MTCforum.net

Por favor Entre ou registe-se.

Autor Tópico: Hiperplasia benigna da próstata  (Lida 3994 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Diana

  • Administrador
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 255
    • Ver Perfil
Hiperplasia benigna da próstata
« em: Abril 28, 2008, 11:29:14 »
Segundo o Nei Jing (Cânon interno), a vitalidade masculina declina sensivelmente a partir dos 56 anos de idade. A hiperplasia benigna da próstata (HBP) é uma doença masculina comum a partir dos 50 anos e especialmente entre 60 e 70 anos.

Os desequilíbrios causadores da HBP costumam ser complexos. Raras vezes uma única síndrome tradicional chinesa é a causa do problema. Quase sempre há Deficiência do Baço e dos Rins junto com algumas outras complicações. O Baço é a raiz do céu posterior; os Rins, a raiz do céu anterior. Eles são a fonte da vitalidade humana.

Deficiente, o Baço não consegue exercer uma das suas mais importantes funções: a Ascensão do Yang límpido. Quando o Yang límpido não sobe desimpedidamente do Aquecedor Central para o Aquecedor Superior, ocorre acúmulo e estagnação de Yin turvo. A umidade acumulada no Aquecedor Central acaba por escoar para o Aquecedor Inferior. No Aquecedor Inferior, os Rins ficam, para usar a linguagem tradicional, “inundados pelo Baço”. Nesse estado, os Rins não conseguem exercer adequadamente uma das suas mais importantes funções: Qi Hua, que nesse contexto refere-se à transformação do Yin turvo, dos Líquidos e da urina. Como acontece com toda estagnação, a Umidade estagnada tende a produzir Calor. Desse mecanismo patológico resultam distúrbios urinários, como, por exemplo, micção frequente ou, ao contrário, retenção urinária com hipertrofia da próstata.

É preciso, porém, levar em conta o que não poucos médicos chineses de diversas dinastias sabiam: estases de Sangue também são uma causa importante de HBP, não raro em associação com outras síndromes, como explicado acima. Como quer que seja, o mecanismo patológico na visão da medicina tradicional chinesa (MTC) quase sempre implica desequilíbrios importantes do Qi e do Sangue e estagnações. Com a idade, o Yang dos Rins debilita-se. Sem Yang não se gera Yin. Sem suficiente Yang, Qi Hua não se processa devidamente. Calor acumula-se. Acumulado, o Calor consome Yin. Sem Yin não há transformação de Yang. Um desequilíbrio gera e alimenta outro.

É imprescindível identificar todos os desequilíbrios em questão e compreender de que maneira cada um deles gera e alimenta os demais. Só assim é possível criar-se uma fórmula da farmacopéia tradicional chinesa que trate cada um deles e todos eles simultaneamente. Sem isso, os desequilíbrios não tratados terminam por gerar e alimentar novamente ainda outros.

Entre as substâncias medicinais da farmacopéia tradicional chinesa pode-se utilizar as que fortalecem o Baço e tonificam o Qi; as que nutrem o Yin dos Rins; as que tonificam o Yang dos Rins; as que arrefecem o Calor e eliminam a Umidade-Calor; as que acalmam o Fogo Ministro; e as que ativam o Sangue, dispersam estases de Sangue e amolecem o que se encontra endurecido.

Considere, a título de exemplo, o mecanismo de atuação da fórmula Qian Lie Xian Zeng Sheng Wan (Pílula para a hiperplasia da próstata), publicada em 1986 num periódico acadêmico chinês:

- Huang Qi (Radix Astragali Membranacei) 14 gr
- E Zhu (Rhizoma Curcumae Zedoariae) 10 gr
- Ze Xie (Rhizoma Alismatis) 10 gr
- Rou Cong Rong (Herba Cistanchis Deserticolae) 10 gr
- Shu Di Huang (Radix Rehmanniae Praeparata) 10 gr
- Dang Gui (Radix Angelicae Sinensis) 9 gr
- Chuan Shan Jia (Squama Manitis Pentadactylis) 9 gr
- (Yan Zhi) Zhi Mu (Rhizoma Anemarrhenae Asphodeloidis) 9 gr
- (Yan Zhi) Huang Bai (Cortex Phellodendri) 9 gr
- Yin Yang Huo (Herba Epimedii) 9 gr
- Mu Tong (Caulis Akebiae) 6 gr
- Rou Gui (Cortex Cinnamomi Cassiae) 6 gr
- Di Long (Lumbricus) 6 gr

Para aquecer e tonificar o Baço e os Rins (a raiz do problema), o autor da fórmula utiliza Huang Qi (tônico do Qi do Baço), Shu Di Huang (tônico do Yin dos Rins), Rou Cong Rong, Yin Yang Huo e Rou Gui (tônicos do Yang dos Rins). Para eliminar a Umidade-Calor e arrefecer o Calor, ele utiliza Ze Xie, Di Long, Huang Bai e Mu Tong.

Levando em conta teorias da mais alta importância em torno do Fogo Ministro, o criador da fórmula inclui Huang Bai e Zhi Mu, que, juntas, consolidam o Yin e arrefecem o Calor por Deficiência de Yin. Essa combinação de substâncias medicinais mantém o Fogo Ministro ancorado no Aquecedor Inferior, estratégia essa que contribui para o bom funcionamento dos Rins e de todos os Zang Fu.

As demais substâncias medicinais (E Zhu, Dang Gui e Chuan Shan Jia) ativam o Sangue, dispersam estases de Sangue e amolecem o que se encontra endurecido. Chuan Shan Jia é essencial para o tratamento de HBP. Na sua ausência, Wang Bu Liu Xing (Semen Vaccariae Segetalis) pode ser usada como substituto.

Como é comum na prática da farmacopéia chinesa, essa fórmula pode ser modificada para adaptar-se a necessidades específicas:

- Deficiência acentuada do Qi do Baço: (Fu Chao) Bai Zhu (Rhizoma Atractylodis Macrocephalae) 12 gr + Dang Shen (Radix Codonopsitis Pilosulae) 12 gr
- Hipertensão arterial: não acrescentar as duas substâncias acima, mas aumentar a posologia de Huang Qi de 14 gramas para 30 a 60 gramas e acrescentar Gou Teng (Ramulus Uncariae Cum Uncis) 12 gr
- Estase de Sangue (sintomas mais acentuados), sobretudo se a próstata estiver endurecida: Tao Ren (Semen Pruni Persicae) 10 gr + Hong Hua (Flos Carthami Tinctorii) 10 gr + San Leng (Rhizoma Sparghanii) 10 gr
- Facilitar ainda mais a descida do Yin turvo e facilitar a digestão das substâncias que nutrem o Yin: Shen Qu (Massa Medica Fermentata) 6-9 gr
- Facilitar a Ascensão do Yang límpido: Sheng Ma (Rhizoma Cimicifugae) 9 gr + Ge Gen (Radix Puerariae) 9 gr




Retirado daqui

Offline Andre

  • Membro MC
  • Sr. Member
  • *
  • Mensagens: 480
  • www.drandrecostasilva.com
    • Ver Perfil
Re: Hiperplasia benigna da próstata
« Responder #1 em: Abril 28, 2008, 19:04:17 »
Faz bastante sentido.



De um ponto de vista hormonal, o desiquilibrio progressivamente agravado com o avançar da idade entre testosterona e dht são geralmente a origem desses problemas. Há uma planta chamada Saw Palmetto (Serenoa Repens) - não sei o nome em português - que é bastante eficaz em baixar o DHT e equilibrar o nível de Test. É portanto eficaz em casos de calvície e acne dht-dependentes, passo a expressão.

Fica a dica extra-MTC :)

 

* User

Olá, Visitante. Por favor Entre ou registe-se se ainda não for membro.
Outubro 25, 2014, 09:41:11

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

* Stats


  • *Total Posts: 3622
  • *Total Topics: 853
  • *Online Today: 1
  • *Most Online: 71
(Setembro 07, 2009, 14:19:36 )
  • *Users: 0
  • *Guests: 1
  • *Total: 1
Página criada em 0.104 segundos com 25 procedimentos.