MTCforum.net

Fórum de Medicina Tradicional Chinesa => Medicina Tradicional Chinesa => Tópico iniciado por: Diana em Julho 14, 2008, 11:19:40 am

Título: Revisão conclui que acupunctura é eficaz na dor pós-operatória
Enviado por: Diana em Julho 14, 2008, 11:19:40 am
"Revisão sistemática de ensaios clínicos controlados e randomizados publicada na edição on-line do British Journal of Anaesthesia concluiu que a acupuntura no pós-operatório pode ser útil no auxílio do manejo da dor pós-operatória. Segundo o texto, a intensidade da dor pós-operatória (escala visual analógica, 0-100mm) também foi significativamente reduzida no grupo que recebeu a acupuntura em 8 horas  e 72 horas comparado ao grupo controle.

O estudo, realizado por pesquisadores do departamento de anestesiologia do Duke University Medical Center (EUA), incluiu 15 ensaios clínicos comparando a acupuntura a um procedimento sham no manejo da dor pós-operatória aguda. A diferença média ponderada para o consumo de analgésicos opióides cumulativo foi de -3,14mg, –8,33mg e –9,14mg em 8, 24 e 72h, respectivamente. “O grupo submetido à intervenção foi associado a uma incidência mais baixa de efeitos colaterais relacionados aos opióides tais como náusea, tontura, sedação, prurido e retenção urinária”, afirmam Y. Sun e colegas, autores da pesquisa.

De acordo com o artigo, os pesquisadores coletaram ensaios clínicos controlados e randomizados (ECCR), utilizando a acupuntura para manejo da dor pós-operatória nas bases de dados do Medline (1966-2007), CINAHL, Cochrane Central Register of Controlled Trials (2006) e Scopus. “Nós extraímos dados sobre o consumo de opióides, intensidade da dor pós-operatória e efeitos colaterais relacionados aos opióides. Os dados combinados foram analisados utilizando um modelo de efeitos aleatórios”, explicam.

Segundo os autores, o objetivo desta revisão sistemática foi avaliar quantitativamente a eficácia da acupuntura e de técnicas relacionadas enquanto analgésicos adjuvantes para o manejo da dor pós-operatória aguda. “O manejo da dor pós-operatória ainda constitui um grande desafio para todos os profissionais de saúde”, destacam."


Retirado daqui (http://www.oserrano.com.br/mais.asp?tipo=Local&id=5225).

Podes ver aqui (http://bja.oxfordjournals.org/cgi/content/abstract/101/2/151), o sumário do artigo (acesso ao artigo completo apenas para assinantes).