhecem o curso da UMC! Não vejo onde possa estar a duvida aí. O presidente da UMC (e tb da APA-DA) é Vice-Presidente da World Federation of Chinese Medicine Societies - que pertence directamente aos chineses da area de MTC - bem como ocupa cargos de direcção em todas as Federações/Associaçoes que reconhecem este curso, tb é embaxador de MTC para a OMS. Talvez queiras ler um pouco sobre o homem para teres melhor ideia, digo isto porque há pessoas que embirraram com a pessoa dele e se esquecem completamente da imensa experiencia e cargos que ele ocupa a nivel mundial em relação á MTC. Podes ler sobre ele no site da UMC ou das clinicas dele.

Não descurar o facto que a ESMTC é de facto boa, mais antiga e tb tem, como tu enunciaste, o reconhecimento de uma Universidade chinesa.

O Nuno Lemos disse atrás uma coisa importante: é sempre preferivel seguir um curso com aulas diárias e completo como da UMC ou ESMTC, em vez de um de fds. Se tiveres essa possibilidade (financeira e de tempo) vai por aí.

A APA-DA e UMC não têm aulas por e-learning. Esse curso que o suntzu mencionou acima é novo e tem mesmo a maior parte das aulas em versão de e-learning (não presenciais), alem disso é de naturapatia e não MTC. O e-learning da APA-DA e UMC é complementar, ou seja, não substitui as aulas presenciais, não á dada matéria através de e-learning, nele vai sendo colocada a matéria que já foi dada em aulas presenciais para ajudar ao estudo em casa.

Compreendo a tua excitação com a decisão sobre o curso, mas tb concordo com o que o suntzu disse e aliás eu tb ja to tinha dito: procura informação de forma mais directa, podes telefonar para a secretaria das escolas a fazer perguntas, e quando possas vai visitar as escolas e fazer mais perguntas. Usa-nos como complemento á informação e não como informadores principais.

Confesso que de principio estava a ficar um pouco irritada com a tua incessante corrente de perguntas, peço-te que compreendas que ás tantas ja estamos fartos de responder ás mesmas perguntas sobre o mesmo assunto a dezenas de pessoas diferentes: já repareste (na lista de tópicos) que há VÁRIOS tópicos abertos e discutidos sobre este assunto das vantagens e desvantagens das escolas de MTC? Quais escolas existem, que reconhecimento têm, qual é a melhor.... etc, etc etc..........   Vai daí até o suntzu tb acabou por te responder um bocadinho "torto".  Agora apercebi-me que provavelmente as tuas perguntas aqui no forum têm outro motivo: queres envolver-te com o meio, queres falar com pessoas aliadas á MTC, não só para saberes informações relevantes mas apenas por "excitação de principiante". É saudavel e normal.

Agora estou cheia de paciência para responder ás tuas perguntas, mas não descures o que eu o suntzu ja dissemos: procura informações de ordem administratica e técnica dos cursos (horarios, valores, reconhecimentos, etc) junto das secretarias, nem que seja por telefone que é perfeitamente válido.

Outra coisa que me estava a chatear é que tu foste fazendo perguntas, nós respondemos-te e tu tornaste a responder com mais perguntas, sem alguma vez agradecer as info's que te estavamos pacientemente a dar. Lê o topico desde o inicio e repara nisso, respondeste-nos sempre com mais perguntas e aparentemente sem agradecimento algum. Isto deu-me a nitida sensação de nos estares a usar como se fossemos a secretaria das escolas, como se tivessemos a obrigação e função de te esclarecer tudo o que queiras. Ser agradecido é uma excelente virtude Humana.

MIGUEL!: Como podemos organizar um tópico exclusivo para comparação de escolas? Alguma especie de quadro era bom. ´Vamos fazer isso!

Paz e Amor!

10
Medicina Tradicional Chinesa / Re: Petição à Assembleia da República
« em: Março 29, 2010, 15:11:29 pm »
Sim, também concordo com essa ideia.

Não sei se a própria APPA tambem criará forma de recolha das assinaturas on-line.

Caso eles não criem a petição on-line falarei com eles no sentido de lhes propôr isso mesmo.

Parece-me, de momento, que fizesse sentido ser a APPA a criar a petição on-line apenas para que possa tudo junto (assinaturas em papel e assinaturas on-line) pertencer ao mesmo movimento de recolha de assinaturas. Mas vou contactá-los acerca disto. Eles disseram que precisamos de uma recolha MASSIVA de assinaturas, que da ultima vez reuniram cerca de 80 mil e desta vez querem muito mais.

11
No curso da APA-DA temos estágio clinico em Chegdu, na China - isto não conta?

Tambem temos aulas práticas.... as que quisermos, temos é de pagá-las.

Estou no 1º ano e tenho 7 (sete!) sebentas de matéria para estudo, tudo matéria de exame.... se não estudar é certo que não aprenderei nada.

Acho estranho esta falta de confiança nas capacidades de cada um, o curso da APA-DA tem uma estrutura que exige que o aluno se dedique muito mais ao estudo para poder de facto aprender e concluir o curso - não vejo onde isto quer dizer que seja um curso onde realmente não se aprenda nada.

Quem não tem dinheiro e/ou disponibilidade para frequentar um curso diário de MTC não tem direito a aprender MTC? É isso? Eu preferia estar no curso normal da UMC mas não tenho dinheiro nem disponibilidade para lá estar todos os dias nas aulas, assim, fico agradecida por poder estudar MTC aos fins-de-semana e em casa.

Andarem constantemente a dizer que neste curso não se aprende realmente, é o mesmo que dizer que quem se vê diplomado através dele não percebe nada de MTC - isto é mentira!! Os diplomados da APA-DA são profissionais qualificados de MTC.

Talvez um dia devessemos comparar sebentas/ matérias de estudo entre o curso da ESMTC e o da APA-DA para ver se afinal se aprende mais no 1º do que no 2º... não acredito.

12
A UMC tem o mesmo reconhecimento que APA-DA, pela simples razão que são presididas pela mesma pessoa (o Dr Pedro Choy).

13
Os valores incluem o material didáctico essencial ( as sebentas para estudo).

Na UMC tens a prática clinica na clinica universitária.

No APA-DA pagas as aulas práticas sobre meridianos/ pontos acupunctura á parte, 30 euros cada uma - atenção que isto refere-se só á prática e não á teórica.

Tambem pagas os SEC's, os valores aqui diferem dependendo do SEC.

14
Tens razão, relativamente ao site da UMC já não estão lá os valores das propinas e os horários. Eles acabaram de estrear este novo site, no site antigo estava lá isso tudo.

Do que sei, o valor da anuidade (para este ano lectivo que está a decorrer) foi 2700 euros. As aulas começam ás 8h30 até por volta das 13h30 diariamente. Acho que o horário nocturno ainda não existiu por falta de alunos para esse horário.

Isto em relação ao curso "normal", o de frequencia diária, claro.

Entretanto o curso que lá verás descrito como pós-laboral é o dos fins-de-semana ao qual nós nos referimos como curso APA-DA. O que acontece é que o curso da APA-DA foi este ano integrado na UMC. Como lá diz, acontece cerca de 14 fds por ano ( 1 por mês + Seminários Extra Curriculares), e os horários são: sábados das 14h ás 20h e domingos das 10h ás 18h. O valor deste curso, neste ano lectivo que decorre, foi: 125 euros de inscrição + 870 euros de anuidade. Se tiveres um padrinho de curso pagas metade do valor de inscrição.

15
Medicina Tradicional Chinesa / Re: Petição à Assembleia da República
« em: Março 27, 2010, 23:40:21 pm »
Olá,

Retorno a este tópico para informar (especialmente o Pedro, já que foi quem iniciou o tópico e a ideia da petição...) que a APPA vai iniciar nova pressão sobre o governo a propósito da regulamentação da MTC/ Acupunctura. Uma das coisas que vão fazer é mais uma recolha de assinaturas. Pediram a colaboração de todos neste aspecto, já que é uma coisa simples que qualquer um pode fazer.

Assim que tenha os formulários para recolha de assinaturas (que eles vão fornecer), virei aqui dizê-lo e, caso não tenham tambem esses formulários, poderei enviá-los a quem queira participar.

Paz e Amor!


Páginas: [1] 2 3 ... 5