MTCforum.net

Fórum de Medicina Tradicional Chinesa => Medicina Tradicional Chinesa => Tópico iniciado por: Nuno Lemos em Junho 19, 2009, 15:59:41 pm

Título: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Junho 19, 2009, 15:59:41 pm
Boas pessoal. Consegui marcar para a próxima quinta-feira uma reunião com o representante da acupunctura para fazer questões sobre a regulamentação. Essa entrevista será depois publicada no meu blogue. Como este assunto tem estado na berra, presumo que tenham perguntas que queiram fazer. De qualquer forma, depois vou dar um olhadela em algumas discussões para encontrar as perguntas já feitas.
Abraço e Muitas agulhas ;D
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Junho 20, 2009, 16:55:05 pm
Boas a reunião ficou desmarcada porque o Professor Faro tem vigilância de exames práticos. No entanto combinámos de eu reunir umas perguntas e enviar-lhas por mail. Ele responde e u publico no blogue. Se quiserem fazer perguntas coloquem nee post para eu as juntar todas e enviá-las. Vou esperar até quinta-feira e depois envio o mail.
Abraço e mitas agulhas
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Junho 22, 2009, 13:37:57 pm
Nas respostas, quando aplicável, agradeço a citação ou referência de pontos relevantes da proposta.

- Quão insistentemente pediu que toda a proposta fosse posta em discussão pública?
- Quais foram as conclusões da DGS findo o período de discussão?
- Que alterações houve desde a discussão pública na proposta que disse recentemente ir apresentar ao Ministério em Julho?
-- Quantas e quais alterações foram motivadas pelas muitas propostas e comentários que houve desde o início do processo?
-- Onde e como pode o público ter acesso a esse documento, já que esse direito está legalmente previsto?

- Como justifica que a actual proposta crie Comissões e Conselhos que dão lugar a cargos potencialmente vitalícios e escolhidos pelas mesmas pessoas que estão a elaborar esta proposta de Regulamentação?
-- Porque têm as mesmas não-acupunctores a avaliar (futuros?) acupunctores na sua estrutura ao contrário das outras Ordens profissionais?
--- Está prevista a saída desses não-acupunctores das Comissões/Conselhos?
--- É pela ausência de processos eleitorais democráticos que toda uma classe deve ficar sujeita a vontades institucionais ao invés de ser avaliado e ver os seus interesses defendidos *perante essas instituições governamentais* por representantes que sejam acupunctores?
- Porque não admite a proposta qualquer tipo de eleições ou de processo eleitoral em nenhuma das etapas da regulamentação ou aplicação da dita?
-- Porque não admite o Sr. processos eleitorais para as representações mais gerais (alegada ausência de reconhecimento) mas depois admite na proposta a eleição de um profissional eleito pelas Associações/Federações para o CRPA (3.2.1)?
- Como defende que quem legisla aplique também a Lei?
-- Como defende que num cenário em que haja aplicação de sanção por parte do JCPA, o organismo para o qual se deve recorrer seja o próprio JCPA?
- Como lida com um cenário futuro em que as centenas de pessoas, já reconhecidas como profissionais, que discordam desta proposta e que não se revêem na constituição de futuras comissões exijam processos eleitorais?


- A ser aprovada e publicada, como irá funcionar a aplicação desta regulamentação aplicada a outras acupuncturas que não a Chinesa já que é a única que se vê regulamentada ao pormenor?
-- Irá ser aplicada da mesma forma ás outras acupuncturas no que toca ao reconhecimento dos profissionais ou as mesmas serão ostracizadas? Com que critérios?
- Como lida esta proposta com o direito de estabelecimento e de livre prestação de serviços e consequente aceitação de acupunctores com formação e reconhecimento profissional de outros Estados-Membros da UE?


- Numa altura em que a maioria dos cursos superiores estão já reformados pelo processo de Bolonha (e os que não estão, estarão em breve), esta proposta assume exigências que vão contra as exigências normalizadas e tidas como aceitáveis pela UE - cargas horárias, regimes presenciais versus avaliação e demonstração de conhecimentos (vide Lei de Bases do Sistema Educativo).
-- No passado referiu que uma das razões era que "o exercício autónomo das profissões na área da saúde, nomeadamente a de Acupunctura, lei 45/2003 – artigo 5º, requer um número de horas mínimas de formação compatíveis com as exigidas ao nível 5A da escala da Comunidade Europeia.", porém tal não se encontra no artigo nem em lugar algum da lei.
-- Porquê uma escolha aparentemente arbitrária e sem base que o justifique de forma objectiva (e quiçá científica)?

- Quem vai ratificar/reconhecer a formação das pessoas que aplicarão a Lei?
-- Como serão reconhecidos os cursos tendo sido leccionados por pessoas que não tinham os seus cursos reconhecidos?
-- As mesmas estarão sujeitas a avaliação?
--- Se sim, por quem?
- Sendo que neste momento ninguém é Acupunctor reconhecido, porque não se aplicam os mesmos critérios de avaliação a todos de forma justa e igual (um exame nacional para *todos*, como o próprio Nuno Lemos concordou neste fórum a 29/14/'08, elaborado a pedido por uma ou duas escolas Chinesas no caso da Acupunctura Chinesa, ou a quem de direito na OMS por exemplo) dado que o que está em causa é o conhecimento e capacidade profissional?
- Porquê reavaliações/renovações de 5 em 5 anos ao contrário de todas as outras classes profissionais representadas por Ordens?

- Como relaciona o facto de ter uma escola de MTC com o actual texto que esta comissão propõe?

- Como viu a Resolução apresentada pelo Bloco de Esquerda a 23 de Janeiro deste ano, que teve apoio de todos os grupos parlamentares excepto do PS (que dias antes tinha anunciado que também estaria a favor)?

- Qual a sua posição pessoal, qual a posição da comissão e qual o papel da proposta no recente caso de cobrança de IVA aos Acupunctores vs. Médicos Acupunctores (tributação, efeito placebo, ...)?


____________________________________________

Assim de repente acho que condensei tudo. Procurei questões e dúvidas que foram sendo postadas por mim e por outros, pelo que se alguém quiser corrigir ou melhorar algo é só pedir-me (de preferência por mensagem privada) e eu edito se necessário.

Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Junho 24, 2009, 12:46:52 pm
Amanhã acaba o prazo. Anda tudo distraído, desinteressado ou eu sou aquela máquina e já fiz as perguntas todas possíveis?...
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Junho 24, 2009, 23:12:54 pm
Boa noite,

André, como já sabes, e da minha parte, é mesmo porque és "aquela máquina". :)

A única rectificação a fazer, é que não se trata de uma proposta de Lei, mas sim de uma proposta de regulamentação da Lei que já existe, ou seja, há-de vir a ser um Decreto-Regulamentar, acho eu. De resto, impecável.

Bj,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Junho 25, 2009, 00:39:05 am
Tens razão, corrigido!

A parte de ser aquela máquina era humor :D
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Julho 14, 2009, 23:41:48 pm
Nuno, já passaram quase 3 semanas desde o fim do prazo, ainda não há novidades? Estamos a meio de Julho, o mês em que era suposto a Comissão entregar o documento final ao Min. da Saúde...

Sim, tenho que admitir que estou preocupada... Diz qualquer coisa :)

Bj,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Julho 15, 2009, 09:56:04 am
È verdade....

PArece que o Nuno tem muitas boas intenções mas o José Faro deve andar com uma laringite muito forte que não o deixa falar.

Abraços.

Tfer
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Julho 15, 2009, 11:47:27 am
vou ter uma reunião na quinta-feira mas é para falar sobre assuntos relacionados com a escola. E não, o José Faro não tem nenhma laringite, tem sim imenso trabalho por causa da gestão dos exames.... estamos em época de exames se bem se lembram... lol
De resto quando eu tiver alguma coisa publico-a no blogue.
abraços
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Julho 16, 2009, 11:10:57 am
Se ele tivesse alguma laringite com certeza o Nuno a trataria num instante  8)

Eu cá continuo à espera, e a estranhar todo o silêncio tanto da comissão como da DGS nesta altura tão delicada para a Regulamentação.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Julho 16, 2009, 11:30:08 am
E a laringite não seria impedimento pois as respostas serão dadas por e-mail... :)

O silêncio da DGS eu compreendo, andam atrapalhados com a gripe. E agora é o período de férias, em Setembro as eleições, depois têm que fazer as malas, depois a tomada de posse, os novos têm que desempacotar as coisas, entretanto já se meteu o Natal, depois a Páscoa, e... Não é que já estamos no Verão outra vez??

Enfim (suspiro...) lol
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: marta_dcp em Julho 16, 2009, 12:47:14 pm
ah ah ah

e não é que é mesmo assim?  :D
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Agosto 09, 2009, 23:48:22 pm
Então Nuno, como vai isto? Ainda há exames na ESMTC?
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Agosto 15, 2009, 01:39:43 am
Ainda não recebi nenhuma informação.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Agosto 17, 2009, 18:56:12 pm
Lol, claro que não... nem vais receber.
Isto é que era uma sessão de esclarecimento :D
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Agosto 18, 2009, 00:09:42 am
Coitado do Nuno,

Continuo a pensar que as intenções dele são muito boas, mas José Faro é que parece que não liga nenhuma a nossa demanda.

Nuno, o teu amigo não te deixa em bons lenções e não mostra ter consideração nenhuma pela tua boa vontade neste caso.

Grande abraço.

Tfer.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Agosto 18, 2009, 11:54:32 am
"Coitado do Nuno,

Continuo a pensar que as intenções dele são muito boas, mas José Faro é que parece que não liga nenhuma a nossa demanda.

Nuno, o teu amigo não te deixa em bons lenções e não mostra ter consideração nenhuma pela tua boa vontade neste caso."
Pode ser do português mas o paternalismo condescendente da mensagem não me deixa muito à vontade. Quanto ao José Faro ponho as mãos no fogo no que toca à defesa da classe e já agora sempre que lhe pedi disponibilizou-se para ajudar ou dar a sua opinião - Como achas que consegui publicar as fak´s em versão digital? - entre outras coisas que aqui não irei mencionar. Se está de férias ou se se esqueceu é somente uma questão de averiguar. Não nos vamos esquecer que se ele não desejasse fazer isto poderia ter alegado desde o início que não tinha tempo.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Agosto 18, 2009, 15:17:00 pm
Caro Nuno,

Não há paternalismo condescendente nas minhas palavras e também não acho que seja problema do meu português, muito pelo contrario, acho que estás a dar o melhor de ti neste assunto e isso te engrandece, te falo com sinceridade.

Eu não conheço a José Faro e por tanto não tenho uma opinião feita dele mas a verdade é que já há muitas semanas que fizeram as perguntas e até hoje nada.

Em referência a que poderia ter dito desde o inicio que não queria responder tu sabes que nem sempre as coisas são assim, as vezes se vão adiando as respostas à espera de que as coisas se esqueçam ou deixem de ser importante. "deixar as coisas arrefecer"

Nunca postei nada em defeça ou em contra de uma escola, acho que cada um sabe o caminho que pode ou deve tomar "livre-albitrio" mas em referência à regulamentação acho que há uma preocupação geral e evidentemente no meu caso também.

Sente-te SEMPRE a vontade comigo, o que postei não foi nem de longue um ataque ao Nuno. Mas repara que primeiro foram os exames e depois...... evidentemente tu não és o responsavel dos actos dos outros.

Grande abraço.

Tfer.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Setembro 05, 2009, 22:40:45 pm
Não foi em Agosto, será em Setembro?
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Setembro 17, 2009, 14:53:35 pm
Meio de Setembro e nada.

Além de questionar se será em Setembro, questiono se será antes das eleições :D
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Setembro 28, 2009, 17:39:35 pm
Não foi antes das eleições e o PS perdeu a maioria absoluta...
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Setembro 28, 2009, 17:42:08 pm
Tal vez os nossos filhos ou nossos netos consigam as respostas.... :D
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Outubro 03, 2009, 00:47:30 am
E também não foi em Setembro. Outubro?
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 03, 2009, 01:22:17 am
Muito boa noite a todos,

Tenho andado com problemas na net, mas, sempre que podia, passava por aqui para ver se havia novidades. Para meu espanto, não há novidades.

A dita reunião era para ter ocorrido no dia 25 de Junho, ou seja, há 3 meses e uns trocos. Depois disso haveria uma troca de e-mails... A verdade é que tudo começou com uma entrevista na televisão e, ao que parece, esse é mesmo o único meio de sabermos o que se passa com a regulamentação, uma vez que é impossível contactar com a CTC, porque não têm contactos (acreditem, eu já tentei), a DGS diz que o assunto não lhes diz respeito, que a CTC apenas utiliza as instalações da DGS (sim, também já tentei), pelo que, a minha última esperança era mesmo o Nuno.

O povo diz que quem espera sempre alcança, mas também diz que quem espera desespera, por isso é que o povo é sábio. Eu prefiro alcançar a desesperar, mas, neste caso, acho que estou mais perto da 2ª hipótese.

Por isso, Nuno, peço-te o favor, até imploro se for caso disso, que digas alguma coisa, nem que seja "Ok, não vai haver resposta a este assunto, eu não quero saber das vossas dúvidas, ou quem pode responder não o quer fazer" nem precisas de justificar, mas dá lá o tiro de misericórdia e acaba com este assunto de vez.

É cansativo, frustrante, desgastante, e mais não sei quantas coisas, passar este tempo todo interessada num assunto e crédula de que é agora que vou saber o que está a ser feito. Eu não vou desistir deste assunto, mas custa-me continuar a massacrar-te quando começo a pensar que não vai ser através de ti que vou obter as minhas respostas.

Se sabes que esta porta não vai dar a lado nenhum, por favor fecha-a, não me deixes aqui pendurada à espera para entrar numa sala vazia.

Bjs e abraços a todos,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 12, 2009, 13:07:46 pm
Olá a todos,
Amanhã é 13 de Outubro, aniversário da última aparição de Nossa Senhora em Fátima. Apesar de não ser crente, sinto que, também eu, continuo à espera de um milagre. Pode ser que o dia de amanhã inspire o Nuno a vir aqui dar-nos as boas novas...
Bjs e abraços,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Outubro 12, 2009, 13:39:38 pm
Pois é Tuska,

O Nuno ficou chateado comigo pela resposta que postei, mas ao final, ele proprio deve estar a reparar que eu tinha razão...

Honestamente, e gostava de estar enganado, mas as respostas não vão chegar neste século da boca de José Faro.

Abraços para todos.

Tfer.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Outubro 12, 2009, 14:28:18 pm
Pode ser que o dia de amanhã inspire o Nuno a vir aqui dar-nos as boas novas...

Ou novas de qualquer tipo, já que ultimamente anda por aí mas não passa por aqui.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 13, 2009, 23:35:14 pm
Já só falta meia hora para acabar o 13 de Outubro mas o milagre ainda pode acontecer...
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Outubro 14, 2009, 01:37:10 am
Lamento Tuska.




E Deus não existe. :-X
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 14, 2009, 11:50:45 am
Deus não existe?? Já agora também vais negar a existência do Pai Natal, Coelhinho da Páscoa ou da Fada dos Dentes??

Agora a sério, com carácter de urgência e dirigido ao Nuno...

Eu sei que não tens qualquer tipo de obrigação (para além da moral, ao voluntariares-te para isso) de fazeres de mensageiro das nossas questões perante o Dr. José Faro. É por compreender a tua situação, e por não poder ficar de braços cruzados à espera que a regulamentação seja publicada em DR para saber o que tem sido feito, que te peço um último favor: afere, junto do Dr. José Faro, se não se importa de nos facultar o e-mail dele (de preferência o oficial da CTCTNC, caso exista), para podermos colocar as nossas questões directamente.

E prometo que é a última coisa que te peço em relação à regulamentação :)

Bjs,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Outubro 16, 2009, 14:51:53 pm
Boas.
Agradeço à Rita ter-me avisado via msn para vir aqui responder a este tópico uma vez que fazia muito tempo estava desligado dos foruns.
Até ao momento presente o representante ainda não respondeu às perguntas. Tenho insistido com ele para o fazer quando o vejo ou enviando mensagens sms. Não vos posso dizer que o assunto está acabado porque não vou deixar de insistir com ele.
Quanto ao mail é evidente que não posso fazer isso. Seria uma quebra de confiança pessoal com o director. No entanto eu acho que eles tinham criado um mail público para questões. Não tenho a certeza mas irei perguntar se assim é.
De qualquer forma vou continuar a insistir para que as perguntas tenham respostas. Obviamente que mais informações sobre este assunto não posso prestar de momento sem entrar no domínio privado, tanto meu como do director.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Outubro 16, 2009, 14:52:56 pm
É verdade.
De momento estou bastante ocupado com algumas alterações no blogue e com projectos pessoais. Se entretanto precisarem de alguma resposta enviem-me uma mensagem seja através do blogue ou do msn.
abraço
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 17, 2009, 00:00:49 am
... te peço um último favor: afere, junto do Dr. José Faro, se não se importa de nos facultar o e-mail dele (de preferência o oficial da CTCTNC, caso exista), para podermos colocar as nossas questões directamente.

Quanto ao mail é evidente que não posso fazer isso. Seria uma quebra de confiança pessoal com o director. No entanto eu acho que eles tinham criado um mail público para questões. Não tenho a certeza mas irei perguntar se assim é.


Ó Sr. Dr. Nuno Lemos, Caro Colega!!!

Não compreendo a tua resposta porque, conforme podes ver, o que eu te pedi foi que perguntasses ao Dr. José Faro se nos podia facultar algum e-mail dele, de preferência um oficial da CTCTNC.

Agora sou eu que digo, quanto ao mail, é evidente que eu nunca o pediria, nem esperaria que tu o desses, sem autorização do próprio, uma vez que sei que somos ambos pessoas bem educadas.

Bjs e abraços, e bom trabalho!! (o do blogue eu sei que está muito bom  ;D)
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Outubro 17, 2009, 00:34:21 am
Nuno, pensava que a boa vontade de responder ás perguntas, esclarecer (Sessões e tudo!) e unificar era toda do Dr Faro... não compreendo isto de teres de andar atrás dele a insistir. Não compreendo, isto é, a não ser que afinal não haja boa vontade nenhuma. Espero que não seja o caso :)

Obviamente que mais informações sobre este assunto não posso prestar de momento sem entrar no domínio privado, tanto meu como do director.
Não percebi isto. O domínio privado não me interessa para nada, só me interessa que ele cumpra o que propôs a fazer, tanto neste caso em particular como na regulamentação em geral... e isso não é do domínio privado, é do domínio público embora quem não souber possa ficar com outra ideia  :P
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Outubro 17, 2009, 03:12:41 am
"Ó Sr. Dr. Nuno Lemos, Caro Colega!!!

Não compreendo a tua resposta porque, conforme podes ver, o que eu te pedi foi que perguntasses ao Dr. José Faro se nos podia facultar algum e-mail dele, de preferência um oficial da CTCTNC.

Agora sou eu que digo, quanto ao mail, é evidente que eu nunca o pediria, nem esperaria que tu o desses, sem autorização do próprio, uma vez que sei que somos ambos pessoas bem educadas."

Li mal. lololol
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 21, 2009, 17:27:50 pm
Nuno, agora que já leste bem há 4 dias, podes, ou não, arranjar um e-mail do Dr. José Faro?

Sim, eu sei que sou muita chata... Sabes alguns pontos para isso? lol

Bjs e abraço,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Pedro em Outubro 21, 2009, 19:21:04 pm
Ainda não perceberam que a divulgação das informações não é do interesse público mas sim do interesse privado e corporativista. Enquanto a acupunctura em Portugal estiver associada a apenas a alguns nomes não tem interesse ser regulamentada.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 21, 2009, 21:41:03 pm
E isso é suposto querer dizer o quê, Pedro?

Os interesses por trás da regulamentação eu percebo, agora a tua frase, e neste contexto... Não estou a ver.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Kimi_Ho em Outubro 21, 2009, 23:43:50 pm
Olá,

Não percebo nada disto.... ando a tentar actualizar-me em relação ao assunto da regulamentação, mas é um bocado confuso.

Podem ajudar-me explicando-me, sff, quem é este Dr José Faro e qual a importancia dele na regulamentação?

Acho que ja percebi que ele é algum tipo de representante, mas de quem? Ou através de quê? De onde aparece ele como representante? Foi eleito por quem e quando? E representa exactamente quem perante quem ou o quê?

Obrigada, desde ja, pelos esclarecimentos que possam dar-me.


Bjos * * *
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 22, 2009, 00:08:51 am
Olá Kimi,

Está tudo "explicado" nos posts mais antigos, na legislação e na proposta de regulamentação, no entanto, respondendo às tuas perguntas: O Dr. José Faro é o representante da Acupunctura na Comissão Técnica Consultiva para as Terapêuticas Não Convencionais; Foi escolhido numa reunião que houve entre alguns representantes de algumas Associações de profissionais de Acupunctura e o representante do Ministério da Saúde; O motivo pelo qual "massacramos" o Nuno, é porque o Dr. José Faro é também o Director (Nuno, corrige-me se não for esta a designação correcta) da ESMTC, onde o Nuno dá aulas.

Quanto à importância do Dr José Faro na regulamentação, ele é o elo de ligação entre os Acupunctores e a CTCTNC, ou seja, se alguém sabe em que estado está a regulamentação, o que foi feito, o que foi alterado, o que falta fazer e qual o passo seguinte, é ele.

Espero ter conseguido responder às tuas perguntas iniciais, pois muitas mais virão... lol

Bjs,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Pedro em Outubro 22, 2009, 10:30:18 am
Tuska eu estava a querer dizer que enquanto os "donos" das Escolas de Acupunctura estiverem no poder e ocuparem posições de relevo, irão sempre protelar pelos seus próprios interesses.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 22, 2009, 18:50:49 pm
Sim Pedro, as "teorias da conspiração" já as sabemos todas de cor há 2 ou 3 anos, já discutimos, já acusámos e já vimos que não nos leva a lado nenhum. Agora resta-nos insistir ou desistir, eu optei por insistir, e insisto porque acredito que é possível, não porque não tenho mais nada para fazer, ou porque tenho um prazer especial em massacrar o Nuno (ou será que tenho?? lol).
Se acompanhaste o assunto "regulamentação" desde o princípio, tanto aqui como no outro fórum, podes ver que não acabei de cair de para-quedas neste assunto, aliás, nem eu, nem o André, nem o Nuno.
Há muita coisa que eu não percebo, tens toda a razão, e uma delas é porque é que te faz confusão - ainda por cima se tu "sabes" que os "donos" das escolas andam a protelar este assunto para seu próprio benefício - que haja quem queira manter-se a par deste assunto, tentando que não fique tudo nas mãos dos ditos "donos".
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Outubro 22, 2009, 21:02:34 pm
Eu por mim acho que o tempo perdido a conjecturar era melhor gasto a cobrar as boas intenções que o Sr Dr Faro andou a publicitar desde o início do processo e que agora está a renegar a cada dia que passa. Bastava que cumprisse o que a lei o obriga a fazer... já nem digo cumprir o que prometeu (por exemplo no que toca à entrevista e resposta ás nossas perguntas).
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: kinkas em Outubro 22, 2009, 23:35:56 pm
Boa noite!

Venho com alguma frequência a este forum, quero agradecer aos responsáveis por este espaço e a todos aqueles que tem contribuido para a divulgação e discussão da MTC.
Resolvi intervir porque pelo que me apercebo desde há bastante tempo a esta data, que os profissionais de acupunctura em Portugal em vez de se preocuparem com as questões verdadeiramente importantes relativamente à Regulamentação da actividade, ocupam-se com polémicas  entre Escolas e Associações, fragmentando cada vez mais uma actividade que já por si tem pouca força.

Penso que é hora de dar as mãos e caminharmos todos no mesmo sentido!

Caminhamos a passos largos para que daqui a algum tempo sejamos impedidos de exercer a actividade neste país, sendo esta canalizada para as mãos dos Médicos de  Medicina Convencional!
Tenho médicos conhecidos com formação em acupunctura, que fazem exercicio desta em Hospitais Publicos, e conheço bem quais os seus objectivos!

- Toda a gente tem ideia do poder politico e social da classe médica em portugal!
- Sabem que em vários paises esta actividade está regulamentada para ser realizada apenas por médicos de Medicina Convencional?
- Acreditam que quando houver médicos suficientes com formação em Acupunctura (mesmo que esta seja deficiente) vão permitir que esta seja realizada por outros profissionais?

Penso que a Acupunctura só será regulamentada quando os médicos quiserem, enquanto isso estão a ganhar tempo para fazer formação, para integrar as consultas e tratamentos de Acupuncura no SNS e a ganhar terreno com a fragmentação das Associações de MTC.

Faço um apelo a todos os interessados na MTC, se não querem acabar com a MTC em Portugal, parem com as politiquices e intrigas entre Associações e Escolas.

 


Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Outubro 22, 2009, 23:56:17 pm
kinkas, e não achas que uma boa forma disso acontecer seria a entrevista e as perguntas que motivaram este tópico terem resposta? Eu acho... bem mais do que apelos à união sem mais sugestões ou acção.

Concentrem-se no que interessa e deixem o resto nos outros tópicos.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Pedro em Outubro 23, 2009, 10:14:39 am
Por mim acho que deveria haver um movimento de profissionais ligados à acupunctura que estivessem de fora dessas organizações, isto é não fizessem parte de órgãos de poder ou decisão dentro das escolas e formassem um associação/sindicato que protegessem os nossos direitos.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Miguel Gomes em Outubro 23, 2009, 14:40:44 pm
Agora disseste uma coisa importantíssima. 

Uma associação de acupunctores não devia estar sob alçada da escola x ou y. Devia ser uma associação independente e que zelasse pelos interesses dos acupunctores associados e não pelos interesses das escolas e de quem manda nas escolas.

Mas isto é já um tópico totalmente novo, e que merece uma discussão própria.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 23, 2009, 14:59:36 pm
Exactamente Miguel, agora é a minha vez de dizer que este tópico é apenas sobre a dita reunião com o Dr. José Faro, que nunca chegou a acontecer. Uma vez que o Representante da Acupunctura deveria estar disponível para todos os acupunctores, e não apenas para as Associações, acho muito importante que não se perca o intuito deste tópico.
Eu continuo a fazer o que posso, sozinha e em meu nome pessoal, e, neste momento, o importante é conseguir saber o que se passa na CTCTNC para não ter mais surpresas da próxima vez que o Dr. José Faro for convidado a participar num qualquer programa de televisão.
Se eu quisesse esperar que alguma Associação defendesse os meus direitos - e não estou a dizer que não o façam - estaria quieta e não me preocupava com isso.
Mas este tópico foi amavelmente - há quem diga que foi ingenuamente, pelos vistos padecemos do mesmo mal - criado pelo Nuno por haver acupunctores - profissionais e estudantes - que se interessam, preocupam e querem ver as suas questões respondidas.
Se querem criar uma Associação profissional "isenta", força, não é por isso que eu vou deixar de fazer as minhas perguntas e de não desistir até obter as respostas, mas não minem este tópico com questões que existem há muito noutros tópicos, vão até lá e actualizem-nos.

Eu vou continuar à espera do e-mail do Dr. José Faro. Por falar nisso, Nuno... Já dizias alguma coisa, não? :)

Bj e abraço,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Kimi_Ho em Outubro 23, 2009, 17:01:30 pm
Olá a todos,

Tuska, obrigada pela tua resposta pronta e directa ás minhas perguntas, fiquei um pouco mais esclarecida. Na verdade ja li a proposta de regulamentação bem como os topicos sobre a mesma (mais k 1 vez), mas confesso que é dificil entender o assunto profundamente. A minha questão principal, á qual respondeste, era de onde teria surgido o Dr Jose Faro como representante (eleito, não eleito, etc...). Ainda vou tentar saber quem estava nessa reunião onde ele foi escolhido, para perceber quem o elegeu, mas isto agr não interessa nada, não quero (embora talvez ja o tenha feito) desviar o tópico.

Sou um bocado revolucionária, e sem duvida radical, quando os assuntos dizem respeito a impedimentos/ limitações á minha VIDA. O que eu faria (se estivesse por dentro do assunto da regulamentação ha mais tempo e ja estivesse mais profundamente dentro da MTC - ainda agr vou começar o 1º ano..) era ir ao encontro desse Sr Jose Faro, ja que se sabe onde ele trabalha. Sugiro que o façam em grupo. Um grupo pequeno, pois demonstra força mas não "abusa" (causando confusão e barulheira - perderiam o respeito).

Acham possivel? É que vejo-vos realmente mt limitados nas vossas acções, ninguem vos responde as questões que são serias e vos dizem mt respeito - é a vossa vida profissional que, de certa forma, está a ser discutida (ou não??!). Todos têm direito a saber como vai o assunto e se o representante constantemente se apresenta indisponivel para esclarecimentos, nada como dar de caras com ele e perguntar-lhe directamente. De forma casual, principalmente cordial e organizada, sem exaltações.

Mas sim, acho que deveriam ir ao encontro dele de forma inesperada, e se ele vos "fugir" e não conseguirem falar-lhe la na escola, então vão á secretaria da escola ver da possibilidade de marcar reunião com ele. Eu sou adepta deste tipo de pressão. Quanto mais não seja, dar-lhe-á a entender que querem mesmo ser esclarecidos e que exigem que ele faça esses esclarecimentos, como tinha sido acordado/planeado, a ponto de interferirem com o seu local de trabalho. Talvez ele passe a ser mais aberto e mais disponivel, com "medo" que comecem a aparecer-lhe á frente sem mais nem menos desconhecidos com perguntas. Há que tomar responsabilidade pelo cargo que tomou!

k acham? É demais? Sinceramente eu sou assim e faria isto..... ou farei um dia..... A ver vamos!

Bjos.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 23, 2009, 17:22:23 pm
Olá Kimi,
Eu acreditei, e ainda acredito, na boa vontade do Nuno e na sua capacidade de nos colocar em contacto com o Dr. José Faro, mesmo que indirectamente.

Não digo que nunca tenha pensado nessa tua ideia, no entanto, eu quero falar com o Dr. José Faro Representante da Acupunctura junto da CTCTNC, e não com o Dr. José Faro Director da ESMTC. Por serem dois cargos que, a meu ver, condenaram a imparcialidade do nosso "representante", não vou ser eu a admitir e a pactuar com essa promiscuidade de funções. Talvez esteja a ser picuinhas, mas sempre fui 8 ou 80 :)

Mas o facto de eu continuar à espera que o Nuno me dê o e-mail do Dr. José Faro, não significa que isto seja a única coisa que estou a fazer, mas este seria, sem dúvida, o caminho mais simples e mais "simpático".

Bjs,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Outubro 24, 2009, 13:39:19 pm
Olá a todos,

Bom, vamos por partes...

Tuska, Todos de lguma forma estamos a ser um bocado ingenuos à espera das respostas que nunca chegam e, será que vão chegar?

A honestidade e amavilidade não são incompativéis com a ingenuidade...

Se não estou a lembrar-me mal o Nuno disse que há alguns tempos que não passava por aquí e só depois de receber um sms da Tuska é que reparou das nossas chamadas, será que tem desactivada a função de receber respostas dos tópicos onde participa na sua caixa de correios?

Sobre o assunto de ir ter com o Sr. Faro à ESMTC eu também não concordo porque considero que sería uma especie de invassão ao seu espaço de trabalhos e talvez sería pouco ético e não sei se também poderiamos ter algum problema legal, agora... resta saber se este Sr. tem um lugar físico onde trata destes assuntos, onde fica o seu escritorio?. Caso utilize a escola onde é Director para estes menesteres a figura mudaría porque iriamos a falar com o nosso "Representante" e não com o Director da Escola.

Como Nuno me disse, deve ser um problema do Português, ou do meu ainda pobre português, embora tenho consultado o diccionário e a definição é a mesma em Português do que em Espanhol.... a minha pergunta é, até onde é que o REPRESENTANTE da clase de MTC, estudantes e profissionáis pode negar-se a responder a preguntas que por direito deveriamos poder fazer? com que intuito é que ele faz isto?, Será que se a sardinha em vez de estar no seu lado estivesse no lado contrario ia ficar tão caladinho?


Abraços.

Tfer.

 
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Outubro 25, 2009, 15:36:11 pm
Boas.
Para já não posso dar grandes informações a não ser que continuo a fazer pressão para que as perguntas sejam respondidas. Ainda não pedi ao representante para me dar o mail mas irei pedir esta semana e depois comunico a resposta.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 25, 2009, 15:43:17 pm
Obrigada Nuno.

Bom trabalho, e não te esqueças de nós :).

Bj e abraço,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Outubro 29, 2009, 15:17:30 pm
Não vai ser possível contactar pessoalmente o representante por mail privado. A forma de contactar através de mail é enviando as questões para o mail da direcção geral de saúde especifico para a regulamentação.
De qualquer forma as questões já começaram a ser analisadas.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 29, 2009, 16:42:17 pm
E qual é esse mail da DGS?? É que a própria DGS desconhece a existência de qualquer forma de contacto com a CTCTNC, à excepção dos CTT, claro.

E o mail oficial foi o que pedi desde o início, e se o pedi a ti foi porque não o consegui pelas vias "normais".

É mais fácil mandar um mail ao Papa.

Este assunto começa a ser esgotante, e toda a gente insiste em deitar uma migalha de vez em quando, para mostrar boa vontade e empenhamento, no entanto, ando desde Junho a tentar contactar com uma pessoa que supostamente ME REPRESENTA, numa Comissão que existe para ajudar o ESTADO e fazer um serviço PÚBLICO, que funciona junto de um organismo PÚBLICO, e sob a alçada de um MINISTÉRIO, sobre cujo trabalho foi feita uma discussão PÚBLICA, no entanto parece que ando a tentar aceder aos X-files!! Tenho que ouvir a DGS a dizer-me para "contactar com o representante da acupunctura como, aliás, muitos colegas seus o fazem" (?? Quem?? Alguém se acusa??), agora tenho que te "ler" a dizeres-me que posso contactar o Dr. José Faro através do mail oficial, quando o que te pedi foi para arranjares o mail oficial. O que é que se passa?? Só posso ser eu, devo estar com um problema qualquer, porque tudo isto me parece surreal.

É crime querer saber o que se passa?? Querer saber o que foi feito? O que falta fazer? Eu vou ao site da AR e tenho acesso às propostas todas que vão ser votadas, às que foram votadas, às actas, aos e-mails de toda a gente. O mesmo se passa em todos os Ministérios. A CTCTNC é o quê?? O trabalho que estão a fazer é vital para a segurança nacional?? É segredo de Estado o que se passa entre aquelas paredes??

Nuno, gosto imenso de ti mas, para dares respostas destas, mais valia não teres escrito nada.

Por mim chega. Boa sorte a todos.

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Outubro 29, 2009, 17:27:11 pm
Boas Rita. Agora sou eu que está confuso. Então durante este ano como é que a DGS recebeu comentários às propostas se não fosse pelo mail? Eu não sei qual é esse mail porque nunca procurei mas pensei que fosse do conhecimento público. Posso estar enganado mas foi isto que sempre pensei.
Quando falei com o representante ele disse-me para não dar nenhum mail pessoal mas sim para aconselhar o contacto através da via oficial. Só posso dizer que vou tentar saber qual é o contacto pela DGS. Sinceramente pensei que isso estivesse na DGS.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Outubro 29, 2009, 17:29:56 pm
Mas foi isso que a Rita pediu desde o início, pensei que tinha ficado claro à primeira. "Mail oficial"...
Mas já agora vamos ver as respostas, se chegarem. E a entrevista, já agora.
Título: Re:Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Outubro 29, 2009, 18:39:54 pm
E qual é esse mail da DGS?? É que a própria DGS desconhece a existência de qualquer forma de contacto com a CTCTNC, à excepção dos CTT, claro.

E o mail oficial foi o que pedi desde o início, e se o pedi a ti foi porque não o consegui pelas vias "normais".

É mais fácil mandar um mail ao Papa.

Este assunto começa a ser esgotante, e toda a gente insiste em deitar uma migalha de vez em quando, para mostrar boa vontade e empenhamento, no entanto, ando desde Junho a tentar contactar com uma pessoa que supostamente ME REPRESENTA, numa Comissão que existe para ajudar o ESTADO e fazer um serviço PÚBLICO, que funciona junto de um organismo PÚBLICO, e sob a alçada de um MINISTÉRIO, sobre cujo trabalho foi feita uma discussão PÚBLICA, no entanto parece que ando a tentar aceder aos X-files!! Tenho que ouvir a DGS a dizer-me para "contactar com o representante da acupunctura como, aliás, muitos colegas seus o fazem" (?? Quem?? Alguém se acusa??), agora tenho que te "ler" a dizeres-me que posso contactar o Dr. José Faro através do mail oficial, quando o que te pedi foi para arranjares o mail oficial. O que é que se passa?? Só posso ser eu, devo estar com um problema qualquer, porque tudo isto me parece surreal.

É crime querer saber o que se passa?? Querer saber o que foi feito? O que falta fazer? Eu vou ao site da AR e tenho acesso às propostas todas que vão ser votadas, às que foram votadas, às actas, aos e-mails de toda a gente. O mesmo se passa em todos os Ministérios. A CTCTNC é o quê?? O trabalho que estão a fazer é vital para a segurança nacional?? É segredo de Estado o que se passa entre aquelas paredes??

Nuno, gosto imenso de ti mas, para dares respostas destas, mais valia não teres escrito nada.

Por mim chega. Boa sorte a todos.

Rita

Assino por baixo e acrescento se o nosso "REPRESENTANTE"  não quer dar um e-mail privado será dificil criar um para as pessoas da classe que precisem entrar em contacto com ele?...francamente.......

Abraços.

Tfer.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 29, 2009, 18:51:36 pm
Nuno, o mail da discussão pública foi, precisamente isso, da Discussão Pública. Foi um mail que a DGS criou para receber os comentários, não é o mail da CTCTNC. Aliás, não é preciso muito para saber que os comentários à proposta de regulamentação foram enviado para a DGS, não para a CTCTNC, até porque, como bem sabes, quem analisou os comentários e elaborou o relatório da discussão pública, foi a DGS, não a CTCTNC.

Não percebo onde é que pode estar a confusão, DGS não é CTCTNC. Os contactos da DGS estão à distância de um click, nunca tive problemas em contactá-los. Se é esse o mail que vais arranjar, nem te preocupes. Aliás, por mim podes esquecer este assunto, como já disse. Só resolvi esclarecer este assunto do mail porque, até compreendo que sejas uma pessoa muito ocupada, mas vires dizer isso, como se eu só tivesse 1 neurónio, quando ainda por cima até houve aquela confusão porque achaste que te tinha pedido o mail pessoal... A sério, é tanta distracção da tua parte que até me magoa.

Para que saibas, segundo informação oficial da DGS, a CTCTNC não tem nº de telefone próprio e não tem mail oficial. Por isso te pedi ajuda. Esclareci a confusão?
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: JV em Outubro 31, 2009, 10:41:55 am

Sou um bocado revolucionária, e sem duvida radical, quando os assuntos dizem respeito a impedimentos/ limitações á minha VIDA. O que eu faria (se estivesse por dentro do assunto da regulamentação ha mais tempo e ja estivesse mais profundamente dentro da MTC - ainda agr vou começar o 1º ano..) era ir ao encontro desse Sr Jose Faro, ja que se sabe onde ele trabalha. Sugiro que o façam em grupo. Um grupo pequeno, pois demonstra força mas não "abusa" (causando confusão e barulheira - perderiam o respeito).



Conta comigo, mas só se o grupo for grande. Qual é o mal de fazer barulho, desde que o barulho seja fundamentado e legítimo?
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Rogerio Nunes em Novembro 01, 2009, 00:22:56 am
Embora com muito para estudar, tenho acompanhado esta discussão que por aqui vai, desde há algum tempo e folgo com o empenho de todos, mas deixem-me por uma questão.
Será que andam todos cegos ou são ingénuos?!
Nada tenho contra o Nuno Lemos, (pessoa que nem sequer conheço), mas a postura dele deixa-me na dúvida.
Penso que desde o principio se estabeleceu uma "guerra" entre escolas, se tal facto não abona a nosso favor, igualmente nada abona a nosso favor, que depois de todo este tempo ainda não nos tenhamso conseguido unir numa reunião, onde todos presentes, alunos e profissionais de acupuntura, discutissem este problema e tomassem medidas para enfrentar a situação.
É para mim claro, tal como disse da primeira vez que aqui entrevi sobre esta situação, parecem existir lobies de interesse escondidos e menos claros, e todos nós (incluindo eu) deixamos que a situação chegasse a este ridiculo em que a Rita suplica ao N Lemos um email qualquer.
Pensemos bem sobre tudo isto, desde, qual os interesses escondidos de cada um, sendo que nós (penso eu) o que nos move é a difinição do nosso futuro.
Não podemos perder de vista que enquanto o tempo passa e o probelma não se resolve a classe médica vai promovendo mestrados de 6 a 9 meses em Medicina Chinesa. Ora não sejamos ingénuos, o problema é que o lobie dos médicos não quer perder esta "fatia" de Medicina, sabendo eles que a MTC é uma medicina alternativa válida e com resultados comprovados.
Agora juntemos a isto todo o "caldo" Cultural em que este problema começa a ser envolvido desde há algum tempo. O Nuno L vai tecendo comentários que um profissional de MTC devia ter alguma formação na área da saúde (se me engano desde já peço desculpa), esse tal José Faro penso que nunca disse nada de sua justiça, apareceu nomeado num cargo, nomeado repito (nunca foi eleito por ninguém).
Pensem seriamente sobre o problema e não percam de vista o que move cada um dos interpretes, mas não se humilhem, lutem!
Contem comigo para isto e para o resto!
Como diria um comunista "Hasta la vitoria ou la muerte"
Só fazendo deste problema uma luta continua e visível se conseguirá alguma coisa.
Abraços a todos

Rogério Nunes
Título: Re:Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Novembro 01, 2009, 00:58:37 am
Olá Rogerio,

Não tenhas dúvidas que vamos lutar, já chega de lindas palavras do Nuno que enquanto as escreve deve estar a gozar de todos nós.

Aproveita qualquer oportunidade para falar da escola que seja pelo motivo que for, deve provocar uma certa comichão neles, deve ser que na escola onde ele trabalha é perfeita.

Eu apoio a Rita, acho que se tem preocupado muito, se preocupa pelos interesses de todos e nunca lî ataque nenhum por parte dela para qualquer escola...

JV, isso de contem comigo se o grupo é grande, é como dizer fico deitado no sofa e comecem vocês depois vou eu... e isso de fazer barulho..... temos de dar valor e poder às palavras e as acções, com determinação e justiça, não é preciso fazer barulho e sim utilizar o bom senso.

Comigo também pode contar. sempre que se trate de lutar pela clase e por uma regulamentação justa e não pela crítica a uma escola ou a outra, nessa música é que não entro.

Abraços.

Tfer.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 01, 2009, 23:03:37 pm
Boa noite Rogério!!! Seja bem aparecido, caro colega  ;)

Ora, vamos lá por partes...

Pessoalmente, não ando cega, quando tenho os óculos postos até vejo bem. Sim, sou ingénua, mas não sou "otária"   ;D

No que a este tópico concerne, penso que tens razão, que é importante não nos esquecermos do que aqui foi dito, do tempo que se esperou e das respostas que (não) tivemos.

Isso das guerras entre escolas, eu não vejo as coisas assim. É natural que cada Associação defenda os direitos e os interesses dos seus associados, afinal é para isso que existem. Mas, para mim, o que me move (e desculpa desiludir-te tfer), não é a preocupação com os interesses de todos, aliás, não posso sequer dizer que me preocupe com os interesses de alguém, mas sim a injustiça da proposta ou, se preferirem, movo-me a favor da justiça. E, para mim, justiça é não ter que prejudicar uns para defender outros.

E uma vez mais vou confessar algo que te vai desiludir Tfer, mas já estive bastante mais longe de atacar, não escolas, porque não as conheço, mas pessoas que tomam atitudes deploráveis.

Muitas vezes me arrependi de algumas palavras desagradáveis, por sentir  que fui injusta, mas nunca antes me tinha arrependido de tratar bem alguém. Mas eu ainda sou novinha, ainda me vou arrepender várias vezes.

bjs aos dois
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: JV em Novembro 02, 2009, 18:14:25 pm


JV, isso de contem comigo se o grupo é grande, é como dizer fico deitado no sofa e comecem vocês depois vou eu... e isso de fazer barulho..... temos de dar valor e poder às palavras e as acções, com determinação e justiça, não é preciso fazer barulho e sim utilizar o bom senso.

Comigo também pode contar. sempre que se trate de lutar pela clase e por uma regulamentação justa e não pela crítica a uma escola ou a outra, nessa música é que não entro.

Abraços.

Tfer.

Olá Tfer podes pensar o que quiseres que eu não me importo, em todo o caso, eu escrevi "conta comigo" mas só se o grupo for grande porque a Kimi_Ho sugeriu que o grupo fosse pequeno. A mim parece que numa situação destas quanto maior for o grupo melhor, já que se trata de mostrar o descontentamento públicamente, através de uma manifestação, pela acção do representante dos (também) nossos interesses. Como é óbvio só três ou quatro pessoas numa acção destas não revelaria que muita gente está desagradada com a actuação do dito representante.


Como já disse noutro tópico podem contar comigo nestas acções, desde que não haja apropriação por parte de partidos políticos e desde que as reivindicações façam sentido. E desde, é claro, que as pessoas se comportem civilizadamente.

Já agora há alturas em que o bom senso implica fazer algum barulho.
Título: Re:Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Novembro 02, 2009, 20:00:53 pm
Olá JV,

Eu concordo contigo que quanto maior seja o grupo muito melhor. Mas o que tentava dizer-te que um grupo grande não se faz por magia, alguem tem de tomar a iniciativa e aos poucos o grupo aumentar.

Abraços.

Amiga Tuska,

Não fico desiludido contigo, claro que não.....mas olha que o que respondeste não é assim tão diferente ao que eu pensava....lê e repara.

Bjs.

Tfer
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Novembro 03, 2009, 00:37:24 am
Sabes tfer o meu desporto favorito é realmente andar a gozar com a tua cara. És assim tão importante. E as teorias da conspiração do Rogério Nunes são mesmo lógicas.
E tuska é evidente que nunca pretendi gozar com a tua cara ou ofender-te. Foi um mal entendido. peço desculpa.
E para todos os pseudo-criticos permitam-me alguma liberdade de expressão: usem a inteligência e pensem um bocadinho. Quem é que iniciou este tópico? Vá lá não é dificil descobrir. Quem teve a iniciativa de ir falar com o representante a pedir para responder a algumas questões? Mas já sei: isto é uma conspiração à Rogério Nunes, ou seja, eu fiz isso para distrair meia dúzia de membros do MTCforum porque isso era o necessário para a tomada de poder por parte da Ordem dos Médicos. Voilá.
Esperem tenho outra teoria: eu falei com o representante para ver se respondia a algumas questões, depois falei com vocês para colocarem as questões que desejavam para depois não serem respondidas e eu andar aqui a ouvir bocas parvas do tfer.
Sem dúvida que isto é uma situação que me faz rir imenso. Por mais quando sou criticado por pessoas que na altura de levantar questões ficaram sem saber escrever. Se não fosse o André não existiam questões para serem respondidas.
Da minha parte vou continuar a insistir para que as questões sejam respondidas. Se o forem publico-as no meu blogue. se quiserem vão lá le-las. Nem digo mais nada relativamente a isto.  :-\
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Novembro 03, 2009, 00:42:43 am
E quando desejarem atacar alguma coisa que o escrevi deixem-se de acusações superfluas. Os meus textos sobre escolas ou sobre regulamentação são conhecidos e fáceis de encontrar. É só uma questão de irem demonstrar a falsidade dos factos e a falta de lógica dos argumentos.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Jorge Antunes em Novembro 03, 2009, 08:57:53 am
Enquanto se discute, típico dos portugueses, os médicos vão fazendo formações de poucos meses, e como eles estão no sistema de saúde que vocês acham que ficará com os cuidados de acupunctura? Basta de discussões palermas e passemos à acção. Com a nova assembleia da república estão reunidas as condições para nos fazermos ouvir. A regulamentação da última vez que foi apresentada à assembleia foi chumbada por poucos votos, agora acho que tal não irá acontecer. Será necessário, uma vez mais nos movimentar-mos no seio político e resolver de vez esta contenda. Eu acho que mais vale uma má regulamentação (que poderá ser aos poucos corrigida) do que uma ausência de regulamentação.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 03, 2009, 09:30:09 am
Nuno,
É óbvio, e sempre o disse, que demonstraste muito boa vontade ao iniciar este tópico, ao propores-te para colocar as nossas dúvidas ao Dr. José Faro, muito motivado pelas discussões com meia dúzia de membros do fórum, e pelo facto de tu teres sempre acesso a mais qualquer coisa quando se tratava do assunto regulamentação.
O que já não era assim tão óbvio, pelo menos para mim, é que não terias a decência de admitir a essa meia dúzia de membros, que, afinal, a vontade de responder às nossas questões não era assim tanta.
O que não é lógico é que sempre tenhas defendido a legitimidade do nosso representante, para depois compactuares com esta representatividade selectiva.
O que não é lógico é que continues a dar o corpo ao manifesto para defender o indefensável.
O que não é lógico é que, tendo nós solicitado um meio de resolver a situação, para que não tivesses que levar com bocas, a situação se tivesse transformado "nisto".

Sempre discuti contigo, discordamos em muitas coisas, mas sempre admirei a tua coerência de pensamento. Por isso muito me surpreende esta espécie de "autismo" que te impede de assimilar as atitudes incompatíveis com o discurso do Dr. José Faro.
Não sei se é pior pensar que estás como os 3 macacos "Não vejo, não ouço, não falo", ou que crês mesmo que é normal, lógico, óbvio e aceitável que o NOSSO Representante fale contigo, mas não comigo. E a tua compreensão acerca da "falta de tempo", poderia ser razoável durante uma semana, mas uma parte muito importante do trabalho de um Representante é ouvir. Como é que alguém pode representar outros se não sabe o que eles pensam?
Infelizmente, para mal de todos nós, a ilegitimidade formal alegada desde sempre, veio a comprovar-se ser uma ilegitimidade efectiva pelas acções do Dr. José Faro.

Quanto ao André ter sido o único a colocar questões, julgo haver mais um mal entendido. Se reparares, o que o André fez, e muito bem (uma vez mais, muito obrigada André) foi compilar as questões colocadas nos outros tópicos, daí não haver necessidade de acrescentar nada. Ou melhor, como diria um professor meu, as questões multiplicam-se com as respostas, mas como não obtivemos respostas...

Parafraseando outro prof., desta vez de filosofia, "desculpar eu desculpo, mas perdoar não perdoo, porque perdoar é esquecer e esquecer eu não esqueço". E desculpo porque sei que não foi com a intenção de me ofenderes, mas ao confiares na minha distracção, ingenuidade, falta de memória, seja o que for, ofendeste-me.

Mas, como és importante, até decidi responder, apesar de teres dito que não dizes mais nada sobre isto.

Um abraço como deve ser,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: JV em Novembro 03, 2009, 09:40:32 am
Estou solidário com o Nuno que é o profissional de acupunctura mais acessível na Net e mais exposto, e também não percebo muito bem aonde é que estas guerrinhas emocionais podem levar. A menos que haja romance no ar...

Ou então que seja a velha mania portuguesa de, não podendo chegar a quem está no poder por incapacidade ou falta de coragem, "bater" em quem está à mão.
Título: Re:Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Novembro 03, 2009, 10:47:27 am
Olá Nuno,

Tudo o que tens par dizer é insultar-me? uma salva de palmas para ti. Se essa é a ideia que tens de inteligência deixa-me no meu cantinho e continuar sendo menos inteligênte do que tu mas mais honesto. Gostava de saber que postura ias ter caso não te encontrasses protegidinho pelo teu amigo e estivesses nã nossa situação. Mas nada que não mude com o tempo.... Porquê tu tens direito a informação por parte do nosso representante que o resto não temos? nem te molestes em afirmar que isso não é verdade, a minha curta inteligencia dá para perceber que é mesmo assim...


Nunca duvidei das tua boas intenções, sabes lêr a tua lingua?, agora se o facto de não concordar em como as coisas estão a correr te incomoda pela minha parte...paciencia. Em Espanha temos um ditado "Quando a lingua pica...alhos comeram".

Abriste o tópico, certo, e com boas intenções, certo. E depois? amigo, estou no mundo há uma data de anos, suficientes para saber como a través da diplomacía e de mostrar uma face boa se podem conseguir muita coisa...depois de tantos meses e sem novidades, de duas uma. Ou como já te disse estão a brincar contigo e tu tens boas intenções (prefiro pensar que é assim) ou isto tudo não passou de uma manobra para tentar acalmarmos.

Que eu não seja importante para ti no pessoal percebo. Mas não te esqueças que assim como todos, temos direitos a saber o que está a acontecer, eu formo parte de estudantes e profissionáis preocupados com uma situação que só favorece a uns e tenta com muita má vontade perjudicar outros.

O que eu acho é que já estamos a perder tempo a mais contigo e com este tópico que infelizmente parece que não vai dar a nada.

Se quiseres podes continuar a insultar, o meu fígado funciona bem e não me alteras minimamente, "não ofende quem quer e sim quem pode".

Em vez de vir cá a justificar-te faz uma coisa, encerra este assunto ou reage e traz as respostas às questões feitas. please.

Tfer.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 03, 2009, 11:11:59 am
Da minha parte vou continuar a insistir para que as questões sejam respondidas. Se o forem publico-as no meu blogue. se quiserem vão lá le-las. Nem digo mais nada relativamente a isto.  :-\
Penso que isto, juntamente com a "análise das questões", diz tudo sobre o que um amigo e empregado do próprio Representante espera quanto à comunicação com o mesmo.

Vou repetir isto mais uma vez: CONCENTREM-SE NO QUE INTERESSA OU CALEM A BOCA!
Enquanto perdem tempo com parvoíces como a questão dos médicos que já deixou de ser questão há mais de 5 anos, ou quando falam em nos unirmos todos e deixar guerrinhas de lado (das quais tanto gostam de falar extensivamente) estão a ignorar o essencial - O nosso Representante que queria ser o ponto comum de todos os acupunctores, que queria ouvir, que queria unificar, que queria comunicar, que queria o melhor para todos, está a cagar-se completamente para nós.
Torna-se incomunicável, esconde-se atrás de desculpas esfarrapadas e age de forma sub-reptícia preparando material passível de controlar a MTC a médio-longo prazo de uma forma até pouco legal. Mantendo-se o texto como foi apresentado antes da discussão, espanta-me que dia aós dia isso continue a passar impune.

Nisto tudo já nem falo da mais que evidente falta de democracia em todos os aspectos do processo e do modus operandi da pessoa em questão, isso começou mal com a "nomeação", mal continuou com as "sessões de ESCLARECIMENTO" e mal continuará com o que se segue à discussão pública.


Mas se quiserem podem continuar a perder tempo com o acessório, pão, circo e tudo o que mais entenderem. Diz-se que o povo tem o que (quem) merece e parece que está certo.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 03, 2009, 11:18:54 am
Bem, primeiro o Jorge Antunes...
... Basta de discussões palermas e passemos à acção. Com a nova assembleia da república estão reunidas as condições para nos fazermos ouvir. A regulamentação da última vez que foi apresentada à assembleia foi chumbada por poucos votos, agora acho que tal não irá acontecer. Será necessário, uma vez mais nos movimentar-mos no seio político e resolver de vez esta contenda. Eu acho que mais vale uma má regulamentação (que poderá ser aos poucos corrigida) do que uma ausência de regulamentação.
Se há coisa que me faz confusão, é a opinião não informada. Se leres a Lei 45/2003 http://dre.pt/pdf1sdip/2003/08/193A00/53915392.pdf, (http://dre.pt/pdf1sdip/2003/08/193A00/53915392.pdf,) verás que a Regulamentação NUNCA irá a votação na Assembleia da República. Aliás, que sentido faria estarmos a discutir as alterações à proposta de Regulamentação, se esta já estivesse concluída e já tivesse ido a votação?
Quanto ao demais, são as tuas opiniões, não vou comentar.

Estou solidário com o Nuno que é o profissional de acupunctura mais acessível na Net e mais exposto, e também não percebo muito bem aonde é que estas guerrinhas emocionais podem levar. A menos que haja romance no ar...

Ou então que seja a velha mania portuguesa de, não podendo chegar a quem está no poder por incapacidade ou falta de coragem, "bater" em quem está à mão.

Bem JV, uma vez que sou a única gaja presente nesta, por ti apelidada de, "guerrinha emocional", vou responder à vertente heterossexual da tua insinuação e esclarecer que não existe qualquer romance no ar... Agora os gajos que digam de sua justiça, se quiserem. Agora também eu fiquei curiosa... lol

Bjs,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Rogerio Nunes em Novembro 03, 2009, 13:52:44 pm
Como parece que não me exprimi convenientemente,aqui vai.
Se conseguirmos reunir (se não estou em erro) 1500 (mil e quinhentas assinaturas, sobre este problema, podemos exigir que o problema seja discutido na Assembleia da República.
Será dificil?! Talvez!!!
Mas é assim que eu encaro a luta!
O que está em causa é a profissão e a dignidade de alguns profissionais.
Sobre o resto, deixa-me dizer-te Rita que não te chamei nem ingenua nem otária, apenas me parece, depois de ler todas estas páginas (mais uma vez) que andamos todos a dor corda ao papagaio, e nem sequer sabemos de quem é o papagaio, e quando perguntamos ninguém nos responde. Resta-nos contar com que está disposto a entrar nesta luta, mas na acção.
Quanto ao classe médica, meus amigos por muito que me custe, admitir, por este andar já ganhou a guerra!
Se não vejamos!
o ICBAS oferece pós graduação em MTC em 2 anos penso (o ICBAS é apenas um exemplo)
Agora deixo uma pergunta, será que os médicos (medicina convencional) em 2 anos aprendem aquilo que nós aprendemos em 5 anos, quando a genese das duas medicinas (algo que eles nem sequer querem ouvir falar ("medicina" Chinesa), é tão diferente?
Reparem, e volto a sublinhar que uma das questões da classe médica, é nem sequer aceitar o termo "MEDICINA".
Quanto a ti Nuno Lemos, tu la sabes porque falo eu da teoria da conspiração, e não volto a responder a este assunto, porque o Nuno Lemos que faz o favor de ser inteligente, sabe tão bem como eu que aquilo que afirmo tem uma base de verdade bastante abrangente, e aceitavel, não lhe apecetece aceitar... Ok aceito!
Sobre este assunto, deixem que vos diga que encerrei, deixei aqui uma ideia que me parece plausivel, agora não me apetece a mim entrar em mais dissertações sobre o Dr. José Faro, ou a quem ele esteja ligado.
Uma coisa vos digo, quem for bom profissional, vai ter sempre êxito!
Já agora um conselho... "O animal tem a inocência por si, o Homem nem isso" (Frederick Nietzsche).

Abraço a todos

Rogério Nunes
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: JV em Novembro 03, 2009, 17:01:46 pm


Estou solidário com o Nuno que é o profissional de acupunctura mais acessível na Net e mais exposto, e também não percebo muito bem aonde é que estas guerrinhas emocionais podem levar. A menos que haja romance no ar...

Ou então que seja a velha mania portuguesa de, não podendo chegar a quem está no poder por incapacidade ou falta de coragem, "bater" em quem está à mão.

Bem JV, uma vez que sou a única gaja presente nesta, por ti apelidada de, "guerrinha emocional", vou responder à vertente heterossexual da tua insinuação e esclarecer que não existe qualquer romance no ar... Agora os gajos que digam de sua justiça, se quiserem. Agora também eu fiquei curiosa... lol

Bjs,

Rita


Só me referia à vertente heterossexual.


André, a Kim já deixou uma boa ideia de uma manifestação de protesto, outras possibilidades que me ocorrem seriam uma petição para a demissão do representante ou para a alteração da proposta de regulamentação nos pontos em que outros profissionais se sentem lesados, ou então enviar cartas ou e-mails de protesto ao referido senhor.

São a forma democrática de pessoas que não circulam nas esferas de poder participarem no assunto. Se alguém tem outras ideias sugira. 

O "ou calem a boca!" é que não é muito democrático.
Título: Re:Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Novembro 03, 2009, 18:11:21 pm
André,

Ninguem está a ignorar os pontos que muito bem sublinhaste e que de facto todos partimos deles. A falta de uma mínima atenção por parte do nosso "representante".

Mas deves perceber que no meu caso não vou admitir que um "tipo" qualquer chegue cá a dizer-me que sou parvo só por uma incapacidade dele de cumprir com o que prometeu. Daí que manifestei que enquanto estamos cá a ficar "magoados e zangados" outros devem estar a disfrutar mesmo e como tu bem dizes temos de parar de alimentar esta situação.

Devemos centrar esforços no que realmente interessa e marcar pautas de actuação. Eu, além de apoiar e manifestar a minha disponibilidade, pouco mais posso aportar porque desconheço integramente como as coisas funcionam em Portugal.

Um abraço.

Tfer
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 04, 2009, 00:13:04 am
Não me referia a ti Tfer... não tenhas a língua a picar :)

Quanto à falta de democracia da minha parte, eu não mando nada nem tenho nenhuma responsabilidade. Sou apenas um gajo a mandar umas postas inconvenientes num fórum das internetes. Façam o que vos apetecer...
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: JV em Novembro 04, 2009, 09:04:55 am
Eu estava a meter-me contigo André. Mas com mil ou duas mil pessoas já se fazia uma manifestação de jeito à porta do JF. A ideia que tenho é que haverá mais de 2000 profissionais e alunos descontentes com a actual proposta.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Miguel Gomes em Novembro 04, 2009, 16:04:01 pm
Parece-me que estamos a chegar a um beco sem saída neste tópico, e é evidente que o próprio Nuno Lemos deve estar numa situação um pouco melindrosa (na qual eu não gostava de estar), entalado entre colegas acupunctores e o representante, também patrão.

Como não gosto de becos sem saída e posições extremadas, parece que o ideal é propor uma alternativa.

E a alternativa passa por nos organizarmos em condições. Juntar um grupo de pessoas que defendam os mesmos interesses, que estejam organizadas, que procurem respostas e demonstrem estar empenhadas numa solução.

Neste fórum, já afirmei muitas vezes que a regulamentação é desejável, e que o projecto de regulamentação está bem desenvolvido, mas tem algumas falhas, uma das mais crassas passa pelo modo como estamos representados, e no peso dessa representação.

No entanto, também não estou a ver alternativas melhores. Eu não quero ser representado por um Pedro Choy e a sua trupe (Catarino, Eduardo Vicente, etc...), que procuram zelar pelo seu umbigo e pelos seus interesses acima de tudo.

Eu gostava de ser representado, por uma pessoa independente destes nomes conhecidos, e que realmente pudesse interagir com quem neste momento está a exercer o cargo de representante.

Em suma, acho que antes de ir fazer barulho para a frente da porta do Dr. José Faro, é preciso haver organização, haver representatividade, haver uma lista claro do que se quer, e acima de tudo haver independência dos grupos instalados. O ideal é também estarem representados diversas associações, escolas e profissionais.

Deste modo, proponho que se feche este tópico por aqui, e se inicie um novo, em que as perguntas compiladas pelo André sejam a base.

No novo tópico pode-se discutir formas de participação (sim, pq pelo andar da carruagem, estariam 5 ou 6 pessoas em frente da porta do Dr. José Faro), sensibilização de profissionais e alunos para o tema da regulamentação, formas de interpelar o Dr. José Faro, etc...

Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 04, 2009, 18:01:45 pm
Olá Miguel,

Não podia estar mais de acordo quanto ao encerramento deste tópico, uma vez que o autor do mesmo já disse que, a haver respostas, elas serão colocadas no blog e não aqui, pelo que, o intuito deste tópico esgotou-se.

Quanto à associação de pessoas... Força, se acham que é isso que falta. Eu nunca hei-de ficar à espera que alguém me defenda, se assim fosse, tenho a APPA a fazê-lo e, na minha opinião, muito bem.

E há ainda a questão mais importante... Vais associar-te a uma série de pessoas que vão reivindicar o quê? Tu sabes o que foi feito durante o último ano? Sabes quais foram as alterações introduzidas na proposta de regulamentação? Foi por isso que nasceu este post!!! Ninguém pode reclamar, reivindicar, chatear, sem saber o que é que está lá escrito. Ainda por cima, se consideras que a proposta até está bem feita, tendo apenas umas falhas, quem é que te garante que essas falhas não foram já corrigidas? Até te arriscas a reclamar de barriga cheia. Eu não corro esse risco porque acho que a proposta está MAL feita de uma ponta à outra. lol

Mas, já que estão com a pica toda para protestar, acho que amanhã vos vou dar motivos para isso.

Bjs,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Miguel Gomes em Novembro 04, 2009, 18:35:12 pm

O objectivo é ter uma plataforma de entendimento, de forma a que as nossas perguntas possam ter respostas. O que não está a ser conseguido de todo. Isto não equivale a dizer que as respostas são sempre do nosso agrado, mas é bom saber com o que trabalhamos.

Esta regulamentação é a que vai avançar, mais tarde ou mais cedo, para o melhor ou para o pior. Não são contra-propostas feitas em cima do joelho (1 semana, como se gabam), nem outras que até podem ser melhores. O ideal é que as falhas desta proposta sejam corrigidas, o que como nós sabemos, não estava a discussão, se estas falhas fossem corrigidas, já era uma boa vitória.

Citar
Eu nunca hei-de ficar à espera que alguém me defenda, se assim fosse, tenho a APPA a fazê-lo e, na minha opinião, muito bem.

Não percebi esta frase. Se a APPA te está a defender bem, então porque não ficas à espera?

Bj

Miguel
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 04, 2009, 21:45:34 pm
Do fim para o princípio... Não sei qual é a dificuldade de perceber, não tenho o hábito de me encostar, se posso fazer alguma coisa para ajudar, faço-o. Quanto à APPA, ela defende bem os meus interesses, tal como defende os do André, do Pedro e de todos os diplomados da APA-DA, assim como de todos os alunos. É essa a função da APPA e da APA-DA, defender os interesses dos associados. Isto não significa que me reveja a 100% em tudo o que a APPA defende.
Para te dar um exemplo, e uma vez que chamaste para aqui a contra-proposta feita em cima do joelho, eu fiz parte de um dos grupos de trabalho que analisou a proposta e elaborou uma proposta de alteração. Esse grupo era constituído por 6 pessoas e, por muito que as ideias base nos unissem, houve alguns pormenores que nos dividiram. E o que fizemos? Chegámos a um compromisso e optámos pela ideia que mais representava a maioria. E éramos só 6!!!Mas isto não significa que as ideias da minoria fossem piores. Apenas significa que tínhamos 6 ideias diferentes para resolver o mesmo problema, mas só podíamos escolher uma. Para mim, o problema de resolver sempre tudo através de associações é precisamente este, perdem-se muito boas ideias, abrimos mão delas em nome do compromisso, da maioria, e acabamos por produzir documentos em que toda a gente se revê na sua maioria, mas ninguém se revê na sua totalidade.
Isto não quer dizer que os trabalhos das associações não sejam bons e não tenham mérito, mas, as associações representam as maiorias, não os indivíduos.
Claro que não tenho a veleidade de pensar que as minhas iniciativas têm tanto alcance como uma iniciativa de uma associação, que conseguirá reunir com deputados, ministros, etc, mas penso que, neste momento, seria mais útil que os organismos vissem que não são apenas meia dúzia de pessoas das associações (que representam centenas, é certo) a preocuparem-se com este assunto, mas sim centenas de indivíduos inteligentes, capazes de analisar uma proposta de regulamentação, capazes de gritar quando vêem os seus direitos trancados numa gaveta, capazes de apresentar propostas plausíveis, lógicas, democráticas e exequíveis.
Isto, como é óbvio, não significa que não seja a favor do consenso, longe de mim pensar tal barbaridade, mas agora, como as coisas estão neste momento, penso que é mais importante haver muitas vozes.
Quanto ao teu segundo parágrafo, estamos em absoluto desacordo :) Não acho que seja preferível uma má regulamentação (ou seja, esta proposta péssima com o que tu consideras como falhas, corrigidas) à ausência de regulamentação. Aliás, deixem-se de tretas, este é um argumento que me irrita profundamente. Se tivessem feito a regulamentação num mês, até podia perceber "Ok, isto sai assim e depois aperfeiçoa-se", mas andamos nisto há 6 anos. Tiveram mais do que tempo para fazer uma proposta, não razoável, não boa, não óptima, mas sim "perfeita".
Vês? Ambos concordamos que a situação da regulamentação tem que mudar, que temos que saber o que se passa, que temos que fazer o que estiver ao nosso alcance para melhorar a proposta de regulamentação, no entanto, isto não é base comum suficiente para podermos fazer um documento em conjunto, com reivindicações com que ambos concordemos a 100%. E somos só 2... lol
Só mais uma coisa, que espero que não leves a mal.
Eu compreendo que tenhas as tuas "questões" com a APA-DA, mas essa tua atitude perante tudo o que venha daquele lado, é um péssimo princípio para qualquer movimento associativo. Eu vou à luta, de corpo e alma, mas não entro em guerras. Tu, que já estás em guerra, parece que andas à procura de uma luta.
Bjs e bom trabalho.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Pedro em Novembro 04, 2009, 22:58:31 pm
Eu penso que o Miguel tem o seu quê de interrogações relativamente aos nossos defensores sejam eles da APA-DA sejam da APPA. Há coisas que sinceramente se vêem que são manobras de bastidores ou que apenas juntam o interesse de alguns. Eu fui uma das pessoas que me disponibilizei e cheguei a ir a uma reunião em que tinham pedido a ajuda de colegas (alunos) para fazer a tal contraproposta, bem como tratar das questões da reformulação do curso. Além de mim outras tantas pessoas estavam nessa reunião. Cada um deu a sua disponibilidade para integrar cada grupo. Depois disto nunca mais disseram nada às pessoas, nem nunca se soube quem participou ou não. Depois apareceu uma contraproposta, com nomes de representantes de cada turma, sem nunca terem sido escolhidos para tal, bem como boicotaram sempre as tentativas de construção de uma AE que representasse os alunos. Como este há outros exemplos que não têm interesse aqui descrever para provar que talvez algumas pessoas não nos representem assim tão bem, mas estão a proteger os seus próprios monopólios.
Vou me inscrever em breve na APPA mesmo assim pois se calhar as opções disponíveis estão me inacessiveis, contudo sou apologista da criação/federação/sindicato/associação que una todos os profissionais independentemente da escola de origem, e que ao mesmo tempo os seus dirigentes não estejam directamente ligados a Escolas
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 04, 2009, 23:11:23 pm
Então deixa-me ver se percebi... Não acreditas na APPA, achas que não te representam bem, não existe qualquer legislação que te obrigue a estares inscrito numa associação profissional, e, mesmo assim, vais-te inscrever... Porquê? Porque te dão jeito os descontos nos seminários e congressos? Ou porque te dão jeito os protocolos com as seguradoras?
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Pedro em Novembro 04, 2009, 23:28:36 pm
Não acredito nalgumas pessoas que estão nos órgãos de direcção da APPA, contudo como disse não existem muitas outras ou melhor as que existem estão cada uma ligadas a esta ou aquela escola. De certeza de que não é nem pelos descontos, nem pelos protocolos com seguradoras, pois isso não é preciso ser da APPA. Acredito que os profissionais de qualquer área precisam de estar ligados a associações que os defendam...por isso apesar de ser um contra senso quero dar o beneficio da dúvida...pode ser que esteja enganado...
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 04, 2009, 23:41:53 pm
O objectivo é ter uma plataforma de entendimento, de forma a que as nossas perguntas possam ter respostas. O que não está a ser conseguido de todo. Isto não equivale a dizer que as respostas são sempre do nosso agrado, mas é bom saber com o que trabalhamos.
Miguel, Miguel... não sejas inocente. O Dr. Faro não tem ponta de boa vontade nem vai falar nem contigo nem com ninguém se isso passar por ter de responder a questões difíceis como estas. Questões essas que ele sabe que se chegam a público e a Ministra tem de lidar com isso (porque a Comissão só responde perante a mesma), a coisa corre-lhe mal. Se ele quisesse, achas mesmo que nestes meses não tinha arranjado 5m por dia para responder ás questões uma a uma? Ele assim que viu as perguntas deve é ter coçado a cabeça e pensado, como disse um outro político há uns tempos, "é pá, não me comprometa!". Além disso, se ele quisesse mesmo, tinha arranjado maneira da proposta ter ido toda a discussão pública :D
Como tal, tira o cavalinho da chuva e pensa noutra coisa qualquer que não seja tão garantidamente uma perda de tempo.


Ah, e nem todas as questões foram compiladas, várias foram criadas por mim à medida que compilava questões (algumas deles minhas originalmente) e escritas na hora. Eu tenho talento próprio... para chatear os outros ;D
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 04, 2009, 23:47:40 pm

Ah, e nem todas as questões foram compiladas, várias foram criadas por mim à medida que compilava questões (algumas deles minhas originalmente) e escritas na hora. Eu tenho talento próprio... para chatear os outros ;D
Dr. André, caro amigo, peço desculpa pela minha imprecisão... Não foi, de todo, minha ideia dizer que todas as perguntas foram compiladas, mas sim, que todas as perguntas efectuadas nos outros tópicos estavam compiladas "na tua posta".
Mea culpa... Agora dá-me só 10 minutos enquanto vou ali auto-flagelar-me por este lapso gravíssimo. :)
Kisses
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 04, 2009, 23:50:23 pm
Pedro, tens razão, é um contra censo. Para mim é um contra censo grande de mais, mas, como o contra censo é teu...
Só perguntei por mera curiosidade.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: JV em Novembro 05, 2009, 12:18:43 pm
As pessoas têm direitos enquanto cidadãos e profissionais. O facto de pertencermos à escola A ou B não quer dizer que tenhamos que ser todos "papistas" à espera da decisão do "papa" e andar em manada. Se os líderes não dão o exemplo isso não impede que as pessoas se juntem e até ultrapassem barreiras para exigir o que é justo. Todos pagamos ou pagámos o curso e todos queimam pestanas e se esforçam e têm direito ao reconhecimento.

As diferentes escolas vão ter que se entender mais cedo ou mais tarde ou será pior para todos e já se sabe que quem não se sabe governar tem que ser governado por alguém.

Mas já agora o que é que impede os profissionais e alunos de se reunirem e formarem uma associação democrática e transparente de acupunctores aberta a todas as escolas? As verdadeiras instituições democráticas nascem de baixo para cima e não ao contrário. Temos todos habilitações e cultura suficiente para nos comportarmos de forma civilizada e nos organizarmos. E a força? A força nasce dos números.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Miguel Gomes em Novembro 05, 2009, 20:43:35 pm

Como vês Tuska, não sou só eu a desconfiar, há muito mais gente, e até te foram apresentados argumentos bem válidos, e dignos de serem lidos com atenção.

Mas ao contrário do que tu pensas, eu não queria monopolizar a questão numa associação. Não compreendo o endeusamento que se faz das associações, não compreendo a bipolarização que se faz neste momento entre associações em Portugal. Onde estão as alternativas?

Mais, não compreendo que uma associação só aceite associados provenientes da "sua" escola e não compreendo o facto de o presidente de uma escola ser o presidente da associação, e que até fica na mesma morada e tudo.

Tudo isto mina a independência desejada dos profissionais, e o JV disse-o muito bem. O que temos actualmente não serve os interesses dos acupunctores.

André, não sou inocente, e nem esperava conseguir algo de mão beijada. Aliás, nem sabia bem se assim fosse.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 06, 2009, 13:26:35 pm
Boa sorte com isso então Miguel, depois diz como correu...
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Novembro 07, 2009, 02:13:34 am
Tive uma reunião com o representante onde foram discutidos os seguintes assuntos:
1 - resposta às perguntas às quais irá ser dada mais atenção e respondidas.
2 - formas de contacto mais directas entre os interessados no processo de regulamentação e o representante, que passam por reuniões privadas com o mesmo. Presumo que o André e a Tuska estejam interessados. Ainda foram faladas, sem conclusões para já (portanto, não é nenhuma promessa), futuras reuniões, ou seja mais do que uma e com pessoas diferentes.
De futuro irei apresentar propostas mais concretas.


Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 07, 2009, 13:42:24 pm
Tive uma reunião com o representante onde foram discutidos os seguintes assuntos:
1 - resposta às perguntas às quais irá ser dada mais atenção e respondidas.
2 - formas de contacto mais directas entre os interessados no processo de regulamentação e o representante, que passam por reuniões privadas com o mesmo. Presumo que o André e a Tuska estejam interessados. Ainda foram faladas, sem conclusões para já (portanto, não é nenhuma promessa), futuras reuniões, ou seja mais do que uma e com pessoas diferentes.
De futuro irei apresentar propostas mais concretas.

Na quinta-feira liguei a um empreiteiro que há 4 semanas que já devia ter começado aqui uns arranjos mas não tinha dito nada até então apesar de já ter tentado contacta-lo. Mal percebeu quem eu era e que não tinha como descalçar a bota, a resposta dele foi "Ia ligar-lhe hoje mesmo! Entre amanhã e segunda isso começa a ser feito!". Ao fim de tanto tempo foi assim uma espécie de coincidência cósmica...

...bastante semelhante com o que se passa aqui. Ao fim destes meses todos, do dia para a noite, o nosso representante decidiu que vai dar mais atenção ás perguntas e dar-lhes resposta. As mesmas que há meses estava preparado para responder.
Decidiu também que vai começar a dialogar com acupunctores, mas quanto a isso não serei eu a pronunciar-me para que a ironia da coisa seja apreciada em todo o seu esplendor e com alguma sorte algumas pessoas acordarão para a vida.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Novembro 07, 2009, 20:41:44 pm
André,

Concordo contigo, acho muita coincidência....

Um abraço.

Tfer
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 08, 2009, 01:27:09 am
Citar
Nuno Lemos em: Outubro 29, 2009, 16:17:30 »
Não vai ser possível contactar pessoalmente o representante por mail privado. A forma de contactar através de mail é enviando as questões para o mail da direcção geral de saúde especifico para a regulamentação.
De qualquer forma as questões já começaram a ser analisadas.
Citar
Nuno Lemos em: Outubro 29, 2009, 18:27:11 »
...Quando falei com o representante ele disse-me para não dar nenhum mail pessoal mas sim para aconselhar o contacto através da via oficial...
Citar
Nuno Lemos em: Novembro 03, 2009, 01:37:24 ...Da minha parte vou continuar a insistir para que as questões sejam respondidas. Se o forem publico-as no meu blogue. se quiserem vão lá le-las. Nem digo mais nada relativamente a isto.

(Bold e sublinhado meus)

Citar
Nuno Lemos em: Ontem às 03:13:34 Tive uma reunião com o representante onde foram discutidos os seguintes assuntos:
1 - resposta às perguntas às quais irá ser dada mais atenção e respondidas.
2 - formas de contacto mais directas entre os interessados no processo de regulamentação e o representante, que passam por reuniões privadas com o mesmo. Presumo que o André e a Tuska estejam interessados. Ainda foram faladas, sem conclusões para já (portanto, não é nenhuma promessa), futuras reuniões, ou seja mais do que uma e com pessoas diferentes.
De futuro irei apresentar propostas mais concretas.

Para além de "Curioso...", nem quero fazer mais nenhum comentário, os factos falam mais alto que qualquer frase minha.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 08, 2009, 23:38:29 pm
Então pessoal, ninguém quer comentar agora a vontade que o Dr Faro tem de nos representar, nos unir e connosco comunicar? :D

A ver se depois do fim-de-semana acabar há mais reacções.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Miguel Gomes em Novembro 09, 2009, 10:58:10 am


Vamos esperar para ver :)

Pode ser que afinal essas respostas saiam.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Pedro em Novembro 09, 2009, 11:04:57 am
Há quem ainda acredite no Pai Natal ...:)
Título: Re:Reunião com o José Faro
Enviado por: Miguel Gomes em Novembro 09, 2009, 11:15:12 am

Já não falta muito. ;)

Pode ser que venham embrulhadas e com laçarote. lol.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 09, 2009, 11:22:03 am
Miguel, leste o que o tfer postou? Achas que mesmo que (agora) responda ás perguntas tem alguma espécie de desculpa para ter sonegado o direito à informação? Mais, tendo sido aquela a postura perante os pedidos da Rita, com que tipo de coerência é que vai agora transmitir-nos essas informações que eram uma espécie de segredo de estado?

Não creio que sermos agora subservientes perante esta pessoa que até agora nos tratou com mais indiferença do que se tratam animais (infelizmente, porque adoro animais) seja a atitude que mais serve os nossos interesses, mas cada um sabe de si e de como quer defender o seu futuro.

Eu por mim continuo a querer as respostas, mas não vou passar uma borracha no que se passou com a Rita nem com todos estes ANOS de absoluta indiferença, arrogância, autismo e autêntica ilegalidade.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Miguel Gomes em Novembro 09, 2009, 12:00:29 pm

Eu vejo a coisa assim:

1- O Dr. José Faro está numa posição privilegiada e confortável de que não abdica, e só falará do que quiser, e com quem entender.

2- Iniciativas que produzem um monte de paleio legal, são iniciativas que produzem um monte de paleio legal.

3- Não temos uma representação decente e independente para interpelar o Dr. José Faro.

4- De facto, tudo isto pouco importa, porque em Portugal só deve haver 5 ou 6 pessoas preocupadas com a regulamentação e que até costumam expôr as suas dúvidas neste fórum. Isto quer dizer que com estas 5 ou 6 pessoas pode o Dr. José Faro bem. Quanto às associações já faladas neste tópico, assumem posições tão antagónicas das adoptadas pela CTCTNC, que o Dr. José Faro pode-se dar ao luxo de continuar a ignorar.

5- Se as respostas chegarem pelo Natal, já é mais do que foi conseguido em anos (para além da reunião que houve na altura da discussão).
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 09, 2009, 12:47:13 pm
No ponto 2 referes-te ao caso da Rita?
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Miguel Gomes em Novembro 09, 2009, 15:02:19 pm

A Rita conseguiu um excelente despacho da CADA, e que deveria ajudar os acupunctores a ter acesso à informação, mas ainda assim, como vimos, basta 1 artigo de um decreto qualquer, para indeferirem uma resposta ou para adiar por mais tempo.

Quanto ao mail enviado, também não estou à espera de grandes resultados. Vocês estão?

O que me faz impressão, é haver tanta gente completamente alheada desta questão. Porque não se manifestam mais pessoas? De que estão à espera? Não se apercebem que a regulamentação mexe com a profissão, ou não se importam?
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 09, 2009, 17:46:02 pm
Pelos vistos a minha exposição não está tão explícita quanto eu pensava. Miguel, só tu é que viste que "basta 1 artigo de um decreto qualquer, para indeferirem uma resposta...".
O que se passou é que a resposta da CTCTNC foi elaborada sem ter em conta o parecer da CADA, pois ainda não deveria ter sido notificada deste. O que a CADA disse é que a CTCTNC pode, fundamentando, diferir (ou seja, adiar) a entrega dos documentos produzidos há menos de um ano.
A atitude da CTCTNC não é suportada por qualquer legislação, aliás, é por isso que as suas acções neste caso são ilegais.
Espero ter esclarecido os teus mal-entendidos em relação ao paleio legal.
Quanto ao mail enviado, se não estivesse à espera de grandes resultados, nunca o teria enviado, talvez seja por isso que haja tantas pessoas alheadas deste assunto, que não se manifestam. Talvez sejam todos Velhos do Restelo que não acreditam nos resultados das acções.

Quanto ao teu post das 12h00...

1 - É precisamente por Portugal não se chamar Cuba, e o José Faro não se chamar Fidel Castro, que essa situação não é aceitável.

2 - Se essa era para mim, agradeço. Prefiro o paleio legal que me dá razão, do que posições emocionais que não me levam a lado nenhum e me fazem perder a razão.

3 - Precisas de representação porquê? Cada um de nós tem boca, mãos e cérebro. Se queres as coisas bem feitas, fá-las tu próprio.

4 - Realmente, enquanto as nossas opiniões não deixarem de ser "conversas de café", neste caso de fórum, enquanto não deixarmos de ser "treinadores de bancada" (para quem prefere as analogias futebolísticas), o Dr. José Faro pode continuar a ignorar-nos. Mas aí a culpa é de cada um de nós, e não do José Faro.

5 - Achas que será uma vitória? Então devias ter ido à sessão de esclarecimento, para poderes comparar as palavras do Dr. José Faro com as suas acções. Vitória é a publicação de uma regulamentação justa, todo o acesso à informação não é uma vitória, é apenas o nosso direito, é apenas o cumprimento da Lei, tal como tu és obrigado a parar num sinal vermelho.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Miguel Gomes em Novembro 11, 2009, 09:49:02 am
Citar
Vitória é a publicação de uma regulamentação justa

Tens toda a razão, essa é a vitória desejada. Até que ponto é possível? Tenho as minhas dúvidas.

Infelizmente, acho que só conseguiremos mobilizar muita gente, quando a regulamentação for aprovada e houver uma onda de descontentamento.

Aí toda a gente vai aparecer indignada, e a dizer que não é justo, coisa que andamos a dizer há mais de 2 anos por aqui.

Aí também será tarde de mais, e terão que aguentar a regulamentação por uma boa quantidade de anos.

Cumps
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Novembro 11, 2009, 11:41:42 am
Para rebater de vez as teorias da conspiração:
1 - em primeiro lugar eu não fazia a minima ideia acerca da carta que a Rita tinha escrito. E agora que a conheço até a vou publicar no meu blogue, COMO SEMPRE FIZ. Por mais, se a Rita me tivesse enviado a carta ela até já estaria publicada.
2 - o pedido para o representante se reunir com as pessoas foi feito por mim atendendo à contestação e nada teve a ver com esta carta.
3 - Se repararem bem quem começou esta onda foi o representante. Nunca eu iria aqui colocar uma reunião com ele ou pedir-vos questões se ele não tivesse aceitado inicialmente em responde-las. Existem atrasos e tenho feito a devida pressão para que sejam colmatados. E se repararem isto foi bem antes da carta escrita pela Rita.
4 - nem admito a ninguêm que coloque em causa a minha luta ao longo deste tempo. Posso ter as minhas ideias e ninguêm é obrigado a concordar com elas. Mas sempre procurei passar os 2 lados da medalha: coisa que pouca gente conseguiu. Senão vejamos: o meu primeiro texto publicado sobre regulamentação era a carta do pedro choy à ministra da saúde. E eu publiquei-a. Gostava de saber que blogue ou site na net existe onde se consigam encontrar as informações compiladas das diferentes associações sobre o assunto. E só para saberes Tfer: não foste tu quem conseguiu passar a discussão gravada da assembleia da república para o MTCforum de forma a que todas as pessoas pudessem ter-lhe acesso. E também não foi o Pai Natal. Imagina lá quem foi?
5 - se eu não tenho participado tanto não tem nada a ver com teorias da conspiração. Na realidade se repararem eu naõ participo como antigamente desde há alguns meses. Isto tem a ver com outros projectos que me tem ocupado bastante do meu tempo.
6 - no final continuo a lutar para que as perguntas sejam respondidas e para que o representante se reuna com os acupunctores. É só uma questão de saber quem está disponível.

Atentamente
A vossa amiga Cruela Lee Oswald
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 11, 2009, 18:23:12 pm
Nuno,

Eu sou bastante ingénua, mas daí a acreditar que não passou de uma enorme coincidência o facto de, no dia em que enviei o e-mail:
(1)tu teres deixado um post acerca de um assunto sobre o qual disseste que não voltarias a falar, para
(2)comunicar a disponibilidade por parte do Representante, disponibilidade essa que não existia 7 dias antes, nem para receber e-mails, quanto mais para reunir, e que,
(3) precisamente na 6ª feira dia 6 a CTCTNC me tenha, finalmente, remetido uma carta.

Talvez sim, talvez tenha mesmo sido o destino a dizer-me que não valia a pena eu ter tido este trabalho todo, porque tudo se iria desenrolar como desejado, ao fim de  mais de 4 meses de total ausência de desenvolvimentos.

Mas continuo a não colocar em causa a tua posição no meio disto tudo.


Título: Re:Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Novembro 11, 2009, 20:17:41 pm
Olá Nuno,

Será que é dificil que percebas que nunca procurei hostilidade nenhuma contigo?, Quantas vezes já neste mesmo tópico te disse que eu assim como quase todos não duvidamos das tuas boas intenções?. Agora, coincidência é mesmo. A minha revolta e acho que a de todos não é tanto assim contigo e sim com o nosso representante que fica no canto dele e está-se nas tintas para connosco.
Já te disse. assim como outros, que não gostavamos de estar no teu lugar em medio disto tudo, aliás, quando disse "Coitado do Nuno" levaste isso como um ataque pessoal quando era simplesmente o que achei e acho ainda hoje, que o Sr. Faro brinca connosco de uma forma e também contigo de outra.

Relaxa, meu caro, quando  neste tópico falo do Nuno, falo do medianero entre nós e o representante, caso contrario, parece que não há hipótesse de falar com ele. Mas não ataco ao Nuno nem ponho em causa que estejas a tentar ajudar, se assim for, acredita que diría.

Abraços.

Tfer
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Novembro 11, 2009, 20:20:42 pm
Boas Tuska. A mim compete-me unicamente contar a história tal e qual como a sei e como a vivi. Ela não se coaduna com a "teoria da conspiração".
Eu decidi não voltar a falar do assunto porque não tinha as respostas e porque não havia necessidade de continuar numa discussão de recriminações e teorias infundadas - na minha opinião, pelo menos-.
No entanto pedi uma reunião com o representante tentando apelar para que respondesse o mais rápido possível às questões e tentando criar pontes de contacto entre os interessados e o representante. Por isso propus que se fizesse uma reunião com alguns dos principais interessados do forum. A disponibilidade para reunião não existia 7 dias antes porque nunca tinha sido discutida com ele, pelo menos dentro do que eu me lembro. Foi colocada esta hipótese na reunião e ele acedeu pelo que continuo à espera de interessados para falarem directamente com o representante e poderem passar as suas opiniões para os restantes leitores do forum. E foi por ser importante que decidi voltar a postar no tópico, achei que não valia a pena abrir um novo tópico porque tinha dito que não voltava a escrever mais neste.
Esta é a minha versão da história. Acredita nela quem quer.  ;)
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Novembro 11, 2009, 20:29:58 pm
Tfer, nestes momentos de maior intensidade e já devido ao facto de não podermos falar cara a cara muitas vezes compreendemos mal a mensagem que nos é enviada. Peço-te desculpa caso os meus comentários tenham sido mais agressivos.
abraço ;)
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: tfer em Novembro 11, 2009, 20:32:59 pm
Fica descansado Nuno,

quando lemos qualquer coisa passamos pelo cribo do nosso estado emocional nesse momento.

Ficou esclarecido e não estou zangado, mas precisava de esclarecer isto contigo.

Abraço.

Tfer.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 12, 2009, 00:52:09 am
Miguel, ler o que escreves só me faz lembrar daquele pessoal que passa o tempo todo a criticar o Governo, mas quando lhes perguntamos em quem votaram a resposta é "Eu?? Votar?? Perder o meu tempo? São todos iguais!"

Criticas quem não faz nada, gozas com quem faz alguma coisa, e como não acreditas que seja possível mudar alguma coisa, não fazes nada.

És mesmo incoerente ou sou só eu que tenho dificuldade em compreender qual é a tua posição?
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 12, 2009, 01:12:10 am
Olá Nuno,

Em relação à "teoria da conspiração", título que não foi dado por mim e com o qual não concordo, acho que não vale a pena dizer muito mais, mas fico triste por ver que tens que ser tu a pensar em formas de nos pores em contacto com o Representante, sugerindo reuniões.
Mas em relação a este assunto, eu não estou aqui para convencer ninguém, muito menos a ti que és um gajo inteligente (e gajo é um termo carinhoso)e acho que já foi tudo dito, portanto,"Fica na tua que eu fico na minha" lol
Quanto à reunião, agradeço, e é óbvio que estou interessada, mas só depois de ter à minha disposição os documentos que pedi,como é óbvio, não faz sentido ir para a reunião às cegas.
Não é que as reuniões vão ser marcadas já para a próxima semana, se não há tempo para escrever um e-mail, muito menos disponibilidade haverá para uma reunião que ocupa muito mais tempo, mas queria apenas justificar porque é que não manifestei o meu interesse mais cedo.
Mas relembro-te que, há quase 5 meses, também havia disponibilidade, e vontade, de responder a um e-mail, no entanto...
Uma vez mais, agradeço a TUA disponibilidade, a TUA vontade, o TEU interesse, o TEU empenho. Sim, em ti sempre foi notório e credível.
Por muita areia que tentem atirar para os meus olhos, eu ainda acredito que não és tu quem está na praia :)
Bj e abraço como deve ser,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 12, 2009, 09:00:36 am
Foi colocada esta hipótese na reunião e ele acedeu pelo que continuo à espera de interessados para falarem directamente com o representante e poderem passar as suas opiniões para os restantes leitores do forum.
E eu continuo há meses à espera que o representante responda (directa e completamente, de preferência) ás perguntas que fiz(emos).
E continuo à espera que o Representante cumpra a lei e pare de agir como se a regulamentação fosse o principado dele e vivêssemos numa república das bananas.

As reuniões serão muito giras certamente, mas coisas em escrito e leis (do bom senso e da boa educação, para começar) cumpridas ainda são mais giras.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 15, 2009, 17:31:24 pm
1 - em primeiro lugar eu não fazia a minima ideia acerca da carta que a Rita tinha escrito. E agora que a conheço até a vou publicar no meu blogue, COMO SEMPRE FIZ. Por mais, se a Rita me tivesse enviado a carta ela até já estaria publicada.
E "agora" que fazes ideia da carta não a comentas? Ainda me lembro do tempo em que punhas as mãos no fogo pelo Representante. O Bom do homem que só nos queria bem... agora nem um comentário sobre algo tão "comentável"?
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Novembro 16, 2009, 15:35:31 pm
André, eu continuo a colocar as mãos no fogo pelo representante e continuo a defender a validade desta regulamentação que é bem melhor que qualquer alternativa ainda apresentada. E obviamente gostaria de comentar e escrever sobre isto, até porque iria enriquecer a minha colecção de textos sobre a regulamentação. No entanto, até tu deves saber que existem alturas e alturas para comentar. Não te preocupes os comentários e os textos serão escritos e publicados no blogue. E a carta também será comentada obviamente. E continuo sem dúvidas que o trabalho do representante vai no sentido de garantir uma classe profissional credível baseada na melhor formação possível dos seus membros.  ;)
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 16, 2009, 19:12:21 pm
Dúvidas houvesse.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 19, 2009, 23:33:14 pm
Afinal sempre serviu para alguma coisa. Espero que mais pessoas consigam mais feitos em prol de uma Regulamentação justa, tal como prometeram tentar.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Novembro 19, 2009, 23:37:26 pm
É verdade, uma vez mais os Velhos do Restelo não passaram disso mesmo.

Um grande abraço para quem acreditou :)
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Miguel Gomes em Novembro 20, 2009, 09:41:41 am

Vamos ver agora que tipo de documentos é que vão enviar, de qualquer das maneiras foi uma boa vitória para ti, parabéns.

E de certeza que há mais pessoas a trabalhar por uma regulamentação justa em portugal. Veremos no que dá!

Cumps
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Novembro 28, 2009, 10:50:13 am
Foi colocada esta hipótese na reunião e ele acedeu pelo que continuo à espera de interessados para falarem directamente com o representante e poderem passar as suas opiniões para os restantes leitores do forum.
E eu continuo há meses à espera que o representante responda (directa e completamente, de preferência) ás perguntas que fiz(emos).
E continuo à espera que o Representante cumpra a lei e pare de agir como se a regulamentação fosse o principado dele e vivêssemos numa república das bananas.

As reuniões serão muito giras certamente, mas coisas em escrito e leis (do bom senso e da boa educação, para começar) cumpridas ainda são mais giras.
Desta é que ia ser... e mais um mês vai passando sem que algo mude, lol.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Nuno Lemos em Dezembro 01, 2009, 22:35:47 pm
Sem que algo mude?
É verdade que o representante ainda não respondeu às questões. Mas também é verdade que tens uma hipótese para te encontrares com ele ou não? Até lhe podes colocar pessoalmente as questões.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Dezembro 02, 2009, 02:25:49 am
Exacto. Não respondeu antes quando prometeu, não respondeu agora quando voltou a prometer que agora é que era. Faltou e continua a faltar ao prometido.

Quanto ao encontro, que pelos vistos e a julgar pelo tom da tua resposta substitui as promessas não cumpridas, se for para ser tão produtivo como a entrevista que nem tu - amigo pessoal do Dr.! e a quem ele prometeu directamente - conseguiste, penso que fico quietinho. Alguém que não consegue cumprir algo tão simples em tanto tempo (ainda por cima deixando ficar com má imagem um amigo e empregado) não é alguém em quem eu confie para fazer 600Km com tudo o que isso implica.

Depois, alguém me paga a viagem e o tempo? Vem cá o Dr. Faro a Ovar ter comigo? Se não, essa sugestão não pode ser outra coisa que não gozar com a minha cara... que é algo que tenho tendência para levar a mal (defeito meu, eu sei). :)
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Milonga em Dezembro 11, 2009, 02:51:46 am
Olá Caros colegas,tenho acompanhado a discussão sobre a regulamentação e custa-me a acreditar que tenham, por um segundo só, acreditado que o Sr Faro iria fazer alguma coisa em prol do exercício e prática da MTC em Portugal.Se acreditaram,peço antecipadamente desculpa pelo termo mas foram...NAIFES!!.O Sr em causa apenas se preocupa com a sua escola e ponto!Já o afirmei neste espaço e volto a afirma-lo, que acho que o Nuno(com todo o respeito que tenho por ele,até parece ser um gajo bacano) não passa da iminência parda do Sr em questão.Senão o que justifica a inércia do Nuno?A que se deve tal postura? a cenoura na ponta do pau?Porque faz promessas se sabe de antemão que não as pode cumprir?Das duas uma: Ou compactuou com a mentira ou é mentiroso!Se compactuou é igualmente mentiroso se mentiu deliberadamente com o intuito de se auto valorizar é duplamente mentiroso.Quanto aos outros, tenho pena que não tenham pelo menos perguntado à colega Rita o que se passou em relação à consulta dos documentos.Tenho imensa pena, mas isso é parasitismo.Estão sempre á espera que alguém faça o trabalho por vocês.Lutem por aquilo em que acreditam.Acho que no mínimo poderiam pedir desculpa à Rita.Fazem-me lembrar o badaró!!Só falam e não fazem nada!!!Eu cá já fiz a minha parte
Obrigado
PS(não é um ataque pessoal ao Nuno, apenas a constatação de factos).
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Março 10, 2010, 00:14:45 am
Passei por aqui só para registar o meu assobio para o ar e um leve sorriso de escárnio.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: MCL em Março 17, 2010, 15:06:15 pm
Boa tarde ao forum
Antes demais queria mostrar o meu lamento por ver que ainda hoje a teoria "todos criticam mas quando chega a hora de falar cara-a-cara, ninguem diz nada" continua a acontecer...
caros colegas, tanto profissionais como estudantes temos todos uma palavra a dizer, qual o nosso futuro ? porquê de não haver interesse em regulamentar a profissão?? Enquanto profissionais quem nos irá defender se uma fatalidade acontecer???
Nós não nos organizamos, falos mal deste o do outro, o Sr. Nuno Lemos não tem a culpa do que está acontecer, simplesmente acreditou numa pessoa que trabalha consigo... mas o que acontece é que nada acontece, foi nomeado pelo MSaúde uma equipa para dar andamento a todo o processo, mas como sempre os nomeados desistiram pois não houve resposta do sr. Jose faro ao processo.
Se houvesse vontade de seguir em frente , tinhamos que nos unir, não interessa qual a escola de formação,mas sim o que todos nos sabemos e podemos dar á comunidade.
Temos que sair dos nossos gabinetes, ir em busca de mais formação , pois é a formação a nossa unica arma...
O Sr. José Faro está presente nas instalações da ESMTC no Saldanha, o qual poderá pessoalmente ser inquirido... Por que não???
Aos Pais dos filhos que todos os anos estão a entrar em massa PARA ESTAS ESCOLAS , um alerta, O QUE SERAM DOS VOSSOS FILHOS!!!!!!!!!!
Questionem, procurem, mas de olhos abertos...

um bem haja
MCL
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Março 18, 2010, 22:31:53 pm
Boa noite MCL,
Antes de mais, quero dizer-te que estou muito contente por ver alguém a ressuscitar este assunto.
No entanto, não percebo muito bem o comentário que deixaste...
Antes demais queria mostrar o meu lamento por ver que ainda hoje a teoria "todos criticam mas quando chega a hora de falar cara-a-cara, ninguem diz nada" continua a acontecer...
O que queres dizer com isto? Qual cara-a-cara??
...foi nomeado pelo MSaúde uma equipa para dar andamento a todo o processo, mas como sempre os nomeados desistiram pois não houve resposta do sr. Jose faro ao processo.
Uma equipa nomeada pelo MS que desistiu por falta de resposta do José Faro?? Estás a falar de quê?
Quanto ao resto, tens toda a razão, temos que perguntar e perguntar, até nos responderem, mas não precisas sair do gabinete, basta mandares e-mails. Quanto a se fazer uma visita ao José Faro na ESMTC, ou uma "espera", já disse o que pensava sobre isso.
A "achega" sobre os olhos abertos, então... Absolutamente genial e apropriada :)
Um grande bem haja para ti também,

Rita
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Setembro 06, 2010, 23:27:13 pm
Só para vir aqui deixar uma gargalhada para as pessoas pequeninas da comissão e seu respectivo círculo de amigos.
Tamanha incompetência, falta de respeito, falta de educação e ressabiamento. Tenham vergonha.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 14, 2010, 04:58:40 am
Deixámos passar em branco o 1º aniversário da espera das respostas, que já foi há 4 meses, por isso resolvi passar por aqui para relembrar que está quase a chegar o 1º aniversário da espera da reunião!
Podíamos fazer um jantar para comemorar!
Até dizia para convidarmos o Dr. José Faro, mas ele está ocupado nesse dia, já tem umas cenas combinadas :)
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Outubro 16, 2010, 12:35:05 pm
Não esperes resposta aqui neste tópico porque não é sobre isso que se está a falar. Ou é, mas não dá jeito. Ou é mas está à espera de resposta.


Eu no lugar desta "gente" teria verdadeira e enorme vergonha e mais depressa agrafava a boca do que sentia ter moral para falar de cursos, leis e justiça... mas compreendo que a bitola não seja a mesma para toda a gente e por isso continua a contar apenas com mais do mesmo. Aqui no fórum e noutros recantos das internétes.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Tuska em Outubro 16, 2010, 13:10:45 pm
Achas que ninguém vai responder ao meu repto?? Achas que não vai haver jantar?? Eu deixei esta mensagem convencida que ia ter imensa adesão... Fogo, agora fiquei desiludida... Que as pessoas não se interessem pela regulamentação da nossa profissão, eu compreendo perfeitamente, agora por um jantar?? Não estava nada à espera, estou profundamente triste...
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: Andre em Outubro 19, 2010, 10:14:09 am
Pois, eu imaginei que sim, mas a realidade é esta e é dura. Já não há gente com os mais nobres interesses da MTC em mente - já não há jantarinhos.
Título: Re: Reunião com o José Faro
Enviado por: joao pedro em Outubro 24, 2010, 16:31:15 pm
Quem é a Rita e será que posso ter acesso aos documentos?

Abraços,

João Pedro